armazenamento em nuvem

Armazene seus arquivos na nuvem, e salve seus trabalhos

Uma nova tecnologia de armazenamento está surgindo, que está chamando a atenção de muitos usuários e empresas. A computação em nuvem. Basicamente é um recurso que os usuários tem de armazenarem seus arquivos importantes em um outro espaço, sem afetar a memória do computador. A computação em nuvem vem sendo trabalhada por várias empresas a cada dia. – o que será isso no futuro? Se isso vier a crescer, poderemos até ter um sistema operacional “nas nuvens”

O que é e como funciona

Há vários serviços pela internet nos oferecendo gratuitamente uma determinada quantidade de memória gratuita para armazenarmos nossos arquivos. Essa quantidade de memória pode variar dependendo da plataforma. A maioria está entre 2 a 7 GB de memória gratuita.

Esse recurso é um recurso onde você armazena seus arquivos importantes, e os acessa de onde estiver. Esse arquivo pode ser visível publicamente ou não, depende apenas da sua vontade de querer mantê-lo privado, ou compartilhar mas apenas com seus amigos, ou mantê-lo publico.

Depois, para ver seu arquivo em um outro lugar, basta você fazer login na plataforma que você se cadastrou, e acessá-lo, seja pelo seu celular, tablet, notebook, ou computador. Não importa qual desses aparelhos você use, se for possível obter a internet através dele, já o suficiente.

As vantagens e desvantagens do recurso

As vantagens são que você pode manter seu arquivo na internet a salvo, e caso seu computador deixou de funcionar por algum motivo, ou você excluiu acidentalmente, ou alguém mexeu no seu computador e você o perdeu, emfim, não é o fim do mundo.

Você pode recuperá-lo na sua nuvem. Outra vantagem, como já foi dita antes, é poder acessar esse arquivo onde quer que você esteja e por qualquer dispositivo que tenha acesso à internet.

Também, além de você ter um bom espaço no seu disco, você não pode apenas hospedar um documento do Word, ou um arquivo PDF, você pode hospedar na sua nuvem qualquer coisa. Músicas, vídeos, documentos do Office, imagens, instalador de aplicativos, criar pastas a muitas outras coisas, pois isso é seu depósito de arquivos.

 

Para algumas pessoas a confiança é uma desvantagem. Há aqueles que confiam na plataforma X, há aqueles que confiam na plataforma Y, mas também há aqueles que não confiam em nenhuma delas.

Nesse caso é algo que varia do gosto em gosto das pessoas. – Eu particularmente recomendo aquela plataforma que é mais popular, onde muitas pessoas usam. Fique sabendo que ninguém da empresa tem o direito de mexer nos seus dados sem sua autorização, aliás, eles são proibidos de mexer.

Seus arquivos são mantidos em segurança principalmente pela senha que você cadastrou. Além disso, também há a expensão de memória (para alguns pode ser uma vantagem, para outros uma desvantagem) é exatamente pelo fato de você ter que pagar uma mensalidade definida pela empresa. A sua expansão de memória pode chegar até 1TB, mas o custo mensal também é caro.

 

Os tipos de serviços de nuvem que você encontra na web:

Abaixo há uma lista dos principais serviços de nuvem para você hospedar seus arquivos com segurança e claro, com confiança.

Empresa: Microsoft

Espaço para armazenamento: 7GB

Preço para expandir a memória: 20GB – U$10,00/ano, 50GB – U$25,00/ano, 100GB – U$50,00/ano

Compatível com celular: iOS, Windows Phone

Empresa: Google

Espaço para armazenamento: 5GB

Preço para expandir a memória: 25GB – U$2,49/mês, 100GB – U$4,99/mês, 1TB – U$49,99/mês

Compatível com celular: Android

Empresa: Dropbox

Espaço para armazenamento: 2GB

Preço para expandir a memória: 50GB – U$9,99/mês, 100GB – U$19,99/mês

Compatível com celular: iOS, Android, Blackberry

Empresa: Box

Espaço para armazenamento: 5GB

Preço para expandir a memória: 25GB – U$9,99/mês, 50GB – U$19,99/mês

Compatível com celular: Android, Blackbarry, iOS

 

E você, usa algum dos serviços de armazenamento na nuvem? O que acha dessa nova ideia no futuro? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *