Escolha um template adequado para seu blog

A pior coisa que se pode ter em um blog, é fazer o leitor esperar no carregamento de seu blog. Ninguém tem paciência suficiente para suportar um blog lento. Essas consequências lhe fazem perder visitas. Leia este tutorial e veja formas para diminuir o carregamento do seu blog. Essas coisas tem tudo a ver com o template que seu blog usa. A palavra “template” pode ser definida como tema. É muito usada quando o assunto é sobre mudar o tema do Blogger ou WordPress.

 

Como escolher o template adequado para o seu blog

Independente da plataforma que seu blog está hospedado, essas regras valem para todos os tipos de plataforma: O uso das imagens. É a chave do maior problema do blog. (isso se você não usa muitos estilos CSS em seu blog) Os temas profissionais da internet que vemos hoje, são muito sofisticados, e eu particularmente não recomendo esses tipos de temas.

 

O melhor tema que eu sugiro à você são aqueles bem simples, fáceis de editar. Mas o que eu recomendo a você é que você faça o seu próprio. Ou pague a um profissional para montar um template para você. Apenas faça um esboço do seu layout e envie para ele.

 

O problema de usar os temas da web é que eles contem imagens em tudo quanto é lugar. Há imagens para cada título da barra lateral, (imagine se seu blog for cheio de gadgets?) há imagens no cabeçalho, no rodapé, miniaturas das postagens, os botões de compartilhamento, entre muitos outros. Mas se seu blog usar muitos estilos CSS (como botões, links personalizados, efeitos nas imagens, isso tudo é de deixar o blog extremamente pesado).

 

Se comparar o meu template, veja que as imagens que há nele, são apenas dos ícones sociais e o gadget “Tutoriais populares”. O resto são bordas e cores. Não há botões, ou se quer algum efeito CSS para personalizar este blog. Mas de qualquer maneira ele está bem mais simples e profissional que você imagina.

 

Dica: remova as miniaturas dos resumos dos posts

Eu até poderia explicar como se remove uma miniatura destes temas modernos, mas todos eles são bem diferentes, especialmente as plataformas. Mas entre em seu HTML e procure por “Read more” ou “Leia mais” ou qualquer que seja o nome que você use para mostrar o resumo do post. Nesta área onde está o que você procurou deve ter algum código com o tamanho  da imagem de miniatura. Se encontrar algo como “Padding:” ou “Margin:” os números na frente dele devem estar no zero. Assim diminuiremos a miniatura dos posts para 0px (visualize para ver se o problema foi resolvido, caso contrário clique em “limpar edições”)

Alguns temas modernos são assim, mas outros, apenas alterar a posição da imagem na postagem já é o suficiente.

 

Evite imagens, use cores

Defina um padrão de cores para usar no seu blog de acordo com o logotipo. Substitua as imagens por cores, de no mínimo, duas ou três. Exemplo: Preto, Verde e marrom. Ou preto e amarelo, como é o logotipo do meu blog.

Eu planejei um layout como este, não só pensando em quem tem internet lenta, mas como quem quer acessar meu blog pelo celular.

 

Remova as imagens dos resumos dos posts, mas não do seu artigo

Não estou dizendo para não usar imagens no seu blog, ou artigo, mas é que se deixarmos tudo para o carregamento da página inicial será difícil para os que tem conexão lenta. Use as imagens de seu artigo fora dos resumos dos posts. Assim quando uma pessoa clicar no seu artigo para ler, ela carregará a imagem de tudo o jeito – Mas é melhor do que carregar tudo junto -. 

Sempre escolha pelo tema mais simples. Quanto mais simples, melhor, porque desse jeito, você poderá editar seu tema e layout como quiser, sem fazer seu leitor esperar. E ainda, você construirá o seu tema perfeito.

 

Um blog perfeito, não é m blog estiloso

 Só porque você acha bonito os efeitos CSS da internet que você não vai deixar de usá-los de forma alguma. Tudo bem usar alguns, mas de uma forma regular. Também, muitas cores podem fazer seu leitor cansar de ler seu artigo e ir embora do seu blog pelo uso excessivo de cores.

 

Posicione os anúncios no lugar adequado

Alguns anúncios são “fortes”, atrapalham nossa leitura porque ele fica distraindo pelo efeito dele. Muitas pessoas que querem ler seu artigo sem se distrair, não vão ficar colocando a mão na tela para poderem ler e se concentrar. Os lugares onde você pode colocar anúncios, (eu recomendo) que seja ao lado do cabeçalho do seu blog, bem na parte superior. E no rodapé de toda postagem.

 

Veja também:

Não faça do seu blog uma dor de cabeça!
Crie um domínio para o Blogger (Passo a passo)

Enrico Prenholato

Com paixão pela tecnologia e compartilhamento de informação idealizou a criação desse blog. Seu objetivo é compartilhar suas experiências de forma simples e didática aos seus leitores. Profissionalmente realizou cursos de informática, Hardware, Inglês e TI.