O que você vai criar: um vlog, flog ou blog?

As palavras são muito parecidas, mas possuem sentidos diferentes. Os usuários ficam muito confusos com essas palavras e outros ainda nem ouviram falar delas. Abaixo, segue uma definição dessas três palavras:

Definição

Blogs

Os blogs são seu diário virtual, onde você compartilha seus interesses e tudo o que for do seu gosto. Existem dois tipos de blogs: o profissional e o pessoal. O blog profissional, possui um nicho definido, onde o foco é apenas se especializar em um assunto específico.

Os blogs pessoais são mais variados, ou seja, os assuntos deles são mais amplos, o usuário escreve o que pensa, sente, e argumenta certos acontecimentos pela sua vida ou o que acontece pela internet. A mídia usada nos blogs também é variada, normalmente os blogs são mais texto e imagem, mas eles também podem usar vídeos e outros tipos de mídia para deixar claro o assunto estabelecido.

Vlog

Os vlogs são derivados de blogs, possuem um foco somente em vídeo, o usuário faz seu vídeo de frente para uma câmera e fala de assuntos variados ou específico. Depois ele faz upload desse vídeo para um serviço de hospedagem somente de vídeo e ele é visto por vários usuários que estiverem navegando por lá. Os serviços de vídeo mais conhecidos são o YouTube e Vimeo.

Flog

Os flogs são uma derivação de blogs, e assim como os vlogs, tem um foco específico apenas em fotos. O usuário tira várias fotos de si mesmo, com seus amigos ou no ambiente em que está, e envia para um serviço de hospedagem apenas de fotos. Os serviços mais conhecidos para hospedagem de fotos são o Instagram, Flickr, Picasa e outros.

Outra coisa interessante que talvez você, (se for um blogueiro) não tenha notado, é que alguns blogs podem ter vlogs e flogs juntos. Mas nem todos os floggers ou vloggers pedem ter um blog necessariamente.

 

Requisitos

Para criar cada um, existem exigências diferentes, tudo dependerá da escolha do usuário. Vejamos cada um desses requisitos separadamente a seguir:

 

Para blogs

Os requisitos para criar um blog são basicamente uma plataforma e tempo para trabalhar nele. Na internet, existem muitas plataformas gratuitas que hospedam um blog para você, que está começando, para que possa dar seus primeiros passos e entender como tudo funciona. Então, se você está só começando, é melhor ir primeiro para uma plataforma gratuita para que você possa ganhar experiência. Para saber mais sobre plataformas e hospedagem acesse esse post: Qual plataforma hospedar o blog?

 

Para vloggers

Aqui você não precisa se preocupar com hospedagem, afinal muitos “YouTubers” enviam seus vídeos para a plataforma de vídeo mais popular, o YouTube. Porém, fazer vídeos não é tão fácil assim. Para se criar um vídeo, obviamente, é necessário uma câmera. Muitas pessoas recomendam a câmera de um celular para os iniciantes. Não é uma má ideia. Mas lembre-se de usar uma câmera melhor caso o canal comece a crescer. Além da câmera, recursos de edição de vídeo, cenário, áudio, tudo isso é necessário levar em conta ao criar um canal. Para saber mais detalhes na criação de um canal no YouTube, acesse esse post: Youtubers: como fazer um vlog de sucesso

 

Para floggers

Basicamente, os floggers são as pessoas que gostam de tirar muitas fotos e compartilhá-las na internet. Ou seja, o primeiro recurso exigido, é uma câmera de alta qualidade, para que as fotos possam ser apreciadas. Além disso, uma plataforma para compartilhar essas fotos. Nesse caso você tem duas opções: a primeira seria criar um blog comum, mas colocar um tema nele, que possa ser só seu, cada parte dele. A segunda opção é aproveitar as redes sociais somente voltada para fotos, um exemplo disso é o Instagram. Para saber mais sobre redes sociais, acesse esse post: Redes sociais: É necessário estar em todas?

 

Então isso é tudo. Aproveite e leia as postagens relacionadas indicadas nos links para saber mais detalhadamente sobre cada assunto. Boa sorte!

Veja também:

14 dicas para você começar um blog em 2014
5 coisas que levam um Blogger ao sucesso

Enrico Prenholato

Com paixão pela tecnologia e compartilhamento de informação idealizou a criação desse blog. Seu objetivo é compartilhar suas experiências de forma simples e didática aos seus leitores. Profissionalmente realizou cursos de informática, Hardware, Inglês e TI.

  • Manoel Inglez Jr.

    Muito boa a sua explanação! Parabéns!