erros que prejudicam o desempenho

Erros que prejudicam o desempenho do blog

Pequenos detalhes podem gerar grandes catástrofes no desempenho do Blog, seja nas pesquisas do Google ou na navegação do usuário em seu site. Esses erros devem ser corrigidos assim que forem detectados, e também, é muito importante você tomar cuidado para que ele não volte a aparecer outra vez.

Esses erros são chatos e muitas vezes podem passar desapercebido por qualquer um. Alguns deles podem até comprometer o desempenho do Blog. Vejamos alguns deles:

 Problemas na navegação que afetam o desempenho do Blog

  • Lentidão no blog: Se a página está demorando muito para ser carregada, pode ser por vários motivos. Se seu blog é WordPress, reveja seus plugins, usar muitos plugins pode atrapalhar a velocidade de carregamento do seu blog. Procure usar só o necessário e substitua eles por outras funcionalidades que o WordPress possui. Se seu blog é Blogger, evite usar muitos widgets HTML e CSS, assim como outras personalizações, como imagens, cookies, isso atrasa o navegador, e para pessoas com conexões mais lentas, terão mais dificuldade em visualizar as páginas de seu blog. Anúncios também podem deixar a página lenta, por isso, evite colocar muitos anúncios em uma página só.
  • Excesso ou falta de categorias/tags: Os posts dos blogs podem ser organizados por categorias e/ou tags. Isso existe para facilitar a navegação do blog para encontrar o que procura mais rapidamente. Quando o autor não organiza suas postagens por tags e categorias, a postagem publicada não será encontrada, ou será mais difícil encontrá-la. Um visitante terá a mesma dificuldade ao acessar o blog. Os marcadores ajudam, inclusive, os mecanismos de busca a navegarem em seu blog mais facilmente e encontrar o que o usuário procura aumentando o desempenho do seu Blog. O excesso dos marcadores na postagem também prejudica, um usuário que navegar em seu blog ficará perdido com tantos marcadores, assim como para o Google indexar sua postagem. Por exemplo, pense em uma livraria, se não houvesse classificação dos livros por categorias (literatura estrangeira, nacional, livros de artes, didáticos, todo mundo iria perder muito tempo procurando o livro, até para o próprio vendedor, mas, se houvesse muitas divisões, marcadores em excesso, os clientes não saberiam o que procurar em meio a tantas divisões.
  • Falta ou excessos de links: Links são muito bons para interligar assuntos similares do seu blog ou de sites externos. A falta de links em seu post pode ser problema para você, pois o visitante irá ler todo o conteúdo do seu post e irá embora. Isso pode aumentar a taxa de rejeição do seu blog. Quando você coloca links exagerados em uma página do blog, isso torna a leitura chata e cansativa. A pessoa que estiver lendo pode desistir e procurar outro site. Seu texto deve ter no máximo 4 links por página.
  • Aparência desagradável: quando o blog não tem uma aparência adequada, isso será desagradável para o leitor. No seu blog você pode construir um visual que seja ao seu gosto, porém nada de faltas e exageros. A falta de formatação torna a leitura chata e cansativa, o texto fica pobre e será ignorado e prejudicará o desempenho do seu Blog. O excesso de formatação atrapalha a leitura. O leitor desiste facilmente de ler seu texto simplesmente porque não consegue lê-lo

 Problemas com o conteúdo que afetam o desempenho do Blog

  • Referências: Cite pelo menos 2 referências de um assunto que você possa provar que o que você está escrevendo é verdade. Porque um leitor deveria acreditar que o que você escreveu é verdade? Através das referências.
  • Formatação: no tópico acima você viu que a formatação do blog pode comprometer o seu texto. Agora, a falta ou exagero de formatação do próprio texto é quem pode prejudicar a leitura. As ferramentas básicas de formatação que qualquer editor de texto da web possui são negrito, itálico e sublinhado. Lista com marcadores, texto alinhada à esquerda, no centro e à direita são o mínimo que você precisa para criar um bom texto. Use esses recursos com moderação para deixar a leitura mais agradável.
  • Anúncios: Se você trabalha com anúncios em seu blog, evite pop-ups, ou aqueles anúncios muito chamativos. Eles atrapalham a leitura e distraem o leitor. se ele não conseguir ler o seu texto ele irá desistir e sairá do seu blog enfraquecendo o desempenho do Blog. Evite esse tipo de anúncios.
  • Não ser original: É fundamental para o desempenho de um Blog ser original. Copiar conteúdos de outros blogueiros da internet não é legal e é proibido o plagio. Por isso, evite esse tipo de problema e faça seu conteúdo de qualidade, aquele que seja só seu, seja criativo, mude, pense diferente, a originalidade hoje em dia é um tesouro que poucos conseguem encontrar.

Se você é um dos que cometeu um dos erros acima, corrija-os logo. Melhore o desempenho do seu blog  e tome cuidado para não cometer esses erros outra vez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *