sonhar, trabalho duro,

Saiba sobre a importância de sonhar sobre seu futuro

Sim, nós nunca saberemos o que ocorrerá conosco amanhã, afinal, o futuro sempre foi uma incerteza para a humanidade. Tanto coisas boas, como uma oferta de emprego, um aumento salarial, uma promoção, uma viagem, assim como coisas ruins, o amanhã sempre será um mistério.

Embora passemos pela grande dúvida futurística, somos capazes de fazer algo que pode mudar drasticamente o rumo das nossas vidas. Quando falamos de escolhas para ocorrer nos próximos anos, qual a palavra que vem na sua mente?

Se você pensou em “Planejamento”, pensou certo.

Nesse caso, o que você sonha?

Existem duas possíveis respostas para essa pergunta, que são: ” Não sei”, ou “Eu busco realizar, conseguir, alcançar tal coisa”.

Caso seu planejamento esteja de acordo com a segunda resposta, então você tem um futuro pelo qual deve lutar. Agora, se você ainda não sabe o que busca, ou nem sabe o significado de planejar, temos um problema aqui.

É isso que vamos discutir nesse post, feito principalmente para você que não possui algo claro.

O que buscar?

Vou me usar como exemplo para você ter uma ideia. Eu, autor deste post, busco no futuro poder ir viver no exterior.

Pronto. De um jeito simples, mostrei claramente um objetivo no futuro. Quando conseguir alcançar isso, seria o mesmo que dizer “meu sonho foi realizado”.

Agora, se você ainda não algo para sonhar, ainda não tem o que realizar. Como você vai realizar seu sonho, se a princípio não tem um?

Pessoas mais jovens tem essa dúvida, o que é comum. Se você é um desses jovens, tem tempo para decidir o que realmente deseja.  Mas se você já é um adulto e ainda está andando sem rumo, já é hora de planejar algo logo.

Aquilo que deve ser buscado varia de pessoa para pessoa. Todos podem ter os mais diversos objetivos (alguns são até estranhos).

Então, eis a pergunta que não quer calar: Pelo que devo lutar? Considere os tópicos abaixo:

  • Inclua no seu objetivo, o que você gosta de fazer (ex.: Eu gosto de escrever, eu gosto de consertar, eu gosto de criar, eu gosto de arte, etc.);
  • Inclua algo que te faça sair da sua zona de conforto (ex.: Se gosta de escrever, escreva algo diferente, ou escreva uma matéria e mande para um jornal, ou algo para ser exibido para o mundo; Se gosta de consertar, conserte algo em uma escala maior, ou seja, se você conserta carros de controle remoto, conserte um carro real; Se você gosta de criar, crie algo maior, algo que você nunca tentou fazer antes e invista tempo nisso; Se você gosta de arte, mostre sua arte ao público e lute contra os preconceitos artísticos);
  • Inclua tempo exclusivo para isso, não importa o que aconteça (ex.: Muitas vezes nossos estudos e o próprio trabalho cansam e tudo o que queremos é a cama. Mas se você lutar contra a fadiga, e nos fins de semana, por exemplo, invista o tempo que achar necessário para fazer o que quer fazer);
  • Guarde dinheiro (ex.: Dependendo do que escolhemos alcançar no futuro, vamos precisar investir dinheiro. Principalmente se seu desejo for comprar aquela casa da praia mais bonita);
  • Nunca deixe de estudar (ex.: o mercado vai constantemente mudando ao longo dos anos. Não deixe de estudar ou ficar desatualizado na sua área. Fique sempre atento nos investimentos, oportunidades, e estude pelo seu sonho);
  • Conheça histórias (você dificilmente tem um sonho único. Alguém também tem objetivo em comum com o seu. Então conheça as histórias dessas pessoas, seus erros, suas conquistas, e molde seu objetivo de acordo com as experiencias dos outros);

Através desses tópicos, você já pode ter um ponto de partida para pensar a respeito do que você pode sonhar. Agora, vamos falar das precauções.

Os múltiplos sonhos

Nada impede de você alcançar mais de um sonho. Afinal, você tem essa liberdade. Se você acredita que pode alcançar mais de um objetivo, então não pare, se esforce ao máximo para tê-los

Porém, existe algo nesse caso que pode atrapalhar: o foco.

Se você tem dois ou mais sonhos para alcançar, é importante que você classifique-os. Faça uma hierarquia daquilo que você mais deseja primeiro, depois os objetivos secundários.

Para fazer isso, talvez seja bem difícil escolher o que colocar no topo. Afinal, ambos tem grande importância para você. Nesse caso, escolha o que tem mais relevância, pois é muito difícil lutar por duas coisas ao mesmo tempo, ainda mais se forem dois sonhos completamente distintos.

Exemplo de sonhos complexos: abrir uma empresa e ser rico através dela.

Abrir uma empresa é um grande passo, afinal, você estará sendo um empreendedor. Isso é algo que você pode começar a fazer agora. Já a questão de ser rico, vai depender de muito esforço, experiência, planejamento, riscos, e seu engajamento no mercado (concorrência). Esse tipo de coisa é complexa, pois se fosse fácil ser rico, todo mundo teria uma empresa.

Outro exemplo de sonhos complexos: Ser o melhor médico (da área) e também mecânico. São duas áreas distintas que englobam conhecimentos e práticas diferentes. Nesse caso você deve colocar em prioridade o que você mais deseja em primeiro lugar: ser médico ou ser mecânico. De repente, você pode escolher ser um grande médico (afinal, médico tem um salário do %$#@$) e deixar como Hobby suas habilidades de mecânica.

Por isso é importante você levar em conta o mercado e suas aptidões. Porém, é ainda mais importante você escolher o que te agrada. Se ser médico não é que você gosta, então, não seja. Mesmo que tenha a questão familiar, ou mesmo o bom salário recebido, ser médico consome muito tempo, estudo, e a exigência é enorme. Não sonhe pelos outros, sonhe por você.

Pense em sonhos alcançáveis

Como assim sonho alcançável?

Como já foi dito antes, existem sonhos inspiradores, assim como existem sonhos estranhos.

Quer um exemplo de sonhos estranhos? Aqui vai um: sonhar em conquistar aquele homem/mulher que você admira tanto.

Bem, por mais que você tenha esse desejo, se a pessoa que você quer tanto te dar aquele fora, você entrará numa depressão tão profunda, que já houve casos de jovens se matarem por não conseguirem conquistar aquela pessoa que sonhavam tanto, pois sem ele(a) a vida não faz sentido.

Poxa, isso não é algo saudável. Tudo bem ter o desejo de um dia estar ao lado do “Crush”, mas não faça disso sua prioridade na vida.

Sonhos alcançáveis são sonhos que são necessários grandes esforços, e que com toda essa luta, os frutos plantados poderão ser colhidos no futuro.

Então, sonhar em ser rico, pode ser difícil, mas não é impossível. Se você estabelecer um planejamento agora, as chances de conseguir muito dinheiro será cada vez mais possível.

E não desista!

Work for it.

O trabalho duro, a paciência, a capacidade de superar os problemas, e principalmente se você tem uma base para te apoiar (como a família, por exemplo) são os requisitos para trabalhar no que você quer tanto. Como diz o ditado:

 Tudo é impossível, até o homem tornar possível

 

Links úteis:

A ideia por trás da inovação: saia dos padrões

Cinco passos para ser um blogueiro de sucesso

O que você faz com seus sonhos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *