logotipo

Renovação: Saiba quando chegar a hora de mudar o logotipo da sua marca

A identidade de uma marca deve ser alterada depois de um tempo de uso. A importância dessa mudança deve ser por um motivo simples: desempenho. Quando você cria uma marca, a primeira coisa que pensamos é como construiremos o logotipo. O logotipo é aquilo que irá representar seu trabalho, ideia, projeto e será visto por milhares de usuários. Até mesmo as grandes marcas passaram por esse processo ao longo de suas vidas.

A alteração da logomarca não significa que a empresa “enjoou” da velha, e criou uma nova. A intenção da mudança tem todo um planejamento e um motivo para isso ter acontecido. Esse motivos podem ser:

  • Progresso: Quando uma empresa cresce, seu lucro aumenta, a quantidade de clientes aumenta, assim como os novos recursos que agrega. Mudar o logotipo nesse caso, significa “estamos crescendo”.
  • Ultrapassado: Ao longo do tempo, aquele primeiro logotipo que foi criado, passa a estar defasado. A ideia de mudar o logotipo nesse caso, é “renovação”.
  •  Criação de um elemento memorável: as marcas começam a se tornar famosas quando elas possuem um ícone, que quando passa a ser visto pelas pessoas, ele se torna memorável. Faça um teste você mesmo: o M amarelo com o fundo vermelho, não lembra uma marca de fast food? Sempre que vemos esse “M” automaticamente lembras dessa marca, o Mc Donald’s.
  • Casos particulares: algumas marcas mudam suas logomarcas por casos especiais, ou apenas modificam a existente. O Google por exemplo, mudou seu logotipo, mas a mudança foi sutil. O logo passou a ser sem serifação (ou seja, uma fonte circular, como esta que você está lendo) e flat, que significa ser sem sombras. O motivo da transformação? Mostrar simplicidade. Além disso, como é uma empresa no ramo da tecnologia, é importante a mudança para mostrar modernidade e o acompanhamento das transformações do mercado tecnológico.

O Mestre de Blogs também passou por essa transformação, criando uma identidade própria. O motivo de termos feito essa mudança? É o logotipo ultrapassado. Desde quando este blog foi criado, a representação dele foi pelo óculos e bigode. Agora passou a ser um chapéu. A intensão é criar uma marca memorável, pelo uso do chapéu na letra “e”.

Abaixo, confira alguns exemplos da evolução das logomarcas:

E você, já criou seu histórico de logotipos? :)

É claro que isso não acaba aqui. Agora, em 2017, estes são os logotipos das marcas atuais. Daqui a 10 anos no futuro, essas marcas já terão mudado de forma mais uma vez.

Para você que tem um blog, site pessoal, ou mesmo uma empresa, não se esqueça disso. Conforme o tempo passa, mude o logotipo.

Observação: embora a mudança do logotipo seja algo necessário, não mude o ícone memorável. Isso significa que, se você tem um logotipo e ele é bem conhecido, todos se lembrarão da sua marca devido o simbolo que a representa. Por exemplo: pense na Apple mudando o logotipo maçã para goiaba. Primeiro que o nome “Apple” não faz sentido com o simbolo “goiaba”, segundo, as pessoas associam a maçã com a empresa. Tudo o que a Apple pode fazer para mudar seu logotipo é moldá-lo, sem que distorça a representação de uma maçã, pois seu ícone memorável é a maçã.

Observação 2: Não mude em curto período de tempo. O logotipo deve permanecer por alguns anos antes de ser replanejado, além de ter motivos para que haja a mudança. Você confundirá as pessoas, já que o tempo todo está mudando. Vamos a um exemplo: uma editora de livros. Cada livro que a editora produz, ela coloca sua marca. Mudar o logotipo da editora drasticamente fará com que o leitor que busca a editora se confunda, pois pensará que se trata de outra marca. Para a editora mudar o logotipo, terá de ser algo muito sutil.

Vou mudar meu logotipo. O que preciso saber antes de alterá-lo?

Se você planeja mudar seu logotipo, ou mesmo criá-lo, vamos te dar algumas dicas do que você precisa levar em conta antes de criá-lo. Veja a seguir, as várias formas de construir um logotipo:

Ícone representativo

O ícone representativo é aquele que todas as pessoas vão ver ao conhecer sua marca e memorizá-lo. Ele será o fator chave que associará um elemento, seja concreto ou abstrato à sua marca. Como usado no exemplo da Apple acima, sabemos que a Maçã está associada a marca, sempre que a vemos no nosso dia-a-dia.

Tipografia

Nem todas as marcas usam esse “ícone” como representação, até porque, não há um simbolo adequado. Pense num site pessoal. Se você tem um site pessoal, ou gostaria de ter, é muito raro as pessoas usarem um ícone. Logotipos tipográficos é o nome de uma pessoa ou empresa escrito com uma fonte especial. Imagine seu nome escrito de uma maneira original, fora do padrão de fontes que conhecemos. Um exemplo de marca tipográfica, é a Coca-Cola.

Cor

Não é atoa que vemos os logotipos com as cores que possuem. Com certeza você já deve ter ido a um shopping bem movimentado. Já reparou que na praça de alimentação, os logotipos tendem a ser tons quentes? E quando você passa pela região de informática e tecnologia, você repara em tons frios? Faça uma pesquisa no Google. Digite “Fast Food”, depois, em outra pesquisa, “Tecnologia”.

O marketing das coisas nunca erra: o fato de ter essa diferença é pela psicologia das cores. Cores quentes despertam ação e vontade, além de serem chamativos. Cores frias dão a sensação de confiabilidade, durabilidade, tranquilidade.

Criatividade

Logotipos são construídos baseados no seguimento da marca. Dependendo do nome, é possível brincar com as palavras, cores e símbolos ao mesmo tempo. A criatividade, além de ser um diferencial na marca, também chama a atenção do público, pela curiosidade e o interesse que o seu serviço trás.

Programas de criação

Se você tem experiencia com eles, você pode desenvolver seu próprio logotipo, usando sua criatividade e os recursos que a internet te trás. Caso não saiba, você precisa contratar um usuário especialista e passar as informações e suas preferências de criação para ele. Os programas são: CorelDraw, Canva, Adobe Photoshop e Ilistrator.

 

Sabendo dessas dicas, você poderá desenvolver um logotipo eficiente. Depois, divulgue esse logotipo na internet, para os amigos, anuncie. Quanto mais as pessoas conhecerem sua imagem, mais fácil será a associação com seu site, comércio ou empresa.

 

Links úteis:

Como criar um logotipo: o guia completo (externo)

Blog gamer faz sucesso?

Youtubers: como fazer um vlog de sucesso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *