Diminua a taxa de rejeição do seu site

Não pense que só pelo nome “taxa de rejeição” isso seja um imposto ou algo para pagar, pois isto está totalmente equivocado. A taxa de rejeição está presente em todos os sites, pois isso, não passa de uma estatística que pode ser analisada por um gráfico específico. Ferramentas como o Google Analytics podem lhe oferecer esses dados. É importante você sempre estar de olho na taxa de rejeição, pois sempre que ela estiver mais próxima de zero, melhor. Veja abaixo algumas dicas de como reduzir a taxa de rejeição:

O que é?

Em termos gerais, a taxa de rejeição é uma estatística que cresce quando um usuário visita seu site, lê o conteúdo que queria e vai embora. Porém, a taxa de rejeição diminui, quando este usuário passa a interagir com ele, navegando em outras páginas e acessando outros conteúdos. Considere que quanto menor a taxa de rejeição, melhor para seu site. As informações mostradas por esta taxa, significam o quanto o seu blog pode ser atraente ou não para alguém.

Como é?

A análise dessa taxa mostra o quanto seu blog/site pode ser interessante para que alguém navegue nele. Por exemplo, não importa se seu blog tenha 100.000 visitas diárias, se a taxa de rejeição desse blog for maior que 70%. Ou seja, apenas 30.000 pessoas estariam realmente interessadas em navegar no blog. Se o seu blog se encaixa no exemplo anterior, você pode estar com grandes problemas.

Para a taxa de rejeição aumentar ou diminuir, tudo vai depender de como está seu blog para o visitante. Por exemplo, se a aparência do seu blog for muito desagradável, antiga, exibições de widgets desnecessários, e o texto mal elaborado, é o suficiente para alguém entrar e sair sem fazer muito esforço. Mesmo que um dos itens anteriores esteja individualmente sendo exibido em seu blog, também pode fazer alguém desistir e nunca mais voltar para seu blog. Por isso, para agradar alguém, a aparência deve ser amigável com o leitor.

Outros motivos que podem fazer seu visitante ir embora, é um post mal elaborado, sem links ou postagens relacionadas ausentes. Além disso, blogs de notícias podem ter facilmente alta taxa de rejeição, pois notícias são conteúdos que devem ser atualizados constantemente, já as notícias passadas, velhas, ainda ficam armazenadas no seu blog. Quando alguém que nunca viu seu blog ver esta notícia velha na internet, não clicará no link, ou irá embora do blog, pois isto não interessará em nada ao visitante. Se você quiser algumas dicas para desenvolver um post melhor visite: Deixe o público curioso melhorando seu post e Seja o mestre da postagem e conquiste visitas

Livre-se da taxa de rejeição

O primeiro passo é criar uma estratégia. Veja o que os visitantes fazem em seu blog, esteja sempre de olhos nos comentários e principalmente nas estatísticas. Modernize seu blog, deixe o conteúdo simples e objetivo, de fácil acesso. Na postagem, coloque links que direcionem para outras postagens, e deixe um plug-in (WordPress) ou um widget HTML/Javascript (Blogger) para postagens relacionadas no final dos posts. Anúncios devem ser reposicionados, afinal eles direcionarão o leitor para a outra página, deixando seu blog sozinho outra vez.

Deixe seu blog conectado, coloque links que possam interessar o leitor para visitar mais tarde, faça postagens que prendam a atenção, use imagens e cores. Não se esqueça das redes sociais! Toda a interação do seu blog deve manter os visitantes explorando tudo o que há nele.

Caso existam notícias em seu blog, tenha muito cuidado, pois as notícias vem de fontes de outros sites maiores, coisas que as pessoas já devem estar sabendo. Não faça uma postagem colocando simplesmente a notícia, pois quando o tempo passar, a notícia vai ficar velha e sua taxa de rejeição vai subir outra vez. Utilize esta e outras notícias como parte de um argumento de uma postagem em seu blog. Assim, você não estará desperdiçando seu tempo, pois você estará criando uma postagem sobre um tema, e a notícia fará parte dele. Então mesmo que o tempo passe e a notícia fique velha, seus argumentos na postagem poderão ser usados para um eventual debate, retomar o que havia acontecido e entre outros motivos.

Existem outras postagens neste blog que poderão lhe ajudar a diminuir a taxa de rejeição: Link quebrado: Veja como isso prejudica seu blog // Saiba a hora certa para mudar o template do seu blog // 8 truques para manter seu leitor mais tempo no blog

Veja também:

Redes sociais: É necessário estar em todas?
[Guest post] Como criar seu blog de viagens

Enrico Prenholato

Com paixão pela tecnologia e compartilhamento de informação idealizou a criação desse blog. Seu objetivo é compartilhar suas experiências de forma simples e didática aos seus leitores. Profissionalmente realizou cursos de informática, Hardware, Inglês e TI.