Seja o mestre da postagem e conquiste visitas

Existem vários estilos de postagens nos blogs. Isso depende muito do nicho que cada um segue. Por exemplo, textos jornalísticos são diferentes de textos argumentativos, assim como são diferentes de um texto instrucional, assim como são diferentes de um texto de reclamação, entre outros. Por isso, é importante saber fazer a postagem que se encaixa em seu nicho. As coisas devem estar encaixadas, como um quebra-cabeça. Mas como fazer uma postagem ideal?

Primeiro, devemos ter o domínio da gramática, depois a redação, depois aplicar técnicas para o leitor se interessar em seu texto, depois formar a estrutura do texto de acordo com o seu blog

Domine as palavras

Saber a gramática é bem importante para ter um post de qualidade, claro que ninguém é perfeito e cometemos erros as vezes, por isso, devemos revisar todo o texto para ter certeza que nenhuma palavra passou desapercebido durante a edição. Caso você esteja com dúvidas de como se escreve, consulte um dicionário, ou use sinônimos. Não faça seu texto muito difícil para os leitores, use palavras simples e de fácil entendimento, de modo que sua ideia esteja clara e objetiva.

Domine o texto

Há várias formas de mostrar sua ideia ao público. Para organizar melhor seu texto, caso tenha muitos detalhes de um tema, liste os tópicos no começo do seu texto, como um índice. Não enrole o leitor, faça frases simples e objetiva. Se preferir, faça um rascunho primeiro, no Microsoft Word ou qualquer outro editor de textos simples. Outra coisa importante é: Quanto mais se lê, mais se escreve. É por isso que é tão importante que blogueiros leiam livros, para que eles ampliem seu repertório, além de tirar a dúvida de como se escreve. Quando você tem um rascunho da sua ideia na mão, comece a desenvolver o texto. Lembre-se da introdução, desenvolvimento e conclusão.

  • Introdução: Dê ao leitor uma noção do que está prestes a ler. Faça algumas perguntas, deixando-o curioso. A introdução, pode ser o pequeno suspense do seu texto.
  • Desenvolvimento: Aqui você começa a responder as perguntas da introdução. Seja objetivo, explique de forma clara para tirar as dúvidas que fizemos no começo do texto.Você também pode se aprofundar na questão, desde que não fuja do tema principal.
  • Conclusão: Na conclusão você não pode deixar rastros de dúvidas. Todas as perguntas devem ser respondidas no desenvolvimento. Na conclusão você fecha o assunto, em alguns casos, os autores deixam para a opinião do leitor, normalmente quando os assuntos são polêmicos.

Jamais esqueça das referências

É muito bom quando nos inspiramos em uma ideia de um site, ou livro, ou quando vemos um vídeo, isso tudo é importante para seu texto ter qualidade, assim o leitor e o Google gostarão cada vez mais de você. Coloque as referências de onde você acessou no final do texto.

Técnicas para deixar o leitor interessado

É bom de vez em quando interagir com o leitor de acordo com o tema abordado. Essa interação pode ser feita de várias formas, tais como:

  • Usar humor: não estou dizendo para contar piadas, mas criar algo humorístico para o leitor até poder entender o que você está falando.
  • Assuntos polêmicos: Falar de temas polêmicos sempre gera mais interesse, e esses assuntos serão muito compartilhados e chamará atenção de outras pessoas.
  • Título: Faça o melhor título para sua postagem. Um título que chame atenção ou desperte a curiosidade do leitor.
  • Instruções: Se puder, coloque instruções para a pessoa de como ela pode resolver uma determinada situação.
  • Ilustração: Faça uma imagem para mostrar ao leitor o que você quer mostrar (Uma imagem vale mais do que 1000 palavras!)

Tipos de estruturas de textos

  • Texto narrativo: Texto narrativo é um texto em que o autor descreve o tempo e o espaço onde há personagem envolvidos em uma história, seja ela real ou fictícia. O tempo verbal predominante é o passado.
  • Texto Descritivo: Um texto que descreve uma pessoa, espaço, animal, ou um objeto. Em alguns casos pode-se descrever um sentimento. Tudo com o uso de adjetivos.
  • Texto dissertativo: Esse é o tipo de texto usado pela maioria das pessoas, principalmente jornalistas. É um texto que analisa, interpreta, explica e avalia os dados da realidade. São textos que requerem reflexão pois as opiniões sobre os fatos e a postura crítica em relação ao que se discute têm grande importância. O texto dissertativo é temático, já que se trata de análises e interpretações, além de ser um texto objetivo pois isso dá ao texto um valor universal.
  • Texto argumentativo: É um texto que faz com que o leitor seja convencido pela ideia apresentada do texto.
  • Texto instrucional: É o texto que mostra como realizar uma ação, por exemplo, uma receita de bolo, como usar a nova máquina de lavar roupas, são nesses casos que os textos do manual são instrutivos.

Agora que já temos toda a estrutura de uma postagem e como fazê-la, fica fácil conseguir mais acessos. Coloque em prática essas dicas na maioria de seus posts, para despertar curiosidade em seus leitores e conseguir um melhor tráfego.

Tipos de estruturas de textos – fonte: Wikipédia

Veja também:

Alguém procura por uma ideia
Saiba o que é um Guest post e divulgue seu trabalho

Enrico Prenholato

Com paixão pela tecnologia e compartilhamento de informação idealizou a criação desse blog. Seu objetivo é compartilhar suas experiências de forma simples e didática aos seus leitores. Profissionalmente realizou cursos de informática, Hardware, Inglês e TI.