Nunca culpe seu blog pelas suas irresponsabilidades

Não está recebendo acessos? Não está gerando receita? Não está recebendo comentários? Você já tem um blog há algum tempo e mesmo assim o retorno está sendo baixo? Se isso está acontecendo com você, é melhor você rever o status do seu compromisso com seu blog. Pois é com o nosso compromisso, que definimos como o nosso blog estará crescendo.

Estar sem tempo, rotina estressante, blog que fica parado, acessos que não chegam, como fazer para resolver tantos problemas como esses? Na verdade, não é o blog que precisa de uma solução, apenas quem cuida dele. Mude a estratégia de publicações em seu blog, as chances de você crescer irá aumentar cada vez mais.

Nada que desejamos pode cair do céu. Muito menos o nosso sucesso. Na verdade, é o contrário, somos nós que levamos o nosso sucesso até o céu. Então, para que isso seja possível, precisamos de uma base. Para falar em público, por exemplo, o anunciante precisa de um palco, um banco, ou um lugar alto para que possa falar e as pessoas facilmente verem ele. O caso do nosso blog é igual, só falta essa base ser construída para as pessoas começarem a olhar para nós.

O que é essa irresponsabilidade que muitas pessoas tem que derrubam o blog?

Imagine você faltando várias vezes no seu trabalho. Na primeira vez, é perdoável. Na segunda, já começam a fazer vista grossa. Na terceira, o salário vai caindo bem rápido. Na quarta, começam a te pressionar para ir trabalhar. Na quinta você está fora.

Cumprir com os horários de trabalho sem faltar ou chegar atrasado, ir para a escola, estudar para as provas, falar com os amigos e recuperar todo o conteúdo que perdeu na faculdade, tudo isso faz parte da nossa responsabilidade de estudar, trabalhar e cumprir com nossas obrigações.

O blog também é parte desse trabalho. Não dá para publicar qualquer besteira no blog, pois perdemos a sua relevância e credibilidade.

Até tempo atrás você estava recebendo uma quantidade considerável de trafego. o tempo passou e o tráfego caiu. Será que isso é azar? Karma? Falta de planejamento? O blog possui algo que está incomodando os leitores?

Não, não é nada disso.

Assim como no trabalho, escola, faculdade, nós temos a responsabilidade de cuidar das nossas coisas e correr atrás do que é nosso, caso contrário, iremos ser demitidos, reprovados, e ficaremos para trás, recomeçando o mesmo processo tudo de novo.

E o que todo esse papo de responsabilidade tem haver com o blog?

Assim como no exemplo da nossa vida profissional, o blog não é diferente. Se você não estudar, você será reprovado. E o que “reprovado” quer dizer, em outras palavras? Quer dizer que você não conseguiu alcançar a média estipulada para poder passar. Com o blog, se você deixa de atualizá-lo frequentemente, seus acessos vão caindo, e isso só provará que seus esforços não valeram a pena, porque você ainda não alcançou sua média estipulada de acessos.

Nós nunca fomos obrigados a publicar em um blog. Foi por uma decisão nossa fazer isso. Mas se nós não fazemos isso direito, nós não alcançamos nossos resultados desejados, o que nos leva a desistir.

Sua força de vontade inicialmente pode ser grande, grande o bastante para publicar no blog todos os dias. Mas força de vontade é passageira, e blog é algo que se cria para longo prazo. A sua força de vontade não vai durar até lá.

Pense bem, ao ir para escola todos os dias, trabalhar ou ir para a faculdade, ter que acordar cedo sempre, estando dias quentes, frios, nublados, com Sol ou com chuva, nada disso impede a gente de ir até lá. Sabe por quê? Porque você tem um objetivo: passar de ano, estudar, passar no vestibular ou ganhar seu salário.

Quando criamos nosso blog apenas pela nossa força de vontade, quando ela for embora, você larga ele e finge que não existe mais. A preguiça fala mais alto. Porém, no momento que você criar seu blog com um objetivo, e que seja muito forte, aquele que vai fazer você seguir independente do seu estado emocional ou climático, aí sim, você estará criando o compromisso e a responsabilidade de cuidar de seu blog por muito tempo.

Como se tornar uma pessoa responsável?

Se você se identificou com essa situação, comece a pensar em uma nova estratégia para seu blog. O primeiro passo é: defina seu objetivo. Lembre-se: o seu objetivo tem que ser algo que seja um resultado distante. Por exemplo: atingir 1 milhão de curtidas no Facebook. Ser o blog mais exibido nos resultados do Google. Conseguir um emprego muito relevante através do blog. Ter pessoas muito importantes socialmente como seguidoras do blog, entre outras.

Mas nunca confunda os seus objetivos com suas metas. Objetivos são como os resultados finais do nosso projeto. Quando alcançarmos nosso objetivo, alcançamos o sucesso. Metas são como missões que devemos cumprir com frequência, podendo ser uma meta por dia, à uma meta até o final do ano. Um exemplo de uma meta: Conseguir 100 likes no Facebook e 100 seguidores no Twitter em 4 meses. Outra meta: Alcançar mais de 500 visualizações diárias até o final do ano. Mais uma meta: conseguir 30 comentários no blog toda semana, e assim vai…

Defina também os dias de publicações. Por exemplo: todas as terças às 15 horas, publicarei um artigo novo, e todos os domingos publicarei algo diferente, não necessariamente uma matéria. Isso fará com que seus leitores saibam que há coisas novas em seu blog nesse dia e nessa hora. Aí, você terá retorno de acessos.

Com seu objetivo definido e for realizando as suas metas, sendo bem rude com elas (sem procrastinar), você voltará a crescer e conseguirá novos leitores, curtidas e comentários, sempre que for sendo responsável com suas decisões e, inclusive, perceber que se tornou uma pessoa responsável com o próprio blog.

Links úteis:

O blog melhora nossa experiência

Cinco passos para ser um blogueiro de sucesso

Não faça do seu blog uma dor de cabeça!

Veja também:

[Infográfico] A importância de seu blog ser compatível com mobile
Criatividade: Nosso desempenho de ideias

Enrico Prenholato

Com paixão pela tecnologia e compartilhamento de informação idealizou a criação desse blog. Seu objetivo é compartilhar suas experiências de forma simples e didática aos seus leitores. Profissionalmente realizou cursos de informática, Hardware, Inglês e TI.

  • Thiago Leopoldino Ferreira

    Oi Enrico

    Acho que vou ter que reler esse artigo uma 50 vezes kkkkk.

    Parabéns, ele ficou muito completo.