Redes sociais: É necessário estar em todas?

Quantas redes sociais você participa? Será mesmo necessário participar de todas elas? Qual o problema se os usuários se concentrassem em uma única rede social? Qual o diferencial de cada uma? Para responder a todas essas perguntas, seria interessante introduzir cada uma das principais redes sociais que existem na internet, em que muitos usuários estejam conectados à ela. Veja abaixo uma breve descrição das principais redes sociais:

Facebook

Uma das redes sociais mais populares no mundo inteiro, o Facebook conecta vários usuários em um único lugar. Esta rede social pode ser usada tanto num computador comum, quanto num smartphone. No Facebook é possível criar grupos, páginas, jogar, encontrar pessoas, enviar mensagens por bate-papo, ver o feed de notícias sobre o que acontece no mundo, criar anúncios, álbum de fotos, eventos, etc. É uma rede social gigante, responsável por comunicar uma notícia a várias pessoas ao mesmo tempo, lá a informação circula muito rápida, fonte de divulgação de vários projetos e anúncios.

Twitter

Diferente do Facebook, o Twitter apresenta um diferencial pela sua simplicidade. As informações divulgadas aqui são objetivas, pois o número de caracteres que podem ser usados ao fazer um “tweet” (publicação) é limitado. A limitação dos caracteres faz com que a pessoa curiosa clique no link da postagem para saber mais sobre o assunto, assim o site visitado consegue mais acessos. É possível compartilhar fotos e criar as famosas hashtags “#mestredeblogs” para conectar assuntos relacionados, é como um marcador que ao ser clicado, todos os tweets que tiverem a mesma hashtag serão exibidos. Além disso, você pode seguir pessoas, assim como elas também podem ser suas seguidoras. O mesmo funciona para as páginas. O Twitter tem grupos e funciona para mobile.

WhatsApp

Muito usado no Brasil, é uma rede social voltada para comunicação direta. Uma alternativa ao SMS, pois com apenas o Wi-Fi disponível em seu celular, o WhatsApp envia a mensagem assim como a recebe. Não há qualquer tipo de censura nas conversas, onde você pode enviar e receber qualquer tipo de arquivo de mídia. É possível criar grupos e fazer ligações. Você pode mudar a imagem de fundo na conversa, colocar uma foto de perfil e um status. Para usar a rede social você só precisa de um número de telefone (chip), assim como para conversar com alguém, você precisa do número do seu amigo e convidá-lo para usar o aplicativo.

Snapchat

Seu funcionamento é muito similar ao WhatsApp. Suas mensagens são chamadas de snaps (como os tweets do Twiter) Você pode enviar fotos, vídeos e textos. O diferencial é que você pode determinar o tempo que uma de suas mensagens serão visualizadas pelo(s) seu(s) amigo(s) para depois automaticamente ser excluído. É possível adicionar filtros em suas imagens e outras funcionalidades. Essa rede social não é popular quanto o WhatsApp, ficando para a sua preferência usar a rede social. Não é possível enviar fotos ou vídeos armazenados na galaria, você tem que tirar a foto na hora e enviar para seus amigos.

LinkedIn

Essa rede social possui um grande diferencial de outras redes sociais. O LinkedIn é uma rede social voltada apenas para sua vida profissional. Aqui você pode detalhar todo o seu currículo e procurar por uma empresa que você esteja interessado. O contrário também pode acontecer, alguém pode encontrar você e marcar para uma entrevista. Geralmente, pessoas que tem uma qualificação profissional e que estão prontas para trabalhar, se cadastram na rede social. Se você está a procura de um emprego, use o LinkedIn para registrar todos os seus interesses e encontrar uma empresa que esteja interessada em você.

Google+

Essa é uma nova rede social introduzida pelo Google, cada dia ganhando novas funcionalidades. Seu botão +1 tem a mesma função do joinha do botão curtir do Facebook. Criada em 2011, já tem mais de 350 milhões de usuários cadastrados. É uma rede social moderna e aberta ao mundo. Sua criação gerou a morte da antiga rede social Orkut. A função do Google+ é conectar todos os serviços do Google e compartilhar com os seus amigos do seus círculos. O diferencial dessa rede para o Facebook é que você pode organizar cada um de seus amigos em um círculo diferente, classificando por amigo, trabalho, família, ou o nome que achar melhor. A rede social ainda pode sofrer mudanças ao longo do tempo, mas ela é a rede oficial do Google.

Instagram

Uma rede social que funciona somente para mobile, é conhecida pela sua elegância e simplicidade, a rede social é movida por fotos. Você pode seguir alguém (como no twitter) e ter vários seguidores. As fotos tiradas com a câmera através da rede social é possível aplicar milhares de filtros e personalizar da maneira que achar melhor. Quem gosta de selfies e de compartilhar com os amigos, essa é a rede social que melhor se adéqua à você.

Pinterest

O Pinterest vem de duas palavras em inglês: pin + interest. É como um e-comerce, onde você se cadastra e insere todos os seus interesses sobre produtos que você pretende comprar. É uma rede social apenas de fotos que mostra todas as fotos sobre produtos de seu interesse. Você pode adicionar fotos de seus produtos e seguir pessoas que publicam e divulgam coisas que fazem o seu interesse, assim você pode sempre acompanhar essas pessoas, e até comprar (em dólar) o que você gostar.

 

Existem outras redes sociais como o MySpace, Technorati, Tumblr, etc. Como você deve ter percebido, cada rede social tem suas particularidades, são essas diferenças entre elas que fazem com que nós nos cadastremos em quase todas elas. Por exemplo, se queremos encontrar uma pessoa que há muito tempo não se fala, o Facebook é a melhor rede para essa tarefa. Se você quer compartilhar um link do seu site ou de algo que achou interessante, o Twitter faz esse trabalho. Se você gosta de compartilhar selfies e momentos importantes para você, o Instagram pode te ajudar. Se você quer fazer comunicação rápida sem consumir muito do seu celular, o WhatsApp faz essa tarefa.

É importante estar conectado em pelos menos uma rede social hoje em dia. Isso pode ser bom tanto para a sua vida pessoal quanto para a profissional. Não é necessário estar cadastrado em todas as redes sociais se não houver necessidade. Mas você pode precisar delas para comunicação, pois muitas empresas usam e podem forçar você a ter um cadastro em uma delas.

Faça do Google o parceiro do seu blog
Diminua a taxa de rejeição do seu site

Enrico Prenholato

Com paixão pela tecnologia e compartilhamento de informação idealizou a criação desse blog. Seu objetivo é compartilhar suas experiências de forma simples e didática aos seus leitores. Profissionalmente realizou cursos de informática, Hardware, Inglês e TI.

  • Muito legal este artigo. Eu gosto de ter opções de compartilhamento de redes sociais em meus blogs. A importância das redes sociais hoje não está apenas na comunicação e compartilhamento de informações. Está relacionada também a posicionamento nos mecanismos de busca. Parabéns pelo artigo.

  • Não utilizo muitas redes sociais nem vou aderir a muitas, porque isso requer tempo para dedicar-se a cada uma delas e tenho outras responsabilidades e outras prioridades! Por isso uso as que posso interagir tendo um controle das informações e interações!
    http://www.luceliamuniz.blogspot.com.br/