O blogger vem trazendo um grande aperfeiçoamento em seus recursos nos últimos tempos. O Blogger está tendo uma grande evolução para facilitar a administração do blog para o usuário. Mas para que aconteça esse aperfeiçoamento e para que o usuário tenha resultados de seus projetos, é necessário “eliminar para criar”.

O que isso significa? Significa exatamente o que parece. Recursos velhos devem ser eliminados para que novos apareçam. É uma forma de obrigar o usuário a deixar de usar o velho recurso e aprender a usar o novo. Vamos ver a seguir quais os novos recursos aguardam o usuário:

 

1º – A renovação de edição do HTML do Blogger.

Ao acessar o item “Modelo” do painel do Blogger e clicar em “Editar HTML”, você notará que o formulário do HTML foi totalmente renovado. As linhas foram enumeradas de acordo com o código do blog.

O que melhorou na edição do HTML não foi só uma renovação com as linhas enumeradas, agora a pesquisa do código dentro do formulário é direta, sem precisar Expandir modelos widgets. Ou seja, você pesquisa um código dentro do HTML e a busca é direta. Você também pode ir diretamente a um Widget na seção acima do formulário “Ir para um widget”.

A visualização do modelo também não é aberta em uma nova janela. Agora você pode ver o modelo do seu blog dentro do formulário do código. O botão formatar modelo  do Blogger é usado como se fosse aquela velha caixinha Expandir modelos wigets tendo a mesma função, mas não é necessário clicar nesse botão sempre que você for editar seu modelo.

Reverter alterações é um botão usado apenas se você quiser desfazer todas as edições do seu modelo. Por exemplo, você colocou um código que não ficou bom no seu blog, então você usa este botão para desfazer essa edição. Reverter modelos widgets para o padrão continua sendo do mesmo jeito de antes.

Este botão irá reverter todo o seu templete para o padrão do Blogger. Só clique neste botão se você souber o que está fazendo, pois se você clicar nele e não tiver como restaurar seu modelo novamente, então você fez uma bola de neve muito grande.

2º – A incorporação de comentários do Google+

No painel do Blogger, ao clicar em Google+ você verá que é possível colocar comentários do Google+ incorporado ao seu post. Para fazer isso não é preciso mexer em código ou quebrar a cabeça para usar o recurso. Apenas basta você ticar a caixinha Usar comentário do Google+ neste blog.

Antes de fazer isso, veja algumas coisas que você precisa saber antes de usar este recurso:

  • Somente quem está cadastrado no Google+ e com a conta ativa é que poderá escrever no seu post.
  • A velha caixa de comentários do Blogger será automaticamente desativada, mas os velhos comentários ainda estarão visíveis.
  • Para templates muito modernos este recurso pode não aparecer em alguns casos.
  • Mesmo você que tem domínio próprio pode usar este recurso.

Mas este recurso ainda está em desenvolvimento. No futuro ele terá alterações que serão boas para os usuários. Não se esqueça: se for utilizar este recurso a chance de outras pessoas comentar em seu blog será bem menor, porque esta é uma rede social nova, que ainda está recebendo cadastros de novos usuários todos os dias.

3º A possibilidade de mencionar pessoas no post

Este recurso não é muito relevante, mas é útil para aumentar o tráfego no blog. Você menciona uma ou mais pessoas que tem cadastro no Google+ e elas entrarão no seu blog para ler o seu artigo. É como no Facebook, você publica uma atualização e tem a possibilidade de mencionar as pessoas que você quiser. No Google+ é a mesma coisa. Para mencionar uma pessoa no seu artigo do Blogger, basta você adicionar o + (sinal mais) antes do nome da pessoa. Exemplo: +MestreDeBlogs.

 

4º O Blogger passará a trabalhar com Sitemap.xml

Este recurso é um dos mais relevantes que está em desenvolvimento. É um excelente recurso para os mecanismos de busca indexarem melhor o seu blog. Antes, não era possível ter um Sitemap.xml no Blogger. Antes você precisava enviar o “Atom.XML” que serve para criar Feeds do Blog.
A equipe no blogger já está trabalhando neste recurso  e estão aplicando o arquivo Sitemap.xml para todos os blogs de sua plataforma. Porém, somente quem tem o subdomínio “.blogspot.com” é que tem esse recurso. Quem tem o domínio próprio este recurso ainda não está disponível.

Vale lembrar que a equipe do Blogger ainda não publicou nada sobre isso, portanto, o recurso ainda não pode estar funcionando corretamente. É recomendado que você não mude para o novo recurso ainda. Isso é algo que melhora os resultados do seu blog nas buscas, já que um arquivo padrão da web.

 

Sabendo disso tudo, vemos que o progresso do Blogger está cada vez mais tendo desempenho, cada vez mais é indexado nas buscas, cada vez mais possui interação com as redes sociais, cada vez mais está mais prático de usar e cada vez mais os seus acessos vão aumentando. Mas se comparado com o WordPress, ainda está muito longe de ser uma plataforma avançada.

 

Veja também:

Armazene seus arquivos na nuvem, e salve seus trabalhos
Bem-vindo ao WordPress

Enrico Prenholato

Com paixão pela tecnologia e compartilhamento de informação idealizou a criação desse blog. Seu objetivo é compartilhar suas experiências de forma simples e didática aos seus leitores. Profissionalmente realizou cursos de informática, Hardware, Inglês e TI.

  • Wallace Malta

    Um amigo que gerencia o blog junto comigo deu a mancada de apertar o “Reverter modelos widgets para o padrão” … Tem retorno ? Por favor, se sim, me sinalize por e-mail. Obrigado pela atenção

    • Ao clicar no botão “Reverter widgets para o padrão” não tem volta, desde que você tenha salvo o seu template antes disso acontecer. Para voltar ao normal, basta você fazer upload do tema antigo.