informação

O que é informação para os blogs atualmente?

Com suas palavras, defina informação. Como você trabalha esta informação no seu blog? Seu blog tem muitas informações? Como estas informações estão acessíveis para seus visitantes? Estas perguntas são para você refletir um pouco sobre como você organiza tantas informações e como estas podem ser vistas pelo público que visita seu blog.

Conceituando informação

Ao longo do tempo, principalmente em dias atuais, a ‘informação’ possui várias definições, ainda mais em uma era digital no qual estamos, a palavra passou a ganhar diferentes significados com a chegada da informática. Como diz o site Que Conceito,

“a informação é um conjunto de dados organizados que fazem referencia a um acontecimento, um fato ou um fenômeno, que no seu contexto tem um determinado significado, cujo fim é reduzir a incerteza ou incrementar o conhecimento sobre algo, em outras palavras: a comunicação ou a aquisição de conhecimentos sobre uma determinada matéria em particular.”

Redes sociais por exemplo, são as principais fontes de informação que circulam 24 horas por dia. E como a comunicação é base da informação, podemos adquirir várias informações por esse meio. Além disso, quando mais precisa estiver a informação, melhor será a comunicação.

Pegando o exemplo do WhatsApp, muitas informações circulam por lá objetivamente todo dia. Quão rápido essas mensagens não se espalham por lá? No Facebook, quantas notícias existem no seu feed de notícias? Com a chegada da informática, tudo hoje ficou mais objetivo, todas as informações circulam muito rápido pelo mundo todo, o tempo todo.

A informação no blog

Levando em conta os conceitos acima, pense em como seu blog distribui informações para as pessoas objetivamente. O conteúdo em que há no seu blog é compreensível e está escrito de forma objetiva?

Hoje em dia, as pessoas acabam mais preferindo assistir como se calcula uma expressão numérica de segundo grau, à ver num blog de matemática, pois a informação será passada mais rápida e demostrativa, do que em texto em um blog.

Perceba que um visitante em seu blog pode não estar a fim de ler todo o texto que você escreveu, principalmente se seu post for extenso demais. A dica que fica aqui é: coloque logo na tese a informação principal, objetiva, aquilo que o leitor mais quer saber. Depois, os detalhes você se aprofunda ao longo do seu post.

Imagine você vendo alguém acessando um post do seu blog. Essa pessoa sabe que no seu post tem as informações de que ela precisa. Mas ela está com pressa e não quer ler tudo. Então ela desliza na página, e vai embora. Isso ocorre porque as principais informações do seu texto não estão bem posicionadas o suficiente para que a pessoa continue a ler esse texto. Você sabendo organizar suas informações, agradará seu publico, e ganhará visitantes até mais exigentes na objetividade do conteúdo.

Veja, a cada dia, mais e mais pessoas se prendem ao mundo do smartphone. A chance de alguém acessar seu blog através de um smartphone é muito maior do que alguém acessar através de um computador desktop. E por ser um smartphone, a pessoa visitante pode não querer ler todo o post pela sua extensão e pela má distribuição das informações. Faça seu post pensando em alguém que acessará seu blog por um celular, além disso, é de extrema importância que seu blog seja otimizado para mobile.

Parágrafos muito grandes, “encher linguiça” nos textos, isso se torna chato e cansativo de se ler. É por isso que um blogueiro deve saber um limite de linhas por parágrafo e limite do post para sempre ter pessoas interessadas em ler em seu blog. Não perca o espaço do seu blog no seu assunto para vídeos de outras pessoas no YouTube. Lembre-se que você sempre terá concorrentes ao seu lado com os mesmos objetivos que o seu.

Para que a informação presente neste post alcance mais blogueiros, compartilhe este post, afinal, quanto melhor a comunicação mais informações alcançarão alguém.

 

Links úteis:

Seja o mestre da postagem e conquiste visitas

Deixe o público curioso melhorando seu post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *