colocar um template no novo Blogger

Aprenda a colocar um template no novo Blogger

Com a nova aparência do Blogger, muitas coisas foram alteradas, além do design, a forma de fazer upload de Templates novos. Normalmente, se agora você fizer um upload de um template você vai por esse caminho: Painel > Modelo > Fazer Backup/Restaurar > Fazer upload.

Até aí já há problemas. Repare que em “Editar HTML” não tem um botão para fazer upload de template novo. O bom do visual antigo é que na mesma guia que ficava “Editar HTML” tinha um item para fazer upload.
Assim, você fazia upload de um tema, e ao mesmo tempo poderia visualizar se ele ficou bom, no novo modelo do Blogger, assim que você faz upload, ele já altera direto, e se causar erro seu blog vira uma desgraça, mesmo que você volte com o tema velho pode ser que com esse método vai lhe causar mais problemas.
Veja que antes você podia fazer upload de um modelo e ao mesmo tempo editar o HTML e visualizar se não ocorreu nenhum problema.
No modelo novo isso foi separado, então ou você edita o HTML ou você faz upload. Se você clicar em “Fazer backup/Restaurar” você fará o upload, mas não poderá nem visualizar se deu um erro no blog, ele já irá alterar diretamente. Em alguns casos tudo bem, não acontece erro algum, você substitui o velho tema por um novo. Mas eu sei de uma forma que podemos fazer onde não tem como dar errado.
Desta vez, você ao baixar seu template, vai abrir o arquivo XML com o Bloco de notas, ou o WordPad, ou outro editor de texto comum. No editor, Selecione tudo (Ctrl + T) e copie. Depois abra seu HTML e selecione tudo (Ctrl + T) e apague. Agora cole o novo template e visualize. Se gostou salve, se não você pode clicar no botão “Limpar Edições” e você tem seu blog sem alteração.
Eu recomendo esse método, porque não como sair algo errado, e se sair você ainda pode desfazê-lo sem problemas. Do outro jeito, se acontecer de as imagens ficarem fora do corpo da postagem, os links ficarem bagunçados, os seus velhos widgets podem continuar e só te atrapalhar…
Fica a dica, desse jeito é muito melhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *