smarphone

Era do Smartphone: Por que você deve se preocupar?

Sabemos que já é difícil conseguir estar presente nas redes sociais, conseguir curtidas, seguidores, tráfego no blog e dentre outras coisas relacionadas à acesso na internet. Além disso, ainda temos que nos preocupar com mais uma coisa: a compatibilidade do nosso site com Smartphones.

Cada usuário tem uma condição diferente para acessar a internet. Devido a esse fato, você deve estar preparado para esses acessos, independente de onde eles venham. Devido a isso, é extremamente recomendando tornar seu site compatível para dispositivos móveis.  Abaixo, você confere os tópicos que justificam essa necessidade.

 

Análise de acessos

Tomando como referência o mestredeblogs.com, segundo o Google Analytics, este site recebe via Smartphone, 70% de acessos mensais. Sabendo disso, o desempenho deste site deve ser voltado para a performance pelo Smartphone, ou pelo acesso via Desktop?

Na prática, para ambos. Porém, com prioridade para os Smartphones.

Você já acessou seu site/blog por celular? você ficou satisfeito pela forma como ele foi exibido? Se não, é importante você se preocupar mais com relação a isso.

Faça uma análise de acessos em seu site usando uma ferramenta de análise, e veja como o seu público acessa seu site, se é mais por Smartphone/tablet, ou por computadores Desktop.

 

Tempo

Você tem tempo?

Provavelmente não. Nem seu público. Mas, mesmo assim eles querem ver as novidades sobre o que está acontecendo em seu site. Então, por mais que uma pessoa não tenha tempo de acessar um computador, ou simplesmente não tem um ao alcance desta, a chance de fazer uma visita ao seu site via dispositivo móvel, é maior.

Por exemplo: quando a pessoa trabalha, ela precisa se preocupar com seus afazeres do trabalho, mesmo que esteja usando um computador. Mas quando ela aguarda na fila do hospital pela chamada do doutor, ela está com um tempo livre naquele momento para se distrair com alguma coisa.

Nessa hora a pessoa saca o celular e começa a olhar o Facebook. Nessa hora ela vê que há uma nova publicação na sua página, dizendo que tem post novo no blog. Nessa hora ela clica no link e vai para seu blog.

Enquanto o doutor não chama o paciente, este vai continuar a ler o seu e outros blogs sobre um assunto que a pessoa gosta de acompanhar.

Entenda que as pessoas estão conectadas à internet 24 horas por dia. Mas não necessariamente tem um computador disponível para uso. É nesse momento que as pessoas usam a internet do celular para acessar os sites da internet.

Além disso, muitas pessoas são viciadas no celular. Preferem ele tanto quanto um computador. Ele é pratico, rápido e o melhor amigo de todo mundo, pois ele está disponível para uso sempre que você precisar dele.

 

Como aprimorar o blog para dispositivos móveis

1. Compatibilidade

A primeira coisa que você deve levar em conta é a compatibilidade do seu template com as diferentes dimensões dos dispositivos móveis. Templetes modernos já tem uma integração e estão prontos para qualquer dimensão de Smartphone ou tablet.

Usando este site por exemplo, mesmo em uma pequena resolução, é possível ler e navegar facilmente pelo site. Isso se deve ao fato de ser um Template responsivo.

A responsividade presente nos templates mais modernos, significa que estes  estão prontos para serem acessados por um dispositivo móvel, basta você apenas personalizar o seu template a seu gosto. Esta personalização se aplicará independente da resolução da tela, sem distorcer textos ou cortar imagens.

Para você saber se seu template é responsivo, basta você ler a documentação, acessar o site do desenvolvedor, ou ler na descrição antes de instalar o novo template. Geralmente já vem informando nos detalhes gerais, algo como “template responsivo”, “compatível com dispositivos móveis”.

Observação: 

Alguns templates, mesmo sendo responsivos, não dão uma boa experiencia para o usuário. Botões difíceis de clicar, links muitos pequenos, difícil leitura, anúncios que incomodam, pop-ups que cobrem a tela e não são possíveis de fechar, etc. Tudo isso incomoda quem navega e não oferece uma boa experiencia para quem está visitando seu site/blog.

 

2. velocidade

Como foi dito anteriormente, uma pessoa quer acessar seu blog para ler as ultimas novidades, mas nem sempre tem tempo. Quando consegue um tempo livre, ela usa o celular para ler. Agora, se seu blog for muito lento ou apresentar dificuldades no carregamento, faz com que a pessoa que está visitando desista, e consequentemente, você perde acessos.

Melhorar a velocidade do site significa reduzir o peso da página e o número de consultas ao servidor (requests).

O motivo para você se preocupar com a velocidade de carregamento do seu site é bem simples: basta você se colocar no lugar de quem está acessando seu site.

Dados móveis, Wi-Fi, velocidade da conexão, isso faz diferença para aquelas pessoas que querem acessar seu site, mas dependem do Wi-Fi lento do Shopping, devido a muitas pessoas estarem usando ao mesmo tempo. Ou seu plano de operadora, que você só consegue usar o WhatsApp durante o mês, antes de esgotar sua franquia.

Pior ainda é quando o sinal está fraco ou a operadora não cobre determinadas regiões do Brasil. Mas há uma maneira de você facilitar o acesso dos usuários diminuindo peso da sua página. Se você usa WordPress, use alguns plugins especiais que te ajudam a melhorar no desempenho em relação a velocidade. Algumas sugestões são: CloudFlare,  W3 Total Cache, WP Smush, P3 (Plugin Performance Profiler) entre outros.

Quanto mais rápido os usuários conseguirem acessar seu blog/site, maior são as chances de você conseguir novos leitores, devido ao carregamento “instantâneo”. Ou seja, quanto mais rápido e mais leve seu blog for, melhor.

 

3. Seja minimalista

Ser minimalista significa: quanto menos informações juntas, quanto menos personalização, quanto menos coisas perturbadoras houver na tela do usuário, seja pelos dispositivos móveis quanto para desktops, melhor.

As pessoas gostam de ler as informações de modo objetivo, ou seja, nada de enrolação sobre aquilo que ela procura. Remova tudo o que for perturbador, incluindo personalização excessiva. Priorize a facilidade da leitura do texto em seu blog e, de preferencia, reduza os anúncios e remova os pop-ups durante a leitura.

 

Portanto, siga estas dicas de aprimoramento e você conseguirá alcançar um público que usa dispositivos móveis com facilidade. Não perca o foco, lembre-se sempre que na internet é possível acessar a internet por qualquer aparelho que esteja conectado à internet.

 

Links úteis:

 Vai criar uma loja virtual? Saiba como fazer isso

[Infográfico] A importância de seu blog ser compatível com mobile

Blog gamer faz sucesso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *