Não importa quantos acessos que você receba em seu blog, é importante fazer seu visitante se interessar mais em ler todo o seu conteúdo publicado no blog. Quanto mais tempo o visitante passar em seu blog, significa que mais interessante ele é. Deixe seu leitor curioso em querer ler vários dos seus posts, apenas seguindo alguns truques muito fáceis e que dão muito certo. Confira:

 

1- Gadgets

Os gadgets são seus companheiros indispensáveis, não importa o caso. Em seu blog coloque o gadget “postagens populares” e se possível, com imagens. As imagens chamam a atenção e o título é o que fará ele (o leitor) curioso. São ótimas ferramentas para fazê-lo navegar mais em seu blog, em busca de conteúdo e informação.

Gadgets com links para postagens aleatórias também são úteis, pois há conteúdos presentes em seu blog que é do interesse do leitor, independente se esse conteúdo é popular ou não. Existem certas postagens interessantes mas que nem sempre são as mais clicadas do seu blog. Por isso, vale apena colocar um gadget com links aleatórios para postagens do seu blog.

Existem alguns gadgets pela internet que mostram os seus posts mais compartilhados, as pessoas que mais comentam em seu blog (top comentaristas) entre outros. Esses gadgets são opcionais, pois não é recomendado colocar eles, se você já tem uma grande quantidade de gadgets em sua página do blog.

Observação: Não exagere nos gadgets em seu blog, pois ele poderá ficar lento. Se isso acontecer você perderá visitas. Afinal, ninguém gosta de ficar esperando uma página carregar.

2- Postagens relacionadas

Quando o visitante terminar de ler uma de suas postagens, ele tomará uma ação. Seja compartilhar seu post, comentá-lo, ou continuar navegando em seu blog através das postagens relacionadas. As postagens relacionadas geralmente ficam no rodapé dos posts, e obviamente, relacionam outros assuntos similares com os quais você acabou de ler.

(opinião): as postagens relacionadas são os melhores recursos e não podem faltar em blog, de modo algum. Ele é um recurso que consegue manter mais tempo o leitor em seu blog, lendo mais e mais o seu conteúdo. É um recurso que mantem o leitor curioso, usando ele com imagem e tútulo do post. É um recurso que permite a pessoa navegar mais facilmente em seu blog. Também vale apena usá-lo.

3- links

Colocar links em seus artigos também faz com que o leitor passe mais tempo em seu blog. Quando você fala de um tópico que em seu post que desvia do foco principal do artigo, você pode colocar um link. Veja um exemplo do uso do link:

Na internet, existem vários mecanismos de busca, mas o mais popular e usado entre eles é o Google. O Google realiza uma pesquisa através das palavras-chave. Porém, alguns blogs não estão agradáveis para o Google, e pode ser por vários motivos. Por exemplo: eles não estão cadastrados em redes sociais, agregadores de links,  o post está em má qualidade […]

Cada palavra em amarelo é um link que redirecionará você para uma outra postagem relacionada com o tema principal, que no caso é o Google. Use os links para redirecionar seus  visitantes para outros artigos publicados, para não mudar o foco do tema principal.

 

4- Caixa de busca

Facilite a vida do seu visitante. Deixe sempre uma caixa de busca disponível para ele conseguir acessar todo o conteúdo do seu blog com facilidade.

A caixa de busca deve ficar posicionada em um lugar visível ao visitante, no topo do blog ou na barra lateral, de uma forma que ele consiga ter um fácil acesso ao conteúdo que ele procura.

 

5- Links para categorias e tags

Facilite a navegação do seu blog através de links para as categorias e tags. Seu blog fala de vários assuntos, deixe um gadget ou um menu de fácil acesso para o visitante navegar especificamente naquela categoria em que está interessado.

As categorias e tags ajudam a organizar e a classificar seus posts no tipo de assunto em que cada um fala. Com essa organização torna fácil para o visitante navegar num tema que esteja interessado. Lembre-se de usar corretamente os marcadores em cada post.

 

6- Reduzir números de anúncios

Ninguém gosta de lidar com os 5 segundos de anúncios no YouTube, então imagine ter que lidar com vários anúncios pulando no seu blog para o visitante… Certamente ele não ficará no seu blog nem por 5 segundos. Remova os excessos de anúncios e evite aqueles com flash, ou que prejudiquem a leitura do seu post. Fazendo isso você já tem uma garantia que o visitante não irá embora insatisfeito por causa de anúncios.

 

7- Design limpo

Seu blog não deve estar cheio de “tranqueiras”, ou seja, coisas desnecessárias devem ser evitadas no blog, deixando-o simples de navegar e sem outras complicações.

O design limpo é estar livre de pop-up, sem excessos de anúncios e coisas que dificultem a leitura do visitante. Sites coloridos (dependendo do modo como estiver) podem prejudicar a navegação do usuário. Não exagere nas cores (em brilho e na quantidade). Não deixe o blog lento. Existem pessoas que possuem uma baixa velocidade de internet. Tente deixar seu blog preparado para receber essas pessoas. O blog deve estar organizado e de fácil navegação.

 

8- Seus posts devem estar irresistíveis

O visitante entra no seu blog em busca de informações. Se estas não são relevantes para o que ele procura, não adianta seguir os tópicos anteriores. Faça todas as postagens com qualidade e prenda a atenção do seu leitor. E dessa forma o usuário passará (quase) o dia todo em seu blog. Se quiser mais dicas para deixar um post irresistível para os leitores, acesse: Seja o mestre da postagem e conquiste visitas – Deixe o público curioso melhorando seu post

 

Siga esses truques apresentados acima, e muito provavelmente seus leitores (mesmo que poucos) irão ficar mais satisfeitos com o seu trabalho e dedicação com o seu blog. Os elogios nos comentários serão uma prova disso.

Veja também:

Deixe o público curioso melhorando seu post
5 modos para você não ficar desanimado com o seu blog

Enrico Prenholato

Com paixão pela tecnologia e compartilhamento de informação idealizou a criação desse blog. Seu objetivo é compartilhar suas experiências de forma simples e didática aos seus leitores. Profissionalmente realizou cursos de informática, Hardware, Inglês e TI.