Apostando no e-commerce

A internet pode ser uma grande parceira nossa dependendo de como a usamos. Quando falamos de e-commerce, falamos de dinheiro. Antes de aprofundarmos no assunto, vamos definir o que é e-commerce:

Definição de e-commerce

E-commerce vem do inglês, que significa comércio eletrônico, ou seja, um site online baseado em vendas de determinados produtos. Na internet, encontramos vários tipos de e-commerce, podendo ser qualquer tipo de venda, desde um carro de luxo, até um adaptador de tomada.

O interessante do e-commerce é que podemos encontrar produtos que não encontramos em lojas físicas próximas a nós. Você entra na loja virtual, compra um produto, e ele chega em sua casa, esse produto pode ter saído de qualquer estado do Brasil e muitas vezes importado.

Requisitos do e-commerce

Para criar sua loja virtual, em primeiro lugar, você precisa de produtos. O que você quer vender? Seja qual for a oferta que você quer fazer para as pessoas, você precisará do site para as pessoas acessarem e conhecerem os seus serviços.

Para ter o site, você precisará de um local de hospedagem, ou seja, você precisa procurar alguém que possa oferecer um plano para hospedar seu site e ele aparecer na internet. Além disso, você precisa registrar o domínio do seu site. No registro.br, é possível fazer isso.

Tendo em vista todos os requisitos para começar seu e-commerce, é hora de fazer o planejamento.

Planeje seu e-commerce

Sua empresa pode nascer a partir de seu e-commerce, seu projeto de vendas online. Lembre-se que com o tempo, se seu projeto crescer muito, você precisará de hospedagens cada vez melhores para suportar milhares de acessos ao mesmo tempo. Mas isso demora e você não precisa se preocupar com isso agora, foque apenas em criar e desenvolver sua loja online.

Para o projeto sair do papel, o ponto principal que você precisa ter em mente é o tipo de vendas que você quer fazer. Existem duas formas de você vender produtos: criar seu próprio produto, ou vender um existente. Esse é o ponto decisivo  para o sucesso do e-commerce.

Se você quer vender algo que já existe, por exemplo: livros. Não existe só uma loja de livros, existem muitas, e o mesmo livro pode estar em várias lojas. Isso são cópias do livro de um autor e você pretende apenas abrir um mercado de livros. Para isso você precisa fazer negócios e seguir um outro caminho.

Agora vamos supor que você pretende fazer os seus produtos. Ao fazer seus produtos, você põe em prática todas as suas habilidades sobre o que você conhece sobre aquilo e vai produzindo variações do seu produto. Você pode explorar, oferecer produtos que ainda faltam no mercado ou que ainda não estão disponíveis online. Essa é a maior dificuldade, encontrar serviços que atendam uma lacuna no mercado.

Upgrade

É nessa parte que você começa a ampliar seu projeto e vendas. Aqui você chamará atenção de mais pessoas e conseguirá mais comércio.

Porém, dependendo do tipo de venda que você estiver fazendo, é necessário que você use o dinheiro que conseguiu para comprar novas ferramentas mais capazes, porque daqui para frente, você será mais cobrado e muitos pedidos serão feitos.

Para você não ser pego de surpresa nessa parte, o planejamento no item anterior é importe. Tudo precisa estar organizado e você precisa estar preparado para o pior.

Determinação

Caso não dê certo de primeira, não desamine. Isso serviu como experiência e pode ser usado para gerar melhores frutos no futuro. Tenha em mente que começar um negócio é a parte mais difícil, pois você precisa arriscar muitas coisas e fazer escolhas difíceis também. Quando tudo estiver crescendo, vendendo, divulgado, melhorando, você conseguiu alcançar seu objetivo.

Fonte: E-commerce Brasil

Links úteis: Como aumentar vendas usando a internet?

 

Veja também:

Inteligência artificial
Sites de busca de empregos funcionam? Descubra

Enrico Prenholato

Com paixão pela tecnologia e compartilhamento de informação idealizou a criação desse blog. Seu objetivo é compartilhar suas experiências de forma simples e didática aos seus leitores. Profissionalmente realizou cursos de informática, Hardware, Inglês e TI.