como cuidar de um blog

#2 Introduzindo um blog: Como cuidar de um blog

A partir do momento em que criamos um blog, ele passa a entrar na nossa rotina. Ou pelo menos é o que se espera que aconteça. Cuidar do blog para fazê-lo crescer vai depender da sua boa vontade e disposição de fazer isso. Criar um blog é um compromisso de longo prazo, se você estiver decidido – planejado – criar um blog, esteja preparado para isso.

 

Cuidar de um blog é estar sempre atualizando ele em um determinado tempo sobre o assunto que ele se trata. Você não precisa atualizar seu blog sempre no mesmo dia e na mesma hora, mas com uma frequência pré-definida. Ou seja, toda a semana publicarei dois posts (por exemplo) ou a cada cinco dias publicarei um novo post, ou todos os dias publicarei um post, e assim por diante.

 

Se você é uma pessoa sem tempo mas quer ter seu blog, você tem a opção de programar a postagem. Quando você tiver um tempo disponível, escreva um post. Se você não quer publica-lo imediatamente, você tem a opção de programar a data e o horário exato para o post ser publicado. As plataformas mais populares –Blogger e WordPress – oferecem esse tipo de recurso para o usuário.

 

Cuidar do blog não é apenas mantê-lo atualizado com frequência, mas também responder os comentários publicados pelos leitores em seu blog, estar atento aos comentários, compartilhamentos e curtidas nas redes sociais e escolher um template adequado para seu blog.

 

Um template adequado é aquele que quando um visitante entra no seu blog, vê todos os seus posts e categorias organizados e com facilidade de navegação. De preferência, os posts devem ter imagem de destaque, pois assim a imagem chamará a atenção do leitor para ler o seu artigo. A navegação do seu blog deve ser fácil, deixe os links dentro dos widgets na barra lateral do seu blog, e outros links no rodapé dos posts.

 

Vale lembrar que qualquer coisa que perturbe o visitante, será um motivo para ele desistir e sair do seu blog. Pop up para curtir a página do blog, anúncios por todo lado, música automática, todos esses itens são perturbadoras e desagradáveis para o usuários. Evite coloca-las, independente do nicho do seu blog.

 

Com essas dicas, você poderá cuidar do seu blog sempre, mantê-lo firme e forte por um longo tempo. Sua persistência em cuidar do seu blog um dia vai gerar uma boa recompensa para você. Por isso, nunca desista do que você gosta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *