Organize as categorias e tags corretamente

No trabalho, no curso, na escola, em casa, tudo precisa de organização, inclusive no blog. Organizar o blog é como organizar suas pastas e os papéis. Se você deixa os papéis na sua casa jogados no chão ou misturados, vira um desespero para você encontrar aquele papel importante. O mesmo acontece com os blogs, devemos organizá-los através das categorias e tags. Esses recursos são como as pastas, você faz seu post, e em seguida “faz uma pasta para ele” ou seja, dá a ele uma categoria. A tag, funciona como uma subcategoria, ou seja, é a mesma coisa como você colocar uma etiqueta em um papel, para depois colocá-lo em uma pasta.

Como organizar suas categorias e tags corretamente

Seria possível colocar um papel em duas pastas separadas ao mesmo tempo? Não, não é possível, e o mesmo acontece com o blog. Colocar o mesmo post em mais de uma categoria não faz sentido, sim é possível colocar o mesmo post em mais de uma categoria, mas se estivermos falando de SEO, isto não é possível. Porque? Porque estaríamos fazendo cópia do conteúdo de nós mesmos, em páginas diferentes. Isso não é uma boa estratégia se quer aparecer melhor nos resultados de busca do Google.

Para organizar seus posts corretamente, o ideal é usar tags. No mundo real as tags podem funcionar como as etiquetas. Seria como dizer ao leitor que sua página é sobre informática (por exemplo) que fala sobre rede de computadores. Essa é a forma do leitor entender o assunto de sua página, para o Google por exemplo, seria assim: Tecnologia >Informática >Internet > Redes de computadores.

 

Usar tags e categorias ajudam no SEO?

Dependendo da organização do seu blog, isso pode variar. Pode ter momentos que a categoria e as tags que o post se encaixa pode estar perfeita com o assunto principal do post. Isso facilitará o Google de rastrear seu post. Mas pode haver momentos que a categorias e as tags são os principais elementos que prejudicam o SEO de seu post. Por isso pode variar. Então tome cuidado ao fazer uma nova postagem, tenha certeza de que a categoria e a tag usada tenha o encaixe certo para o artigo.

 

O que mais ajuda para um post ser encontrado?

Para o Google rastrear seu post com facilidade, tags e categorias não são os principais fatores que vão influenciar na pesquisa. Há também links, você pode usar links internos na sua postagem para dizer ao Google que não há só aquela página que está falando sobre o mesmo assunto. Procure colocar links que estejam relacionados ao seu post atual, se não, não faz sentido, nem para o Google, nem para o leitor.

 

Resumindo: Tags e categorias são os principais elementos que organizam seu blog, mas não são os principais fatores que vão colocá-lo em primeiro lugar na pesquisa do Google.

Veja também:

Faça do seu blog a ponte do sucesso
Conheça o sistema de busca do Google

Enrico Prenholato

Com paixão pela tecnologia e compartilhamento de informação idealizou a criação desse blog. Seu objetivo é compartilhar suas experiências de forma simples e didática aos seus leitores. Profissionalmente realizou cursos de informática, Hardware, Inglês e TI.