link quebrado

Link quebrado: Veja como isso prejudica seu blog

Para melhor otimização do seu blog no SEO (Search Engine Optimization) para seu melhor posicionamento dos resultados de busca do Google, é importante você verificar se há link quebrado nas páginas do seu blog. O Google não gosta de encontrar links quebrados e isso pode alterar seu blog de posição no Google.

Os sites da web estão em constante mudança, todos os dias, e o link que antes você tinha usado pode depois de um tempo, não estar mais lá. E é exatamente nisso que você deve tomar cuidado.

 

O problema do link quebrado

  • Perda da referência: Quem costuma por referências no final dos artigos, tem sempre que tomar cuidado, pois quando esse link estiver quebrado, pois no site que continha a informação pode ter sido removido. Quando isso acontecer, atualize o post buscando novas referências ou remova o link e coloque a data de acesso.
  • Insatisfação dos leitores: Os links do seu blog estão lá para os leitores clicarem nele, certo? Se os links estiverem quebrados, os leitores não terão o caminho para acessar uma página do seu blog, ou um site externo. Quando você tomar a decisão de excluir um post do seu blog, procure os links que estavam apontando para aquela página e remova-os, ou redirecione eles para outra postagem similar.
  • SEO: Os mecanismos de busca não gostam de links inválidos, e se seu site contém muitos links quebrados, isso pode afetar seu posicionamento nos resultados de busca. Evite esse links quebrados para os motores de busca possam navegar livremente em seus links.

Como corrigir: link quebrado

Ao invés de você navegar postagem por postagem e clicar nos links para verificar se estão funcionando, exitem site na web que podem fazer o trabalho mais rápido para você.

E um desses sites é o W3C Link Checker. O site é em inglês, mas pode fazer uma verificação gratuita do seus links em seu site. Ele leva um tempo para fazer a verificação se seu site for muito grande e conter muitos links.

No final ele mostra os resultados de links funcionando e link quebrado. Assim, fica mas fácil de você detectar diretamente na página a localização do link quebrado e corrigi-lo.

Se você usa o WordPress existe um plugin que está sempre verificando os links quebrados em seu site. O plugin é muito eficiente, e pode detectar links quebrados até mesmo em imagens. O plugin também lhe avisa por e-mail quando um link ficou inválido. Esse plugin é o Broken Link Checker.

 

É importante que você sempre esteja atento aos links quebrados em seu blog. Pois, como já foi dito anteriormente, a web está sempre em constante mudança.

Hoje aquele link pode estar funcionando perfeitamente, mas amanhã ele pode não estar mais lá no site externo. Se o link quebrado aponta para uma página do seu próprio site, verifique o que ocorreu e tente substituí-lo. Ás vezes você pode ter excluído um post e nem percebeu que os links que apontavam para ele ficaram quebrados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *