criar um blog de sucesso

Como criar um blog de sucesso

Criar um blog de sucesso pode não ser tarefa fácil, afinal exige tempo, esforço, dedicação, conhecimento e organização. Então, aprenda a fazer seu blog de qualidade, independente se você está começando ou se já o tem a um tempo. Estas dicas são garantia de que você vai conseguir resultados. Tudo o que você precisa saber para criar seu blog de acordo com suas preferências, serão trabalhados nos itens abaixo:

Como criar um blog de sucesso: Primeiro Passo

Você tem 3 opões sobre tipos de temas que você vai trabalhar. Por exemplo: se você for trabalhar com artigos, publicações em texto, você vai querer criar um blog.

Se você quiser trabalhar com imagens, caso você seja um fotógrafo, ou um artista, você vai criar um flog.

Caso você queira apresentar conteúdo para as pessoas de uma maneira dinâmica, com a criação de vídeos, você vai criar um vlog. Se você quer ser um Youtuber, preparamos um bom artigo para você: Youtubers: como fazer um vlog de sucesso.

Caso você queira criar uma loja virtual, você está criando um e-commerce. As dicas abaixo, servem tanto para quem quer criar um blog de sucesso quanto para outros assuntos.

Vamos começar da raiz de um blog: Por que devemos criar um blog de sucesso?

Antes de ter seu blog, faça essa pergunta a você mesmo, o que isso irá lhe beneficiar, conhecer esse mundo da blogosfera, conhecer outro blog de sucesso, e quando você estiver determinado a criar um blog após responder essa pergunta, você precisa responder a próxima:

Como você vai cuidar de seu blog?

Cuidar do blog não é apenas mantê-lo atualizado com frequência, mas também responder os comentários publicados pelos leitores em seu blog, estar atento aos comentários, compartilhamentos e curtidas nas redes sociais e escolher um template adequado para seu blog.

Além disso, estar atento no SEO (Search Engine Optimization) nos posicionamentos dos resultados de busca do Google, ao trafego do blog, e a relevância de cada post.

Como criar um blog de sucesso: Segundo Passo

É nessa parte onde vamos criar nosso nicho e começar a desenvolver o blog em uma plataforma. Do que você vai falar? Qual o nicho do seu blog? Escreva sobre assuntos que são do seu interesse, além de serem bastante procurados nas pesquisas do Google. Esse passo é fundamental para a criação do Blog de sucesso.

Quando você tiver seu nicho definido, você precisará pensar em qual plataforma hospedar seu blog. Existem diversos tipos de plataforma, se você estiver começando, é recomendado que você comece a criar seu blog em uma plataforma gratuita para aprender como essas coisas funcionam. Quando você estiver com maiores conhecimentos sobre plataformas de blog, você pode começar a fazer um investimento no seu projeto.

Esse investimento é como criar um domínio para seu blog de sucesso, pagar uma hospedagem profissional, fazer migrações para outra plataforma, enfim, tudo vai depender do quanto você estiver determinado a investir em seu blog. Plataformas gratuitas podem lhe levar ao resultado desejado, embora você não tenha muitos recursos, tudo o que vai determinar se as pessoas vão gostar do que você faz é o conteúdo.

Para criar excelentes conteúdos, você precisa aprender algumas técnicas ao escrever seu post. Seja o mestre das suas postagens e ganhe mais visitas dominando as palavras, dominando o texto, usando humor, usando títulos atraentes, imagens e seguindo conforme a regra da Língua Portuguesa que é criar Introdução – Desenvolvimento – Conclusão.

Existem outras técnicas para deixar o público curioso ao ler seu post que são melhorias simples como quebras de texto, interação com o público, e faça com que o leitor fique mais curioso com seu post colocando alguns links que fazem o interesse dele.

Ao longo do tempo, pode ser que você fique sem assunto para postar no blog. Esse tipo de coisa é muito comum acontecer caso seu blog seja um nicho muito específico. Nessas horas você pode ampliar mais o seu nicho pois assim isso poderá aumentar seu público-alvo, e consequentemente, mais trafego e mais chances de conseguir seu Blog de sucesso.

Tenha em mente que você precisa usar as imagens no seu post corretamente, pois não é qualquer imagem que o Google lhe trás nas pesquisas que você poderá usar. Essas imagens podem ter direitos autorais e você pode ser punido por isso. Pesquisando corretamente você poderá se safar desse problema. Veja o tutorial completo de como escapar dos direitos autorais das pesquisas.

Com o nicho e plataforma definidos, você precisa dar uma carinha para seu blog de sucesso. Essa carinha é o template. O template contém tudo e mais um pouco do que seu blog precisa.

O template é a estrutura do seu blog, é a forma de como as pessoas verão ele. O template precisa ser escolhido com cuidado, pois ele precisa estar relacionado com o nicho do blog. Dê preferência à templates mais limpos, pois isso agrada a leitura das pessoas.

Veja a fonte do texto, posicionamento dos Gadgets, o uso das cores, velocidade do carregamento da página, e outras coisas que podem comprometer seu blog. Use templates limpos e simples. Se preferir, você pode optar por templates premium.

Como criar um blog de sucesso: Terceiro Passo

Como seu blog de sucesso está se saindo? Já começou a fazer as primeiras postagens? Com certeza você precisará de uma organização da mesma para facilitar a procura de conteúdo quando alguém for visitar seu blog de sucesso. É para isso que servem as categorias e tags. Aprenda a usá-las corretamente e você trará mais rapidez ao achar conteúdo para os mecanismos de pesquisa e para o leitor de seu blog.

Não são somente as tags, mas vários outros recursos que fazem seu visitante ficar mais tempo no seu blog. Inserir Widgets, postagens relacionadas, caixa de busca e outras ferramentas úteis podem fazem com que o visitante explore mais seu blog de sucesso e o conheça melhor. Dessa forma ele poderá acompanhar mais suas atividades curtindo suas páginas nas redes sociais.

É importante cadastrar seu blog nas redes sociais porque é uma forma de seus leitores acompanharem você e seu blog. Tenha também um feed para que os mesmos possam assinar e receber novas atualizações do seu blog por e-mail. Para divulgar seu blog de sucesso você pode usar os agregadores de links que existem na internet. São vários deles e você precisa pelo menos, cadastrar seu blog em um deles.

Fazer Guest-post ajuda muito a divulgar seu trabalho, pois ao publicar um artigo em um outro blog de sucesso, pode te ajudar a ganhar mais relevância e mais reconhecimento de outros blogueiros. (Você está ficando valorizado! :o)

Seu blog pode ser bem visto quando falamos dos comentários. Quanto maior trafego no seu blog, mais chances de comentários haverá. Faça estratégias para as pessoas se destacarem no seu blog, como top comentaristas, responda os comentários, fale de assuntos polêmicos, etc.

Seu blog tem uma marca registrada? Um logotipo, um símbolo para que as pessoas possam entender que aquele cara é seu blog? Aprenda a fazer logos criativos com cores, símbolos e com editores de imagens profissionais. São ótimas ferramentas para desenvolver suas ideias e usar em seu template, Favicon e foto de perfil nas redes sociais.

Como criar um blog de sucesso: Quarto Passo

Os blogueiros iniciantes não aguentam o tranco e desistem do blog em menos de um mês de vida. A inspiração passou, a força de vontade acabou, e a falha bateu na porta. Não fique desanimado com seu blog depois de tê-lo começado. Por isso, é muito importante nessas horas de você ter escolhido o nicho certo que você quer trabalhar no seu blog, temas relevantes que você deveria ter analisado lá no início de tudo.

Manter o ritmo de postagem é só uma questão de organização do blogueiro e consciência de sucesso. Ser otimista nessas horas críticas poderá lhe trazer um futuro excelente. Algumas ferramentas do Google podem lhe ajudar, basta apenas você procurá-las e saber usá-las. Nosso maior companheiro nessas horas é o Google, ele é ótimo para ajudar a alcançar um blog de sucesso, mas também é um vilão para indexá-lo nas buscas.

Para ser blogueiro é necessário ser criativo, afinal a inovação dele é o que faz as pessoas continuarem seguindo o blog. Escrever aquelas postagens óbvias não chamará atenção do público, para isso, é necessário que você use assuntos mais abrangentes, mais polêmicos, mais buscados no Google, só assim você entrará no ritmo, superará outras pessoas famosas e poderá chegar ao blog de sucesso.

A falta dessa criatividade faz com que as pessoas copiem o conteúdo de outras, gerando plagio, dependendo de que outras pessoas pensem por elas, o que acaba sendo chato pois assim o mundo dos blogs não se desenvolve, todos os conteúdos são iguais porque são copiados e inspirados da mesma fonte. Por isso faça a seguinte pergunta: Vale apena “roubar” ideias?

Como criar um blog de sucesso: Quinto Passo

Nosso blog  já está estruturado, tem conteúdo, e sua força de vontade está de pé. Será? Alguns blogueiros comentem erros gravíssimos ao longo tempo. Porém, não se pode ignorar esses erros simples, são erros que podem ser corrigidos, mas que não podem voltar a serem cometidos. Mas podemos dizer que são erros comuns que muitos blogueiros cometem ou criar um blog, como não revisar o post, ignorar comentários, largar o blog entre muitos outros.

Não cometendo esses erros, você terá uma garantia de ter um maior progresso e, além disso, podemos conhecer outras coisas que nos levam ao sucesso. Quando temos um blog por um tempo, ele pode melhorar nossa experiência em geral, por exemplo: com a internet, a habilidade de fazer uma redação facilmente, melhorar nosso humor, e sempre ter ideias inovadoras.

Lembre-se: você não pode fazer do seu blog uma dor de cabeça! Nosso blog é para ser um momento de prazer em acessar, vontade de escrever e nunca querer desistir. Se você é daqueles blogueiros estressados, repense nas suas escolhas.

Blogs são nossa ferramenta de divulgar nossa ideia, de ajudar alguma pessoa com alguma informação, da mesma forma que você está lendo isto, afinal foi com este título e com este post que você está aprendendo a ter seu blog de sucesso, não é mesmo?

Quer um conselho? Para você que está com as portas fechadas, existe alguém que deixou um legado antes de partir. Conheça Algumas lições que podemos aprender com Steve Jobs. Se você está pensando em desistir, repense um pouco. Recomendamos que você leia estas duas publicações antes de realmente fechar as portas de seu trabalho: Por quê você vai desistir do seu blog? – Faça do seu blog a ponte do sucesso

Quando estamos caminhando bem com nosso blog, uma coisa importante que você deveria fazer é mostrar sua identidade para seus leitores. Certas pessoas são tímidas ou pensam de uma forma negativa quando a questão é mostrar seu rosto para as pessoas que comentam no blog.

Seja você mesmo e coloque uma foto sua para mostrar que aquele blog de sucesso é seu, você é o proprietário dele, caso você trabalhe com mais de uma pessoa, faça uma página especial no seu blog mostrando toda a equipe do blog. É sempre bom colocar uma pequena biografia de cada um na página para os leitores conhecerem que é que eles estão seguindo.

Como criar um blog de sucesso: Sexto Passo

Quem vai me achar? Quem vai me procurar? É nessa hora que vamos começar a falar sobre SEO. O nosso blog de sucesso é obrigado a obter uma estratégia de busca para que o gigante das buscas possa nos encontrar. Caso seu blog seja do Blogger, existe uma ferramente muito útil que criar um código para você inserir no código fonte do seu HTML. Acesse essa ferramenta clicando aqui.

Se seu blog não for dessa plataforma, ou mesmo sendo, você precisa cadastrar seu blog na raiz de tudo. Pense: os mecanismos de busca (Google, Yahoo, Bing) não funcionam selecionando site por site até encontrarem aquilo que você buscou. Para essas ferramentas serem rápidas com suas buscas elas precisam de um banco de dados organizado por categorias para trazer a informação mais rapidamente. É por isso que quando buscamos por alguma informação, os motores de busca são tão precisos e nos trazem uma lista de sites em milissegundos.

A fonte de consulta dos mecanismos de busca é o dmoz. Você precisa cadastrar seu site no dmoz para que seu blog seja indexado mais rapidamente e facilmente em primeiro lugar nas pesquisas. O dmoz é simples e tem uma interface cheia de informações. É nesse lugar a raiz de todas as fontes utilizadas pelos mecanismos de busca.

Outra ferramenta além do dmoz é o Google Webmasters. Todos os problemas com seu blog serão analisados pelo Webmasters, e quando você corrigir os erros do seu blog (se houver) seu blog será indexado mais facilmente.

Fique atento aos links quebrados no seu blog. Links quebrados podem tirar a relevância do seu blog de sucesso nas pesquisas. Os links quebrados são links que quando as pessoas clicam elas são redirecionadas para páginas que não existem (erro 404).

Quando pegamos uma referência de uma página da web, ela pode ter servido como referência no momento da publicação, mas meses depois ela pode ter sido removida por algum motivo. Fique atento a esses links, quando eles estiverem quebrados remova-os ou procure pelo site fonte caso ele tenha mudado o link.

Como criar um blog de sucesso: Sétimo Passo

Os dois últimos testes que você deve fazer é em relação à potencia de seu blog de sucesso e a sua persistência. São esses testes que farão o seu blog de sucesso! A sua persistência é posta a prova à longo prazo, afinal, blogs são planejamentos que devemos entender que serão à longo prazo, sua persistência em melhorar ele será com o tempo.

Já o seu blog de sucesso pode ser avaliado pelo site do link acima. Você apenas coloca o URL do seu blog e ele fará uma análise profunda de cada detalhe do seu blog. Depois ele exibirá os resultados e lhe dirá o que está bom e o que precisa melhorar. Porém, o site lhe permite fazer uma análise por semana pelo teste gratuito. No final ele classificará a relevância do seu blog de 0 a 100 pontos.

E aí gostou? Deixe seu comentário abaixo e conte-nos se essa matéria ajudou você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *