Deixe o público curioso melhorando seu post

Como autor, você deve chamar a atenção do seu leitor para ler os artigos que você publica, então, dependendo da forma que você escreve esses artigos, pode deixar o leitor mais curioso para ler o que você escreveu. Existem algumas técnicas especiais para criar uma postagem com título e conteúdo extremamente interessante ao visitante. Essas técnicas você acompanha abaixo:

 Técnica 1 – Quebra de texto

Para cada novo tópico que você iniciar, faça uma quebra de texto. A quebra de texto é importante para deixar o leitor confortável na leitura. Se você deixar as informações todas juntas num parágrafo ou num só tópico, deixará cansativo a leitura e o visitante vai embora. veja no exemplo abaixo:

 

Perceba que o paragrafo acima está muito extenso. Se um leitor tiver que ler esse tipo de texto para entender o que ele procura saber, certamente muitos desistiriam. Os leitores gostam de textos com mais divisões, e a informação passada em poucas linhas. (Essas é a técnica 6)

Técnica 2 – Interaja com o público

Se você está lendo este post é porque você leu o título dele e ficou curioso, não é mesmo? Então, você clicou no link para saber mais sobre técnicas para deixar seu leitor curioso. Isso significa que a interação funcionou.

Na frase anterior, as palavras “você” e “não é mesmo” são uma interação entre o autor e o leitor. “você” dá uma sensação de exclusividade. É você e mais ninguém. “Não é mesmo” é a pergunta que reforça a interação: admita, você ficou curioso para ler este texto. Esse tipo de interação mexe bastante com as pessoas, você com certeza vai ganhar bastante comentários fazendo interações com o seu público.

 

Técnica 3 – Não faça o leitor decifrar o que você escreveu

Use palavras simples, ninguém é obrigado a adivinhar  o que você escreveu. Por isso, não use palavras formais, rebuscadas, escreva seu texto com palavras simples, de fácil entendimento.

Quando você usa palavras rebuscadas, o texto fica chato, o leitor não entende nada, e consequentemente o leitor desiste de continuar lendo. Não complique as coisas, palavras simples facilitam tanto para o entendimento do leitor, quanto para você escrevê-las no seu texto.

 

Técnica 4 – Use imagens

Imagens são fundamentais para ilustrar o seu post. Assim, aquela imagem será memorizada pelos leitores, então, eles associarão o conteúdo do post com a imagem que representa ele. É uma forma mais fácil de fazer o seu público lembrar das suas publicações.

A imagem é a face do seu texto, ela dá uma aparência, deixa o texto mais vivo e com mais cores. Além disso, a imagem também pode chamar a atenção do leitor, principalmente se ela tiver uma grande relação com o título, o que fará com que a pessoa clique para ler o que foi publicado.

Não deixe seu texto sem imagem, elas são muito importantes para dar essa “face” no seu texto. No mínimo, use uma imagem por publicação. As imagens que eu uso para ilustrar os meus posts ficam no Pixabay. é um site de imagens gratuitas e de alta qualidade. Vale apena conferir.

 

Técnica 5 – Faça seu leitor ter fome por conteúdo

Se você é daquelas pessoas que devora um livro de suspense em uma noite, ou conhece alguém assim, sabe muito bem o que é ser louco por leitura.

Como assim, “fome por conteúdo”?

Nós vimos na técnica 2, para interagir com o público através de perguntas, e usando o “você” para fazer o leitor se sentir exclusivo. Agora, imagine você escrevendo aqueles livros de suspense ou de ficção científica e interagindo com o leitor. Com certeza seu público seria desesperado para ler cada vez mais suas publicações. Mas como fazer o leitor ter fome por conteúdo?

  1. Faça listas: quando você usa listas, você deixa o leitor curioso para ler o que vem a seguir. O leitor vai sentir necessidade de ler esses tópicos na lista porque ele quer saber as informações contidas nela. Além disso, nas listas você deve ser objetivo com as informações.
  2. Use subtítulos e títulos secundários: como já explicado na técnica 1, você deve fazer as quebras de texto e usar subtítulos para cada nova informação que você começar.
  3. Destaque as informações no texto: Usar negrito, itálico e sublinhado são ferramentas que ajudam muito a deixar o post mais bonito, deixando o visitante com vontade ler mais e mais. Mas você também não deve exagerar nesses recursos.
  4. Use citações e frases inteligentes: deixar o leitor pensativo com frases para reflexão é muito importante. Isso ajuda a ganhar mais comentários no futuro.
  5. Não se esqueça dos links: É importante você manter o foco no texto que está desenvolvendo. Mas, se você tocar em um assunto que tem relação com o tema, mas toma outro foco, use links para redirecionar o leitor para outra postagem que você tenha publicado. Assim, o visitante passará a navegar mais no seu blog se estiver interessado em conhecer os assuntos relacionados.

 

 Técnica 6 – Escreva sentenças curtas

Se você passar as informações para o leitor em poucas linhas, você passa a sensação de leitura rápida. Assim, quando o leitor se der conta, ele terá lido todo o seu post. tente não passar de mais de 4 ou 5 linhas por parágrafo.

Da mesma forma que foi passado na técnica 1, faça quebras de texto. divida o texto em mais tópicos para cada nova informação. Não importa o tamanho do post, preocupe-se em fazer o leitor ler cada linha que você escrever. É por isso que a interação com o público é importante.

 

Técnica 7 – Use palavras de transição

Palavras de transição são palavras que unem duas ideias em uma única sentença. Veja alguns exemplos:

  • Você quer ter aquele carro, mas não tem dinheiro para comprá-lo.
  • Faça seu dever de casa, senão você não irá brincar hoje.
  • O computador dele quebrou. Logo, ele comprou um novo.
  • Ele só tinha dinheiro para comprar uma televisão: ou ele levava a televisão X ou ele levava a Y.
  • Ela precisava vestir um casaco, afinal estava muito frio.

Existem outros tipos de palavras de transição, depende apenas da maneira como você as utiliza. Elas são bem úteis para prender a atenção do leitor no texto, fazendo ele querer ler o que vem depois.

 

Técnica 8 – esclareça o conteúdo

Ao escrever um texto, além de você ser claro e objetivo, você deve esclarecer o que está sendo passado para o leitor. Se as pessoas ficarem confusas com o que está sendo passado, ou criarem objeções, você dará adeus ao seu blog.

Não pode, de modo algum, o conteúdo não ficar esclarecido. Você deve matar objeções. Por exemplo:

  • Tome cuidado ao dar ração para seu animal, mesmo que a marca seja confiável.
  • Não ouça música muito alta, mesmo que ela seja sua favorita.
  • Sempre olhe a validade dos produtos, mesmo que sejam de um super-mercado.

A sentença “mesmo que” é muito importante para matar objeções. Essa sentença vai lhe auxiliar muito ao esclarecer um texto.

 

Técnica 9 – evite repetições

Ninguém gosta de um texto com palavras repetidas o tempo todo. O texto fica chato e cansativo de se ler. Procure alternativas sempre que possível. Veja um exemplo:

Perceba que as palavras “eles”, “foram” e “depois” apareceram várias vezes. Tente evitar fazer esse tipo de coisa, busque palavras alternativas a “eles”, “foram” e “depois”. Veja como fica o mesmo texto sem tantas repetições:

Viu como ficou bem melhor? o texto continua o mesmo que o anterior, mas dessa vez, não está cansativo. Tudo o que mudou foram as palavras repetitivas, que foram substituídas por outras, mas o texto permaneceu o mesmo.

 

Técnica 10 – Revisão

Revisar o que você escreveu é necessário, porque um artigo com erros de ortografia, concordância verbal, linha de raciocínio interrompida (por algum motivo você esqueceu de fechar a ideia antes de ir para o próximo tópico).

Faça a revisão com calma, texto com erros de ortografia fazem seu post perder qualidade. As vezes acontece de escapar e cometermos um erro e não percebemos. Não deixe esse erro passar desapercebido na revisão. (sinceramente eu me distraio em certos momentos e acabo me perdendo, por isso, a revisão é necessária. Eu faço duas  vezes a revisão para garantir  que não passou nenhum erro)

Recomendo que você faça sempre duas revisões, da seguinte forma:

Ao terminar de escrever seu post, faça uma revisão normalmente, lendo da primeira a ultima palavra. Publique. No dia seguinte revise novamente o artigo, você provavelmente alterará alguma coisa.

 

Finalizando…

Com essas 10 dicas apresentadas acima, podemos garantir um post de boa qualidade. Se você quiser mais dicas para publicar um artigo cada vez melhor acesse: Seja o mestre da postagem e conquiste visitas – Erros de português que fazem seu post perder qualidade

Gostou deste post? Então compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário!

Veja também:

Saiba como funciona um feed
8 truques para manter seu leitor mais tempo no blog

Enrico Prenholato

Com paixão pela tecnologia e compartilhamento de informação idealizou a criação desse blog. Seu objetivo é compartilhar suas experiências de forma simples e didática aos seus leitores. Profissionalmente realizou cursos de informática, Hardware, Inglês e TI.

  • Gabriel

    Muito bom esse post, acho que todos os blogueiros deveriam ler.

  • Maciel Fernando

    Parabéns, precisa de uma continuação!

  • Nossa show de bola esta postagem, anotei tudo e vou usar no meu site com certeza! Parabéns pelo site!