Como otimizar o blog #MelhorManeira

Ultimamente, a pressão para se ter um blog extremamente otimizado para os mecanismos de busca e para a melhor experiência dos usuários, é motivo de preocupação de muitos blogueiros. Após estudar um pouco sobre o assunto, descobri que a questão de otimizar o blog varia muito de acordo com a necessidade de cada blogueiro, pois mesmos os blogs mais bem sucedidos da internet não tem a melhor otimização, segundo o que é cobrado em algumas classificações dos blogs. Veja abaixo uma lista sobre o que você deve e não deve fazer para otimizar seu blog:

  • Plugins não são a solução final

Você cria seu blog com WordPress? Apenas fique de olho com algumas coisas. Embora a plataforma ofereça muitos benefícios para ser hospedado um blog, além de vários recursos e outras oportunidades, esta é uma plataforma pesada e passa uma certa lentidão ao ser processado, isso causa um maior tempo de carregamento, mesmo que seja de milissegundos. Colocar mais plugins para correção de menos tempo e mais velocidade, podem causar mais prejuízo do que o próprio recurso oferece.

Claro que existem muitos plugins que valem a pena ser usados, mas existem outros que são muito pesados pela extensa quantidade de recursos. Um deles é o Jetpack. É um bom plugin pois oferece milhares de ferramentas, mas também é muito pesado. Um blog WordPress pode ser construído com apenas 10 plugins básicos. Uma lista de recomendação de plugins que você pode usar em seu blog são os da lista abaixo:

  • P3 Plugin Profiler: Mostra um gráfico com os plugins mais pesados do seu blog e outras otimizações
  • Yoast SEO: Turbina o SEO do seu blog com uma classificação em cada postagem e um painel próprio para o blog
  • WP Smush: Reduz o tamanho da imagem de seu blog inteiro para que possa ser rapidamente carregado
  • Cache Enabler: Otimiza o cache do blog para uma melhor experiência de navegação
  • Broken Link Checker: Verifica links inválidos no seu blog e os corrige removendo-os. Sempre envia mensagem no seu e-mail sobre novos links quebrados.
  • AJAX Thumbnail Rebuild: Adéqua as imagens que você envia ao blog no tamanho da miniatura, para que a página não seja carregada com o peso extra, aumentando a velocidade de carregamento

Com estes plugins listados acima, seu blog WordPress poderá ter uma melhor experiência de navegação. É lógico que cada design possui suas necessidades de plugins, fora aqueles que você usa para Newsletter, botões de compartilhamento, e outros afins. É importante dizer novamente que, quanto menos plugins houver em seu blog, melhor. Porém, alguns são essenciais e devem estar presentes.

  • Teste a potência do seu blog

Ferramentas como Pingdom, GTmetrix e Google PageSpeed Insights avaliam o blog e classificam com uma dada pontuação. Mesmos blogs populares na internet, com alto tráfego diário, não conseguem atingir a pontuação 100/100 no Insights, ou pelo menos é muito difícil de se ver um blog perfeito. Mas nem por isso deixam de ser bem posicionados nos resultados de busca do nicho relacionado. A média de um blog é pelo menos conseguir alcançar mais de 70 pontos na versão desktop e mais de 60 na versão mobile.

Caso a pontuação do seu blog esteja muito baixa, reveja o que pode estar causando tanto problema. Geralmente, excesso de CSS e JavaScript em uma página só pode causar lentidão, muitas imagens de alta resolução e não otimizadas, efeitos de texto e imagem ao carregar a página, o design do blog é muito pesado, entre outras possibilidades. Lembre-se de ler as recomendações que os sites te dão para corrigir e melhorar ao máximo seu blog. Quanto mais limpa a interface do blog, menos problemas você terá para otimizar, e saiba que é muito difícil corrigir todos os problemas que aparecem no blog. Não preocupe-se em tornar seu blog perfeito para o SEO apenas. Lembre-se de que você tem leitores que acessam seu blog para ver suas matérias

 

  • É você que posiciona seu blog no Google

Procurar para que os plugins resolvam os problemas de SEO do blog é fácil. Mas e aquelas imagens sem a tag ‘Alt’ tão importante ser colocada? E aqueles posts sem links ou que precisam ser revisados por causa de erros gramaticais? Não se esqueça de que as pessoas fazem parte dos acessos do seu blog, e quanto mais trafego seu blog recebe, mais as chances do Google te indexar de novo nas próximas pesquisas. Basta você oferecer a melhor experiência de navegação para o visitante e sempre se preocupando com os conteúdos que você publica com certa frequência no seu blog. Para dirigir no trânsito não precisamos ficar atentos 360° a nossa volta? no blog precisamos ficar atentos 360º sobre como dirigimos ele no conteúdo, design, SEO, organização, comentários, tráfego, etc.

 

links úteis:

Seja o mestre da postagem e conquiste visitas

Diminua a taxa de rejeição do seu site

Saiba a hora certa para mudar o template do seu blog

Seu blog está sujo? Limpe-o após entender este post
Ganhar dinheiro com a internet? #SãoParaPoucos

Enrico Prenholato

Com paixão pela tecnologia e compartilhamento de informação idealizou a criação desse blog. Seu objetivo é compartilhar suas experiências de forma simples e didática aos seus leitores. Profissionalmente realizou cursos de informática, Hardware, Inglês e TI.