Qual tipo de impressora escolher e o seu impacto ambiental

Muitas vezes quando uma pessoa vai comprar uma impressora, fica na dúvida, para saber qual tipo de impressora ela deve comprar. É exatamente isso que você lerá aqui. Vamos esclarecer as principais dúvidas na hora de comprar um impressora de qualidade, e se o custo-benefício vale a pena. Sem mencionar a economia de papel e tinta na hora de imprimir um trabalho importante.

 É verdade que precisamos muito de uma impressora em casa ou no escritório para imprimir nossos projetos e trabalhos escolares. Mas também, árvore não é fábrica de papel. Tudo tem um limite. Tudo tem que ter um controle. É claro que não podemos parar com isso totalmente, mas podemos minimizar os excessos de produção de papel no mundo. Se você ainda não sabe, para se produzir papel também é necessário o uso da água. Para cada folha de papel sulfite A4, são necessários 10 litros de água.

Imagine, o Brasil, com aproximadamente 7 milhões de alunos matriculados no Ensino Médio, a água consumida para fabricar 100 folhas de papel sulfite A4 para cada um desses alunos seria suficiente para encher quase 2.700 piscinas olímpicas, água suficiente para saciar a sede de toda população da China durante três dias. Lembrando que esse exemplo representa o gasto de água na fabricação apenas do papel, e para apenas o ensino médio. Imagine o que se gasta se somar todos os alunos do mundo!

Se cada um passasse a usar a frente e o verso do papel, evitando gastar assim, 50 folhas ao ano, seria possível economizar o equivalente a mais de 1.340 piscinas olímpicas cheias de água, suficiente para abastecer todos os habitantes da Índia, um dos países mais populosos do mundo, durante dois dias. Ou seja, além de economizar papel, estamos também economizando árvores, água e na sobrevivência dos animais.

Agora que você tem a noção da importância de economizar papel, vamos entender os dois tipos de impressora que podemos ter em casa: a impressora laser, e a de jato de tinta.

Jato de tinta: como e onde utilizar

Se você não costuma imprimir muitas folhas, são poucas pessoas que a utilizam, o ideal é usar a impressora jato de tinta, tem uma boa qualidade, e você tem a opção de imprimir seu trabalho, foto, ou outro projeto todo colorido, sendo que, a impressora é pequena, leve de carregar, simples de usar, e simples de instalar no computador. Essa impressora é a mais recomendada para usos domésticos.

Laser: como e onde utilizar

Se você costuma utilizar muitas folhas, não pode perder muito tempo, a impressora a laser é a melhor para esse serviço. A impressora é muito econômica no cartucho, e muito rápida para imprimir. Ela funciona como uma fotocopiadora, que utiliza um pó muito fino, chamado de tonner, e a partir desse pó, após ser estimulado por meio do laser, as imagens acabam sendo fixadas no papel através do calor e também pela pressão. A qualidade costuma ser superior se comparada a impressora de jato de tinta. O problema dessa impressora, é que é muito difícil você encontrar uma que imprima colorido. Ela apenas imprime preto e branco, com um cartucho muito grande, além de ela ser muito pesada.

Seu cartucho e sua manutenção, são bem caros, mais caros que se comparados com uma jato de tinta. Porém, como já foi mencionado antes, ela é bem econômica para imprimir, gastando pouquíssima quantidade do cartucho, e imprimindo até 3.000 páginas.

 

 

Fontes:

WWF Brasil

Oficina da net.com.br

Dica SEO - Palavra-Chave
Armazene seus arquivos na nuvem, e salve seus trabalhos

Enrico Prenholato

Com paixão pela tecnologia e compartilhamento de informação idealizou a criação desse blog. Seu objetivo é compartilhar suas experiências de forma simples e didática aos seus leitores. Profissionalmente realizou cursos de informática, Hardware, Inglês e TI.