As suas senhas usadas na internet são fortes?

No Brasil, as senhas usadas pelas pessoas para acessar endereços de e-mail, redes sociais, blogs, ou qualquer outro serviço que utilize senha para ser acessado, são muito óbvias.

Com senhas fáceis de serem identificadas, você será facilmente hackeado e poderá perder acesso a todas as contas que possuírem aquela senha ou algo similar. Veja algumas dicas a seguir para melhor construir sua senha e torna-la mais forte para que você não perca nada.

 Palavras complexas ou compridas não fazem senhas fortes

Para tornar uma senha forte você não precisa pensar em nomes complexos. Escolha alguma palavra que você acredita que não vai esquecê-la. Exceto seu nome, ou qualquer coisa que esteja relacionada com você ou que esteja ao seu redor.

Após ter escolhido esta palavra, que deve ter no mínimo, mais de cinco letras, Coloque alguma letra em maiúscula, pode ser a inicial, a final, todas, enfim. A letra maiúscula ajuda muito a impedir que sua senha seja descoberta.

Tendo escolhido a palavra, é hora de escolher alguns números. Você pode escolher números aleatórios, mas isso fica difícil de memorizar mais tarde. Então escolha números como o ano em que você ou alguém especial nasceu, as iniciais do seu RG ou CPF, o ano 2015, 2014, 2030… etc.

Para finalizar, escolha um símbolo, algo que fique em qualquer lugar da sua senha. Preste atenção, pois alguns sites não aceitam símbolos, mas para endereços de e-mail você pode usá-los. !, @, #, $, %, *, =, +, -, ?, /, ou qualquer um que esteja disponível em seu teclado,  escolha algum deles e encaixe na sua senha. Um exemplo de senha boa seria algo como: PaPel#5000 por exemplo.

 Não existe a senha mais forte de todas

Não adianta você fazer uma senha de 45 caracteres ou por mais longa ou complexa que ela seja, ela só será mais trabalhosa de se descobrir – e digitar/memorizar – mas não impossível de encontrá-la.

Você deve pensar que o objetivo não é fazer a senha mais forte, mas sim impedir alguém de acessar a(s) sua(s) contas(s). Neste caso, se você mudar suas senhas, pelo menos, uma vez por mês, sempre será mais difícil para um hacker tentar passar por sua segurança.

Assim você pode fazer a senha mais simples, mas, mudando ela constantemente, as senhas mais simples tornarão o acesso a sua conta muito mais difícil e trabalhoso.

Senhas fortes: Microsoft

A geração das comunicações, qual o seu impacto?
Youtubers: como fazer um vlog de sucesso

Enrico Prenholato

Com paixão pela tecnologia e compartilhamento de informação idealizou a criação desse blog. Seu objetivo é compartilhar suas experiências de forma simples e didática aos seus leitores. Profissionalmente realizou cursos de informática, Hardware, Inglês e TI.