Marketing pessoal

Marketing Pessoal: um importante recurso para você

Você já ouviu falar do termo Marketing pessoal? Hoje em dia, é algo que está se tornando muito comum, mas quem não conhece esse recurso, não saberá aproveitá-lo, pois isto é muito útil, ainda mais se você for uma pessoa jovem. Mas afinal de contas, o que é Marketing Pessoal?

Outra visão

Vamos supor que você vá fazer uma entrevista de emprego, você, tem seu marketing pessoal; já os outros concorrentes pela mesma vaga não possuem. A visão que vão ter a respeito da sua pessoa será diferente, e, dependendo de como foi construído o seu marketing pessoal, a chance de ser contratado pode ser maior. Um exemplo na prática: YouTubers. Pessoas que colocam sua própria imagem na internet em forma de vídeo, e é assistido por milhares de internautas e com milhares de seguidores.

Claro que, você não deve ser um YouTuber para construir o seu marketing pessoal. Suas ações nas redes sociais e a sua influência fora delas, já é um marketing pessoal. Esse recurso ajuda a mostrar quem é você, e quais são seus objetivos. Usando ainda o exemplo dos YouTubers: o que mantém eles de pé, é a vontade de alcançar seus objetivos, sejam eles o que for, e os seguidores são o combustível para fazer vídeo toda semana.

Mostre suas competências

Construa seu marketing pessoal onde as pessoas possam ver você com bons olhos, e ainda entenderem o que você quer. (por que você está construindo um marketing pessoal?) Algumas pessoas utilizam seu próprio nome como endereço web (www.meunome.com.br) e assim divulgam por toda a parte. Esses sites pessoais devem estar falando apenas sobre você, suas filosofias e projetos. Assim, qualquer um que visitar seu site poderá conhecer você indiretamente.

 

O que apresentar no marketing pessoal:

  • Ser comunicativo: Não adianta colocar seu “eu” na internet, se não consegue falar nem com um amigo. Seja alguém comunicativo, converse, seja amigável.
  • Postura profissional: Leve as coisas a sério quando elas precisam de atenção. Faça o seu trabalho, cumpra o objetivo, resolva o problema.
  • Aparência: Vista-se bem, a sua vaidade mostra o quão organizado e cuidadoso você é. Mesmo que organização e aparência sejam duas coisas diferentes, elas podem ser levadas em conta nas primeiras impressões.
  • Criatividade: a criatividade mostra um grande diferencial entre você e outra pessoa que tenha um marketing pessoal semelhante. O que te faz se destacar mais que outra pessoa?
  • Humildade: Eu diria que este item é o mais importante que os demais. Não se mostrar melhor que os outros, não ser grosseiro ou tratar as pessoas de maneira ruim. Pense positivo, ajude, ouça. O seu carinho fará com que as pessoas voltem a procurar você outra vez.

Quanto mais presente você for, não apenas na internet, mas na sociedade, mais valor as pessoas vão criando para você. Hoje em dia, podemos ser famosos a hora que quisermos, basta saber como vamos construir nossa fama, e a reputação de cada um. Escrever um blog, é uma boa opção para mostrar sua presença nas redes sociais e nos sites de busca, mas um blog comum não ajuda, você precisa fazer projetos, ter ideias interessantes e apostar na ajuda do blog. Amigos também podem te dar uma força com suas ideias.

 

E aí, tá pronto para começar a construir seu marketing pessoal?

 

Links úteis:

Youtubers: como fazer um vlog de sucesso

O blog melhora nossa experiência

O blog é a cobrança da nossa criatividade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *