Não use qualquer imagem da internet no seu blog

É sempre recomendável usar imagens nas postagens do blog. Porém, não podemos escolher qualquer imagem que o Google nos traz ou de qualquer site da web. Isso acontece porque as imagens tem direitos autorais e se você não souber que imagem você está escolhendo, você vai ter problemas no futuro com o seu o blog. Para que você não tenha esse tipo de problema, mostraremos algumas soluções para você não correr o risco de perder o blog.

Quando você vai buscar uma imagem qualquer na internet, que não tenha nada a ver com você (em relação a edição) para ilustrar o seu post, você não pode se esquecer de colocar a referência da imagem no final do post. O lugar de onde você tirou a imagem tem direitos sobre ela, e sua reprodução pode ser proibida. Nesse caso procure outra imagem, ou coloque as referências de modo que esteja visível do site que você tirou.

Quando a imagem pertence à você, essa imagem é propriedade sua e você pode fazer o que quiser com ela. Mas quando alguém quiser reproduzi-la, sem sua permissão ou sem citar o site de referência, você tem total direito de denunciar esse usuário. Mas isso é possível caso a imagem seja sua, editada e publicada.

  • O que fazer para pegar uma imagem da internet sem ferir os direitos autorais de outra pessoa?

Existe um site chamado Free Digital Photos. É um site que disponibiliza imagens de boa qualidade e gratuitas, mas a resolução nem sempre é das mais altas. As imagens podem ser retiradas do site e usadas da maneira que você quiser. Porém o site é em inglês, e é recomendável que suas buscas sejam usadas palavras-chave.

Como funciona: Ao visitar o site, haverá uma pequena caixa de busca na barra lateral esquerda da tela. Escreva a palavra-chave que você estiver procurando em inglês. Por exemplo: “Security” significa “Segurança”, ao buscar por essa palavra no site, será apresentados vários resultados sobre imagens com algo relacionado a segurança. Não espere resoluções muito altas do site, pois se você quiser, terá de pagar por isso.

Outra forma que você tem de buscar imagens e sem ferir os direitos autorais dos usuários é fazer a pesquisa avançada do Google.

Usando o exemplo anterior, escreva uma palavra-chave no Google como “Security”, em inglês mesmo e procure por imagens. Assim feito, clique em opções no canto direito da tela, ao lado do botão “SafeSearch” e clique em “Pesquisa avançada”. Uma nova tela aparece, desça e procure pelo campo “Direitos de uso” por padrão, a opção está como “não filtrar por licença” clique nesse campo e selecione “Sem restrições de uso, compartilhamento ou modificação” depois clique em “Pesquisa avançada” no botão azul.

com esses métodos, você não terá problemas de direitos autorais com imagens, e seu blog estará seguro. Faça isso para todas as postagens que você for fazer, e tirar as imagens da internet, ou faça a sua própria imagem. Muitas empresas que tem seus blogs, usam esse métodos para não terem que ficar citando fontes nas referências.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado. Comente sobre isso!

Veja também:

Dicas para criar promoções de aniversário do blog
Crie o seu blog usando as cores corretas

Enrico Prenholato

Com paixão pela tecnologia e compartilhamento de informação idealizou a criação desse blog. Seu objetivo é compartilhar suas experiências de forma simples e didática aos seus leitores. Profissionalmente realizou cursos de informática, Hardware, Inglês e TI.

  • valeu pelo tutorial vou ficar de olho vivo nesse negocio de direitos autorais de imagens.