WordPress

Bem-vindo ao WordPress

O Blog Mestre De Blogs teve muitas aventuras na sua velha plataforma, o Blogger. Mas agora o Mestre De Blogs está caminhando um caminho diferente, um caminho profissional, um projeto levado a sério. O que é toda essa mudança? É a migração do Blogger para o WordPress. Uma nova plataforma para o crescimento do blog. Agora é tudo novo, de um jeito diferente.

 

A história do Mestre De Blogs

Leia um resumo da história deste blog, depois entenda porque é bom migrar de uma plataforma para outra, porque é bom investir no blog, a experiência que você ganha explorando algo novo, enfim.

Antes do surgimento do Mestre de Blogs, Enrico já havia criado muitos blogs antecessores. O primeiro blog foi o Space Music Brasil, do qual foi sustentado pelo Blogger, onde havia posts somente de vídeos, e todos eles eram incorporados do YouTube. O blog não havia nenhum artigo de texto, era como um armazém de música, um local onde todas as musicas favoritas do criador estivessem juntas num lugar só. Para se ter uma ideia, o Space Music foi criado em 2011, assim como foi excluído no mesmo ano.

Além desse blog, Enrico criou muitos outros onde pudesse ser mais criativo. Blogs onde ele pudesse escrever suas opiniões, algo mais construtivo, profissional. Foram inúmeros projetos que nasceram e na mesma semana morreram.Nenhum daqueles projetos lhe deixou satisfeito. Ele precisava de algo melhor, mesmo sabendo que não conseguiria, afinal, ninguém consegue um milhão de acessos de um dia para outro. Pelo menos, não naquela época. Ao pensar muito sobre que tipo de blog criar, e seguindo as dicas dos outros blogs, no final das contas, não achou solução nenhuma.

Foi a falta de solução para se criar um blog, a falta de uma boa orientação até construir um blog bem sucedido, que Enrico decidiu criar um blog, justamente falando sobre como criar um blog profissional. Tendo essa ideia, Enrico já achou o assunto do seu blog: ensinar as pessoas a criarem seus blogs. Então só faltou um nome para ser dado. Um nome cujo seja memorável, simples e curto. Depois de várias tentativas de nomes, todos eles estavam sendo usados. Inclusive, Mestre dos Blogs, um nome que achou muito atrativo. Quando foi pesquisar esse nome, Mestre dos Blogs era de uma URL pertencente a um outro blog no Blogger, mas cujo estava abandonado, não recebia nenhuma postagem nova a muitos anos. Para não deixar essa oportunidade passar, Enrico aproveitou o nome Mestre dos Blogs, e apenas alterou a preposição ‘dos’ para ‘de’, assim ficando Mestre de Blogs.

Na gramática, a simples alteração das preposições muda um pouco o sentido entre os títulos. Para a preposição ‘do’, que é o equivalente a junção de ‘de + o’ torna o significado mais específico. Por exemplo: A agenda é do menino. Isso significa que a agenda pertence apenas aquele menino. Mas quando a preposição passa a ser ‘de’ o significado passa a ser abrangente. Veja o mesmo exemplo: A agenda é de menino. Assim, a agenda serve para todos os meninos. No caso Mestre de Blogs ficou um sentido abrangente, sedo o Mestre de qualquer tipo de blog. Essa pequena alteração na preposição tornou a URL disponível, e até mesmo para comprar um domínio.

O Mestre de Blogs nasceu no Blogger e ficou lá por um bom tempo. Enrico estava apostando alto em seu novo projeto, permanecendo nele como suporte por muito tempo. Mas o Blogger possui suas limitações, e Enrico precisava de mais recursos para expandi-lo. Então chegou a hora de migrar para o WordPress(.org) onde será sua nova casa.

Até o momento, tem sido uma nova porta para várias possibilidades e o desenvolvimento do blog. Com todo esse tempo se dedicando a pesquisar assuntos atualizados, o criador deste blog já adquiriu bastante experiência sobre o assunto, embora ainda não seja nenhum especialista. Este blog, enquanto existir, vai continuar caminhando e ajudando muitas pessoas a criarem seus blogs.

 

Experiência

Aprendi várias coisas com o Blogger. Ele me deu base para descobrir o outro lado da internet, que são os blogs. Mas passei a sair do básico para um lugar mais avançado como o WordPress, que me deu muito mais liberdade. A primeira vez sempre é mais difícil. Fiquei pensando na migração por muito tempo. Não sabia para que lado caminhar, algo como olhar para a esquerda e a direita ao mesmo tempo, e a pergunta mais conhecida dos blogueiros, não saia da minha cabeça: Blogger ou WordPress? Era uma decisão definitiva, e eu só pensava em vantagens e desvantagens.

Pagar um domínio e postar ilimitado no Blogger, mas permanecer dentro de suas limitações, ou pagar o domínio, mais uma hospedagem anual, migrando para o WordPress e ter uma liberdade maior de recursos? Só pude sentir a diferença aos poucos. No fim, decidi ir para o WordPress. Creio eu que não foi uma escolha tão ruim assim.

Fiquei muito preocupado com o público – Como o público vai reagir? Quanto tempo vai levar? – Era uma questão de paciência. Depois de uma semana tudo ficou concluído. Enquanto isso  fiquei fazendo perguntas e perguntas, para deixar claro para mim o que eu ia ganhar com a migração, os recursos, o que eu deveria tomar cuidado, enfim. – sinceramente, foi tenso – Mas só depois de tentar que aprendi.

Essa história que contei a você é verdade mesmo. Se Você quer fazer a migração para o WordPress, não fique desesperado, é claro que você irá sentir saudades da sua velha plataforma, mas vale muito a pena. Você não é o único que usará o WordPress, há ajuda em torno da web, vários sites explicando sobre essa plataforma.

Pesquise, procure ajuda, veja pessoas próximas a você que passaram pelo mesmo processo. Você também pode entrar em contato conosco e perguntar o que quiser na página Contato. Informe-se sobre planos de hospedagem, domínios, gastos que você terá ao longo dos anos. Tome cuidado com sites que abusam do seu dinheiro para hospedar no WordPress. Se você estiver dando seus primeiro passos, procure os planos mais simples.

 

Boa sorte!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *