não desanimar com o blog

5 modos para você não ficar desanimado com o seu blog

Às vezes acontece de alguém ter um blog e começar a ficar desanimado por uma série de motivos. Falta de motivação, falta de público, falta de interesse, muita insatisfação, pouco retorno e muito esforço, blog pouco comentado, entre outros. Esses “sintomas” são comuns e todo blogueiro vai enfrentar eles um dia. Nada que não possa ser superado. Você sempre pode fazer melhorias, afinal, quanto mais melhorias, mais o blog fica agradável aos leitores. Veja abaixo 10 formas de você conseguir mais motivação e desempenho com seu blog:

 

1- Seu blog fala do quê?

Você escreveu artigos curiosos para deixar seus leitores interessados? Se posicione como um leitor que nunca acessou seu blog, como você o avaliaria? Releia o que você escreveu em seus posts e veja se eles estão interessantes e agradáveis para leitura. Altere aquilo que for necessário. Coloque uma cor para chamar a atenção do leitor e uma imagem bem atrativa.

É importante você também deixar seus assuntos e ideias bem definidas. Os usuários vão entrar em seu blog e esperam encontrar alguma informação útil que até em tão ele desconhece. Ou seja, saia do óbvio, você não precisa dizer que a barra de busca do Google é para fazer pesquisas na web, pois disso todo mundo sabe. O que poucas pessoas sabem é que na barra de busca você pode colocar vários comandos para você ter o resultado de sua pesquisa. Por exemplo:

  • Você sabia que se você inserir uma conta matemática na barra de busca do Google ele lhe mostrará o resultado da conta, como uma calculadora?
  • Você sabia que se você inserir o termo [o que é] ou [define:] o Google vai lhe trazer uma definição do termo procurado, como um dicionário online?
  • Você sabia que se você inserir o sinal negativo [-] o Google vai lhe trazer o resultado que você procura com a exceção que você deu? Por exemplo: cadernos -universitários.
  • você sabia que se você buscar por uma data comemorativa (por exemplo, dia dos namorados) o Google lhe apresentará quando esse dia foi/será comemorado?

Enfim, existem milhares de outros comandos para facilitar suas buscas no Google. Mas voltando ao foco, escreva seus artigos com qualidade, isso irá gerar muitos comentários ao longo do tempo.

 

2- Estabeleça grandes e pequenos objetivos

Pense ou repense no objetivo do seu blog. Se você quiser alcança-lo, o que você irá precisar fazer? Cumprir seu objetivo principal é alcançar o sucesso. Para pequenos objetivos, faça pequenas ações, essas ações lhe levará ao sucesso do objetivo grande. Explicando melhor:

Objetivo principal: vamos supor que seu objetivo principal (ou o grande objetivo) seja conseguir um número maior no ranking do seu blog. Para isso, faça a seguinte pergunta: “o que eu preciso fazer para conseguir um número maior no meu ranking?” a resposta você deve descobrir sozinho(a). Se você ainda não descobriu a resposta, seu blog nunca terá progresso.

Objetivo secundário (ou pequeno objetivo): sempre coloque um questionamento nas suas ações. -Porque estou criando este novo post? Qual o objetivo que eu espero ter dele? Ele realmente irá ajudar meus leitores? As informações dele serão úteis para ter a atenção de alguém?

Se preferir, vá além disso: a aparência do meu blog está agradável? Está fácil localizar alguma informação no meu blog? Meus links estão quebrados? Existe alguma interação no meu blog que chame a atenção das pessoas?

Com esses pequenos objetivos alcançados, é um desempenho a cada dia em seu blog. Com pequenos objetivos alcançados, você construirá os grandes. Se você só pensar no objetivo principal, você não saberá a estrada que deverá seguir para alcança-lo de verdade. O que fará com que você fique indeciso e não saia do lugar.

 

3- Converse

Quando você conversa com pessoas com os mesmos interesses que o seu, você trocará ideias com ela, e ela com você. Ouvir uma opinião diferente pode ser fundamental quando aplicada em seu blog. Quanto mais pessoas você conversar, melhor. Visões diferentes, opiniões diferentes e ideias diferentes. Além de você criar uma amizade, você passa a ver seu blog de outra forma, o que antes te deixava desanimado, passa a ser inspiração para novas ideias, novos interesses.

Mesmo que você não encontre alguém que tenha os mesmos interesses que o seu, converse com alguém, peça a opinião dessa pessoa, peça para que ela avalie seu blog e seu trabalho. Essa pessoa não precisa entender nada sobre blogs, ou o assunto que ele segue. A crítica é essencial para o desempenho do seu blog. Um outro olhar que não seja o seu, irá criticar do ponto de vista dessa pessoa o que pode melhorar e o que está bom. Grave cada palavra que essa pessoa falar, peça para outras pessoas fazerem o mesmo, e se a maioria dessas pessoas disserem que especificamente aquilo precisa ser alterado, então altere e peça a avaliação de novo, até ficar bom.

 

4- Destaque-se

Não adianta fazer um trabalho bem feito se você ainda fica dentro da colmeia. Todos precisam saber que dentro da sua colmeia existe um delicioso mel que precisa ser saboreado por outras pessoas. Em outras palavras, depois de criar sua ideia, divulgue-a, em vídeos, infográficos, redes sociais, panfletos, e-mail, escola/faculdade/curso, entre outros. Se você criar estratégias adequadas de marketing, seus projetos serão divulgados mais rápido do que você imagina.

Mostre para o público que você está ai e possui um projeto importante que pode mudar muitas coisas. Você sabia que o blog em si não é um projeto? O blog é um suporte para que você possa armazenar suas ideias, seja em texto, imagens, vídeos ou outra fonte de mídia. Se você divulga um blog, consequentemente todas as suas ideias e projetos contidos nele, serão divulgados. É como um livro. O livro em si possui apenas papéis. O que faz dele ser interessante é o conteúdo inserido nele.

 

5- Seja criativo

A criatividade é um baú cheio de tesouros. Cada pessoa tem uma criatividade que é original dela mesma. Você não deve copiar o conteúdo de outras pessoas. A criatividade é a capacidade de alguém pegar um conteúdo existente e alterá-lo para que possua uma forma totalmente diferente da original.

Por exemplo, se só existisse sorvete de chocolate na casquinha, todo mundo um dia enjoaria de comer sempre o sorvete de chocolate na casquinha. Mas alguém, com sua criatividade, pegou a mesma ideia do sorvete e o transformou de uma forma diferente. Hoje temos sorvete de chocolate em potes, em palitos, sorvete de chocolate branco com cobertura de chocolate preto, chocolate com amendoim e muito além disso, como sorvete de morango, limão, maracujá, amora, baunilha, abacaxi e infinitos outros sabores. É por isso que ninguém enjoa do sorvete, pois há sempre algo novo para experimentar.

Mas a criatividade não tem limites. Você pode simplesmente criar algo novo, que ninguém nunca antes teria pensado. O importante é ter a ideia criativa, mesmo que você não consiga aplicá-la na prática.

 

E então, o que achou dessas dicas? Espero que isso tenha lhe ajudado a lhe trazer mais motivação. É de ficar desanimado ao ver alguém simplesmente desistindo do blog, um abrigo dos seus projetos. Acredite, a cada dia muitas pessoas desistem de seus blogs, da mesma forma que muitos também são criados.

2 pensamentos em “5 modos para você não ficar desanimado com o seu blog”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *