Para usuários que usam WordPress que podem (ou não) estar começando a usar essa plataforma, é importante listar alguns plugins que são muito necessários para melhorar a experiência e a eficácia do blog na internet. Sem mencionar a grande loja de plugins gratuitos e com ótimos recursos simples e fáceis de instalar.

Requisitos

Antes de listar os plugins, vale lembrar que, para cada blog, um plugin é mais importante que outro dependendo da finalidade que ele será usado. Veja abaixo alguns itens importantes antes de instalar os plugins:

  1. Espaço: Plugins vão ocupar espaço na sua hospedagem. Embora eles não sejam tão pesados, alguns podem ser uma exceção, e devemos estar atentos a isso. Não saia instalando diversos plugins sem saber o que está fazendo.
  2. Vínculo com WordPress.com ou contas externas: Alguns plugins necessitam que você crie uma conta em um site externo antes de poder usá-lo. Sem um registro básico, o plugin não passará de um peso morto.
  3. Compatibilidade: O seu WordPress possui um tema que pode entrar em conflito com o plugin instalado. Cada tema tem seus prós e contras, e o tema instalado pode interferir na usabilidade do mesmo. Geralmente, essa incompatibilidade é mais comum acontecer em temas gratuitos. É comum você instalar um plugin que faça outros plugins se tornarem compatíveis.

Com os requisitos prontos, podemos instalar os plugins diretamente da loja de plugins do WordPress. Veja quais são:

1 – Akismet Anti-Spam

O Akismet É um plugin muito necessário, pois serve como um filtro contra o SPAM que chega a invadir seu blog. Pense naquele comentário sem sentido de um usuário falso que só está ali para fazer volume. O pior é que isso tira seu foco, perde desempenho e tempo por causa desses textos desnecessários. Instale o Akismet e raramente você verá essas coisas acontecerem.

2 – Jetpack

Esse Plugin é sua mala para viajar. Ele te trás uma série de recursos básicos que o WordPress por si só não oferece. Alguns recursos que esse plugin trás são: estatísticas de acesso, widgets úteis, permite que pessoas recebam novos posts publicado por você no email, corrige erros gramaticais, disponibiliza formulário de contato, entre outros.

3 – Broken Link Checker

O Broken Link Checker é um recurso muito importante quando se trata de SEO. É muito comum você escrever um post que use referências externas para suas pesquisas. Mas esses sites podem eventualmente sair do ar. Quando isso acontece o link é perdido e faz com que as pessoas que queiram consultar a referência vão ver a página 404. Esse plugin remove a ligação com os links externos, impedindo que esses links quebrados prevaleçam, o que é desagradável para os motores de busca e para o usuário. Pessoas que comentam no seu blog podem também deixar links externos, e esses links constantemente são perdidos.

4 – Yoast SEO

Ainda falando sobre SEO, esse plugin é uma mão na roda para otimizar seus posts. O Yoast SEO avalia e dá sugestões de aprimoramento para que seu post seja sempre bem posicionado ao ser pesquisado no Google. O plugin marca com a bolinha verde para posts bem otimizados, amarelo para posts que precisam de aprimoramentos, vermelho para posts muito ruins em otimização e cinza caso a palavra-chave não for mencionada. Ele permite você adicionar a palavra-chave mais usada em cada post, uma descrição personalizada que será exibida no Google, além de outros recursos como a inserção da tag Alt nas imagens presentes em seu post, recomendar o uso da palavra-chave no título e nas Headlines (H2, H3…), etc.

5 – WP Smush

Esse plugin oferece otimização das imagens usadas em todo o WordPress. Quando fazemos upload de uma imagem em alta resolução, mas usamos apenas uma parte dela para que se ajuste ao quadro do post, estamos enviando peso extra que será armazenado sem necessidade. Por exemplo: Você pegou da internet uma imagem na resolução de 1440x900px. Seu peso é 900Mb. Quando você colocar essa imagem como imagem destacada, apenas uma parte de sua proporção será usada, pois será encaixada no quadro de imagem destacada, algo como 600x800px no máximo. Então, o que acontece com a resolução e o peso que sobra? Ele é comprimido pelo WP Smush para que ocupe o menor espaço possível sem perder qualidade. Isso ajuda a acelerar o carregamento da página.

6 – WP Super Cache

O WP Super Cache ajuda a acelerar o carregamento da página aproveitando a memória do navegador, para que da próxima vez que o visitante entrar no seu blog, a sua página será carregada mais rapidamente. Ele também oferece recursos próprios que também ajudam a diminuir o tempo levado para que a página seja carregada.

7 – P3 (Plugin Performance Profiler)

Esse rapaz serve como uma experiência para o administrador do blog. Se você tem muitos plugins instalados ou está tendo problemas com lentidão devido aos seus plugins, o P3 irá relatar isso à você. Esse plugin faz uma análise de peso e velocidade que esses plugins são carregados, o que te informa qual plugin está te trazendo mais prejuízo. Use esse plugin apenas se você está tendo problemas com desempenho ou tem muitos plugins instalados no WordPress.

8 – WooCommerce

Há pessoas que usam o WordPress com a finalidade de criar uma loja virtual. Com esse plugin é possível fazer essa vontade de vender online. O plugin é gratuito e é um grande recurso para aqueles vendedores que não querem investir em planos de criação de loja virtual na internet.

9 – Wordfence Security

Em se tratando de segurança, esse plugin é como antivírus dedicado ao WordPress. Muitos não sabem, mas todos os dias estamos sujeitos a invasões e ameaças de segurança. Esse plugin ajuda a proteger nosso painel de administração tornando mais difícil o acesso de hackers.

10 –UpdraftPlus WordPress Backup Plugin

Garanta a segurança de seu WordPress caso ocorra alguma coisa (um erro, por exemplo) que remova seu site do ar. Caso você perca algum arquivo importante ou vá atualizar seu tema, erros em seu site podem ocorrer. Esse plugin permite que backups sejam feitos na nuvem, já que ele possui ligação com vários serviços de armazenamento como Google Drive, Dropbox, entre outros.

 

Links úteis:

 

Nunca culpe seu blog pelas suas irresponsabilidades

Seu blog é um peso morto?

Como otimizar o blog #MelhorManeira

Influenciadores Digitais: quem é o seu?
Privacidade na internet: isso realmente existe?

Enrico Prenholato

Com paixão pela tecnologia e compartilhamento de informação idealizou a criação desse blog. Seu objetivo é compartilhar suas experiências de forma simples e didática aos seus leitores. Profissionalmente realizou cursos de informática, Hardware, Inglês e TI.