Faça do Google o parceiro do seu blog

Diferente do que muitos pensam, o Google não é só uma ferramenta de pesquisa. A empresa já desenvolveu recursos para todos os tipos de áreas que estão além de pesquisas na web. O crescimento do Google também se tornou um benefício para você, que está tentando fazer seu blog crescer. Deixe o Google te ajudar com seus serviços, e seu blog também irá progredir para um lugar melhor.

 

Você luta tanto para indexar seu blog nas pesquisas do Google, deixe que ele te ajude a orientar o que deve ser feito para você conseguir mais progresso. Existe uma frase conhecida assim:

Se não pode vencer seu inimigo, junte-se a ele

 

 

É impossível fazer suas regras para seu blog ser exibido nas pesquisas, então temos que seguir as regras dos buscador para que tudo saia corretamente. Lembre-se que não existe só o Google como buscador, então se conseguirmos indexar nosso blog nele, estaremos fazendo isso com os outros buscadores. Portanto, aproveite o que o a empresa te oferece e consiga mais resultados.

Google AdSense

Esse serviço permite que o Google coloque anúncios em seu blog. Não precisa ter medo de usá-lo, ele não morde. Tudo sob seu controle, você seleciona até o tipo de anúncio que será exibido em seu blog. Você pode posicionar os anúncios onde quiser, para que quem visita sua página veja seu blog e os anúncios. Quando esse anúncio for clicado, o Google te pagará pelos cliques. Mas primeiro, você precisa acumular R$100 em cliques para que isso aconteça.

O motivo de usar anúncios em seu blog é pelo fato de que você pode ganhar dinheiro com seu blog, além disso, pessoas se interessam pelos anúncios, quando você colocar alguns deles em seu blog, estará colocando também interesses e tráfego de pessoas, podendo haver até o retorno das mesmas.

Google AdWords

Esse é o contrário do anterior. Uso o AdWords para anunciar no Google e conseguir muito mais cliques e acessos em seu blog. O AdWords é usado muito por empresas que querem divulgar rapidamente seu negócio e crescer, mas isso não impede que um usuário comum faça o mesmo. Você paga uma quantidade que você definir ao Google, e ele exibirá nas pesquisas links para seu blog relacionado com o que a pessoa pesquisou.

É claro que na teoria parece ser fácil, Mas trabalhar com o AdWords é um pouco mais complicado, devido ao fato de você ter que criar várias palavras-chave, campanhas, e se quiser, anúncios gráficos que poderão ser vistos no YouTube. Mas não se preocupe, o próprio AdWords oferece gráficos e relatórios do seu desempenho com anúncios. Em geral, o Google AdWords funciona assim, mas na verdade é possível entrar em vários outros detalhes sobre como conseguir mais progresso, pois esse serviço oferece vários recursos para te ajudar com os seus anúncios.

YouTube

A plataforma de vídeos mais querida por muitos usuários da internet, com milhões de vídeos armazenados, você pode fazer vídeos sobre o que quiser para uma câmera, e depois carregá-los para a internet. Pode dar um pouco de trabalho, mas às vezes, um vídeo comum no YouTube, pode servir como um anúncio no AdWords, pela forma fácil como isso pode se expalhar nas redes sociais e você ganhar muito acesso no seu site pelos vídeos que você faz.

Picasa

Use a ferramenta do Picasa em seu computador para editar fotos e imagens de maneira simples. Todo blogueiro depende de boas imagens em seu blog para chamar a atenção para uma pessoa ler a postagem criada. Deixe que o Picasa facilite essa tarefa com vários recursos para edição de imagens importantes que você vai precisar.

Google+

Nem todos podem estar conectados à rede social, mas é importante que seu blog esteja. A criação da rede social facilita que seu blog seja visível nas pesquisas. Existem pessoas que também não usam o Facebook, só usam o Google+, por uma questão de gosto. Conecte seu blog a esta rede social e permita que outras pessoas vejam e acessem seu blog através dela.

 

Existem outros recursos como o Google Drive, Keep e Documentos, mas esses recursos são mais pessoais, e cabe de cada pessoa escolher usá-lo. Já as ferramentas citadas anteriormente são ferramentas que as pessoas precisam conhecer e usar, pois facilita e melhora o blog em vários meios. #FikDik

Veja também:

'Alphabet' do Google?
Redes sociais: É necessário estar em todas?

Enrico Prenholato

Com paixão pela tecnologia e compartilhamento de informação idealizou a criação desse blog. Seu objetivo é compartilhar suas experiências de forma simples e didática aos seus leitores. Profissionalmente realizou cursos de informática, Hardware, Inglês e TI.

  • Arte Innova

    Não tinha colocado ainda Google Ads em meu blog. Após a leitura deste artigo resolvi colocar. Vou aguardar o momento oportuno e colocar. Obrigado pela dica.

  • Concluí com a experiência de que, com um conteúdo bem criado estrategicamente, é possível viralizar artigos do blog apenas com o youtube. Essa técnica consiste em criar um artigo e então um video com o mesmo conteúdo do artigo, aí deixar no video e na descrição do video o link para o artigo original. Com isso ja consegui fazer alguns artigos crescerem alem do previsto.

    Se você quiser crescer analisando todo o seu site e fazendo as devidas otimizações, vc pode conferir meu artigo sobre ferramentas de SEO aqui: http://lucrebem.com.br/blog/emponline/92-ferramentas-seo