Erros comuns que muitos blogueiros cometem

Todo mundo pode cometer erro de vez em quando, e os blogueiros não são uma exceção. existem erros que os blogueiros cometem que são muito comuns na maioria os casos. O prolema é que esses erros podem interferir no tráfego no blog e no seu desempenho. É recomendado, para ter um bom tráfego no blog, que o blogueiro poste todos os dias, ou se não alterne, dia sim e dia não. Conheça esses erros que você pode cometer com seu blog e como corrigi-los:

 

1 – Ignorar comentários

O blog recebe comentários e o autor responsável pelo post não interage com os leitores. Esses é dos maiores erros que um blogueiro pode cometer. Responder aos comentários, ainda que seja “obrigado por comentar” já é o suficiente para motivar o leitor a continuar comentando no seu blog para receber suas repostas.

Pois é isso que alguém quer receber quando comenta: uma resposta, a atenção do autor. A não resposta ao comentário do leitor, vai deixá-lo insatisfeito, e ele pensará que você está o ignorando. Isso causa perda de comentários no blog, o que pode perder tráfego também.

 

2- Não revisar o post

É claro que as vezes escapa uma letra, ou se não tem outra atrapalhando, ou até falta uma palavra. É mais do que recomendado, é necessário revisar o post antes de publicar.

Quando revisar seu post, você deve transformar-se em um leitor, e passar a criticar o próprio post, corrigir as palavras, ver se a frase está fazendo sentido, se o tema principal saiu do foco (o que não pode acontecer em hipótese alguma, caso o tema seja aprofundado, e novos assuntos podem ser abordados, e esses assuntos estão publicados em seu blog, coloque links em seu post, pois se o leitor se interessar no tema e quiser se aprofundar no assunto, ele vai clicar no link e ler mais no seu blog).

Não esquecer de checar as referencias, pois como elas ficam por ultimo, as pessoas esquecem desse importante item, caso você tenha pesquisado pela internet e retirado de sites/livros.

 

3- Largar o blog

Existe duas formas de uma pessoas largar o blog: Ou ela simplesmente esquece que ele existe, ou não tem tempo suficiente para cuidar dele, ainda que seja entrar uma vez por semana.

Quando uma pessoa larga o blog definitivamente, isso pode gerar problemas para outras pessoas no futuro que querem usar o mesmo nome que o seu. O que mais chato é quando uma pessoa quer dar iniciativa em um blog, ela pensa em um nome criativo, mas esse nome já existe, já está sendo usado por outra pessoa.

Depois essa pessoa vai pesquisar esse nome no Google, acha o blog que já tem o nome, mas ao visitá-lo, ele está abandonado, sua ultima postagem foi feita 10 anos atrás, mas ainda está vivo no Google.

Isso é muito desanimador. O dono que escolheu o nome para seu blog antes que você, mas em seguida planeja abandoná-lo, é melhor que exclua o blog definitivamente ou transfira para outra pessoa para não dar problemas para outras pessoas no futuro.

 

4- Não ser criativo

É proibido criar blog sem ter criatividade. Se você não tem algo que seja original de você, e apenas copie conteúdo pela internet, seu blog é considerado ilegal, pois você pratica o plágio.

O plágio é copiar totalmente e desrespeitar os direitos autorais de outra pessoa. Em outras palavras, é como comprar um filme pirata. Por enquanto, pirataria não é proibido no Brasil, mas o Plágio sim.

Entenda caro leitor, você pode falar do mesmo assunto que vários outros blogs na blogosfera, mas isso não justifica que você não pode criar um blog diferente, ou que você tenha copiar conteúdo de outra pessoa: É possível ser diferente mesmo usando o mesmo nicho de outros blogs!

 

5- Conteúdo é rei absoluto

O conteúdo é o imperador do blog sem exceção; sem ele seu blog não tem nada se não atração pela boa aparência. Nesse tópico, o erro mais comum que um blogueiro comete é a má frequência de postar no blog. Um blogueiro deve postar em seu blog pelo menos uma vez por semana, no mínimo.

Existem os coitados que querem ter um blog, mas a rotina é muito apertada, então o jeito é postar no blog nos finais de semana – E não vem com histórias de que está cansado, pois essa desculpa os leitores não perdoam. – Um blog é compromisso de longo prazo,  você criou, agora você vai cuidar.

Estabeleça uma rotina, um horário de descanso, um horário para cuidar de você mesmo, e separe uma hora, no mínimo, para escrever no seu blog uma vez por semana. Se você tiver mais tempo, ótimo, poste um artigo por dia, ou se não tiver tempo, você pode usar o recurso de programar uma postagem.

 

6- Faça uma postagem de qualidade, mas não muito longa

Postagens interessantes vão chamar a atenção do leitor, pois ele vai pensar “nossa! esse cara se aprofundou no tema, olha o tamanho desse post!” No começo ele começa a ler, mas ele vai ficando cansado com o tempo, e começa a pular partes do post, e ler apenas as partes principais, as mais importantes que ele precisa saber sobre o tema.

Isso é assim com a maioria dos brasileiros, alguns são preguiçosos de ler até o fim. Por isso, faça postagem separadas e coloque os links entre elas para o leitor caso ele queira ler mais.

 

Se você conseguir resolver esses seis problemas, seu rendimento em postar no blog será muito maior, pois mais pessoas vão ler seu post, e isso aumentará o trafego no seu blog.

Veja também:

SEO completo para Blogger
Não fique sem assunto para postar no blog

Enrico Prenholato

Com paixão pela tecnologia e compartilhamento de informação idealizou a criação desse blog. Seu objetivo é compartilhar suas experiências de forma simples e didática aos seus leitores. Profissionalmente realizou cursos de informática, Hardware, Inglês e TI.