Dica SEO – Palavra-Chave

Você já parou para pensar, de como o Google encontra seu site/blog? Pois bem, é o que vamos discutir hoje. Mas não apenas o Google, qualquer outro site de busca se baseia na Palavra-chave. É por ela que os sistemas de busca podem perceber que tipo de busca você está fazendo, para lhe mostrar o resultado mais apropriado para a sua pesquisa.

Definindo o que é palavra-chave:

Vamos usar um exemplo: Você vai no Google, e lá você digita “mouse”. Quando você pesquisar, o site vai atrás de todas as páginas que possuam o nome “mouse”. E nesse resultado, você terá imagens de vários tipos de mouse, sites que vedem mouse, notícias de lançamentos e recursos do mouse, e anúncios relacionados com mouse. Então “mouse” foi uma palavra-chave que você utilizou em sua busca.

Como o Google classifica uma página como relevante na pesquisa?

Simples, ele apenas “vê” qual página contém o maior número de repetições da palavra-chave digitada. Então se em uma página a palavra “mouse” contém 19 repetições, sabendo que na página, o número total de palavras é de 100, então ele pode considerar a sua página relevante. Mas atenção! não vá repetir a palavra-chave diversas vezes no seu texto, se não ele perderá a qualidade. Resumindo: você perderá visitas.

Portanto, quanto mais a palavra-chave repetir num texto, mais chances tem de o Google classificar sua página como relevante.

Porque a palavra-chave é importante?

A palavra-chave está dizendo aos buscadores o que é a sua página. Quando você utiliza “mouse” como palavra-chave, você está dizendo aos buscadores que a sua página está falando sobre “mouse”, ao invés de pesca, brinquedos, acessórios, etc. Assim, os buscadores entenderão sobre qual o assunto da sua página, para quando serem indexados na pesquisa, serem indexados na busca correta, e você ganha visitas.

Como eu devo usar a palavra-chave?

Quando você for escrever um artigo novo, procure usar a palavra chave no título, no endereço para seu artigo, na introdução, e em todo o desenvolvimento do seu post.

  •  Você deve usar a palavra-chave do seu artigo no título, porque chamará a atenção do usuário que está navegando na pesquisa, incentivando o clique.
  • No endereço porque irá reforçar para os buscadores o assunto do seu post.
  • Na introdução, porque como toda introdução, serve como uma descrição do título. Os buscadores também leem sua introdução, por isso, vão classificar seu artigo como sendo relevante ou não, e sua posição na pesquisa vai mudando.
  • No desenvolvimento,  para os buscadores diferenciar se sua página é relevante ou não.

 

Usar tags também podem reforçar seu artigo para as pesquisas, apesar de não ser muito útil para os buscadores (pois eles “leem” o título, o URL do seu post, a introdução, mas dificilmente as tags). Mas isso não quer dizer que você deve parar de usá-las. As tags são excelentes ferramentas para o usuário que está navegando em seu site. Assim ele pode ver todos os tipos de assunto que seu blog fala, fazendo com que ele navegue mais em seu blog.

Lições que podemos aprender com Steve Jobs
Qual tipo de impressora escolher e o seu impacto ambiental

Enrico Prenholato

Com paixão pela tecnologia e compartilhamento de informação idealizou a criação desse blog. Seu objetivo é compartilhar suas experiências de forma simples e didática aos seus leitores. Profissionalmente realizou cursos de informática, Hardware, Inglês e TI.