blog gamer

Blog gamer faz sucesso?

É normal encontrarmos muitos gamers pelo YouTube ensinando como jogar diversos jogos de diversas plataformas. Mas será possível criar um blog de sucesso seguindo esse nicho? Será que o esforço valerá apena no futuro? Será possível ganhar dinheiro com esse nicho? Veja a seguir:

Concorrência no blog gamer?

Segundo estatísticas do Google AdWords, a concorrência desse nicho é baixa, porém muitas pessoas pesquisam tudo relacionado a jogos, podendo ser sua história, como passar de uma fase (jogos RPG), trilhas sonoras, baixar os jogos, melhores jogos, enfim, tem muita coisa. Veja no gráfico abaixo:

(Obs.: estas estatísticas são de cliques mensais) Minecraft segue em primeiro lugar como o mais pesquisado no Google. Esse jogo tem uma tendência de continuar assim até o final do ano, ou talvez mais tempo no topo das estatísticas. A boa notícia para você é que há muta procura desses jogos (está claro no gráfico acima) mas nem sempre as pessoas podem encontrar o que elas querem.

Se você elaborar uma estratégia para seu blog gamer, você poderá ter no futuro, um dos blogs mais consultados do Google. É claro que você terá trabalho até esse dia chegar, mas aproveite enquanto ainda há tempo, já que a concorrência desse nicho ainda é baixa para muita procura.

Quer alguns conselhos para criar seu blog com a estratégia certa? Veja abaixo alguns métodos eficazes que podem lhe ajudar:

O que seu público quer?

Você está começando o blog? Então ainda há tempo de pensar nisso. Entre nos seus blogs vizinhos (que seguem o mesmo nicho) e veja o que eles costumam fazer. Posts sobre lançamento de jogos, posts sobre a história de um jogo (como esse jogo foi criado e a história dentro do próprio jogo), jogos gratuitos disponíveis para baixar, jogos de PC, videogame e smartphone, jogos bombando no momento, empresas dos jogos e videogames, etc.

Ao estudar um pouco o que as pessoas mais procuram, você já terá dado o primeiro passo. Após ter estudado o assunto, é hora de olhar para o blog. Por onde você vai começar o blog? Já escolheu a plataforma? Já pensou no nome? Lembre-se que o nome não pode ser um nome esquisito, pois o nome deve ter relação com o nicho. Esse é a parte chata do processo, já que achar um nome que combine com seu blog é difícil, pois alguém já deve estar usando. Aqui você deve ser criativo e pensar em sua marca.

Faça o blog gamer

Não faça do seu blog apenas um blog, faça o blog gamer! Chame a atenção das pessoas com algo de diferente que você tem a oferecer. É importante você dominar o assunto que você vai trabalhar em seu blog, porque daqui para frente as coisas vão ficar puxadas. Goste do seu blog, AME seu blog, isso são coisas de longo prazo e você deve estar o tempo todo atualizando ele.

Aproveite ao máximo seu nicho para atrair um maior público-alvo. Não se esqueça que, embora seu blog prometa ser um sucesso no futuro, ele ainda não deixa de ser um blog, e precisa atender as regras do Google. Para saber o Google quer do seu blog, leia mais nestes artigos: Os serviços do Google que auxiliam os blogueiros – Conheça o sistema de busca do Google

Você também pode falar sobre outros assuntos relacionados. Por exemplo, para poder rodar um jogo pesado no computador, é necessário que ele tenha uma placa gráfica potente (quais?). Então você entra no assunto de Hardware dos computadores. Comece a falar de placa de vídeo, processadores, capacidade deles para suportar tais jogos, etc.

Já tem um blog gamer? Veja o que você pode fazer

Caso você já tenha um blog gamer, existem algumas possibilidades que você pode tomar. Como está indo seu blog? Ele tem alto tráfego? Tem domínio próprio? Se você respondeu ‘não’ para as perguntas acima, repense no nome do blog, caso ele seja algo muito específico, como: “suporte Minecraft” nesse caso, somente pessoas interessadas no assunto irão acessar seu blog. Mas, se você alterar para “suporte gamer” o seu público-alvo vai expandir, pois você oferecerá ajudar para pessoas que jogam Minecraft e outros jogos.

Se você fizer isso, compre em seguida o domínio “suportegamer.com” se estiver disponível, claro. O registro.br e UOLHOST verificam se o domínio está disponível e oferecem alguns planos para você. Se for necessário, altere seu logotipo. Em seguida, reveja as redes sociais e comece uma nova estratégia para seu blog.

Caso seu blog só precise de tráfego, e atende todos os itens acima, usar agregadores de links auxilia muito na divulgação. Além disso, veja a performance do seu blog. O que você precisará fazer para posicionar seu blog em primeiro lugar nas pesquisas do Google, além de outros erros que seu blog pode ter. Use o Google PageSpeed Insights e o GTmetrix. Eles analisam seu site e mostram uma pontuação, além de soluções úteis para melhorar o blog.

Ainda precisa de ajuda? Veja alguns links úteis abaixo para você que está começando o blog ou que precisa melhorá-lo:

Como criar um blog de sucesso

Cinco passos para ser um blogueiro de sucesso

Quanto é o investimento de um blog?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *