Recupere o blog depois de um longo tempo ausente

Ficar ausente por falta de tempo, muitos compromissos, trabalhos, cursos, enfim, existem uma série de motivos para as pessoas deixarem o blog parado. Mas o problema é: como restaurar o blog depois de um longo tempo sem postar nada?

Nesse tempo que você esteve parado, muitas coisas foram perdidas, como: seu público, o seu lugar nos sites de busca, os posts ficam desatualizados, trafego de visitas, etc. com tudo isso perdido o problema é grave, e você deve saber o que fazer para restaurar tudo isso e ter o seu blog como era antes.

Como recuperar o blog depois muito tempo ausente

Se o tempo que você ficou ausente do seu blog for muito grande, você terá que fazer várias alterações no seu blog. em todo esse tempo o trafego do seu blog será praticamente zero. Então, comece mudando o design do seu blog.

O seu design atual já deve estar ultrapassado e enjoativo. Coloque um template diferente, um template que seja mais atual. Uma aparência agradável é o primeiro passo para conquistar a confiança do leitor de que seu blog é seguro.

Se achar conveniente, mude o template, mas também mude o logotipo do blog. Um templete novo segue um padrão de cores diferente, o que provavelmente não combina com as cores do logotipo do blog. Por exemplo, o logotipo pode ter as cores verde e azul, enquanto que o template novo tem as cores vermelho e amarelo. Isso causa um contraste no blog. Em geral, as cores do logotipo fazem as cores do blog.  Em seguida, reveja as suas postagens antigas. Busque as mudanças mais recentes sobre essas postagens e se quiser, remova-as do seu blog.

Assim você terá conteúdo para publicar no futuro. Por fim, reveja como está seu blog nas redes sociais e nas pesquisas. Quando você voltar a publicar atualizações, mesmo que leve um tempo, seu blog voltará a aparecer nas pesquisas. Não esqueça de atualizar os links nas redes sociais caso você remova os posts do seu blog.

Como recuperar seu blog com alguns meses parado

Quando seu blog fica parado por alguns meses (cerca de 3 meses ou mais) as mudanças que você deverá fazer nele não são tão radicais. você deve ter perdido um pouco do trafego de visitas, você provavelmente terá caído um pouco nas pesquisas, mas nada muito grave. Reveja os posts que você achar que estão desatualizados e volte a publicar novos. Ter o blog parado por alguns meses não é tão grave, voltar a publicar nele já garante que tudo volte ao normal.

Como publicar a primeira postagem

Algumas dicas que você precisa saber para recomeçar o seu blog depois de um longo tempo parado.

Nunca comece com “finalmente estou de volta” ou “depois de um longo tempo sem postar …”: Os leitores não estão interessados em saber porque você ficou ausente. Se você escreve em um blog pessoal, você não precisa se preocupar com isto.

Mas, se seu blog é um blog profissional, os leitores querem ler as suas matérias, suas publicações, o que aconteceu com você durante esse tempo, guarde isso com você. Se alguém perguntar responda somente nos comentários, se quiser.

Essas coisas desmotivam o leitor a visitar seu blog, porque eles acreditam que suas matérias estão desatualizadas ou que você irá se ausentar outra vez.

Não crie uma postagem exclusiva para seu retorno: como já foi dito, os leitores não estão interessados em saber sobre você (a menos que seu blog seja um blog pessoal) comece o blog por uma matéria que esteja desatualizada. Finja que você não ficou ausente e continue a postar tranquilamente no seu blog.

Faça um planejamento: Organize quando você irá publicar no seu blog, não precisa ser todo dia, uma vez por semana já é o suficiente. Deixe um espaço na sua rotina para você publicar no seu blog.

 

Essas coisas acontecem porque independente do nicho que seu blog siga, há sempre uma concorrência. perder visitas e o seu lugar nas pesquisas, é o mais comum que pode acontecer, pois seus concorrentes vão tomar o seu lugar. Voltar a escrever no blog é a melhor solução para a maioria dos problemas.

Veja também:

Theme Forest: Conheça o site de templates premium
O que você faz com seus sonhos?

Enrico Prenholato

Com paixão pela tecnologia e compartilhamento de informação idealizou a criação desse blog. Seu objetivo é compartilhar suas experiências de forma simples e didática aos seus leitores. Profissionalmente realizou cursos de informática, Hardware, Inglês e TI.