Saiba como funciona um feed

Na internet existem milhares e milhares de sites que falam dos mais variados tipos de assuntos. Alguns sites falam um pouco de tudo, mas a grande maioria fala de um assunto específico.

Você também tem um interesse por determinado tipo de assunto, e para o assunto que você se interessa, sempre há um site que fala especificamente sobre o que você gosta. Mas, para você não precisar sempre entrar no site que você gosta para ver se há algo novo, existe um recurso para facilitar a sua vida, que são os feeds.

 

Os feeds são ferramentas que auxiliam tanto o leitor que acessa o site, quanto o autor que publica o conteúdo. Os feeds são como um Delivery, eles fazem uma entrega do novo conteúdo que foi publicado em seu e-mail.

Isso facilita a vida do leitor, pois assim ele não precisará o tempo todo acessar o site para ler novas atualizações. A palavra “Feed” vem do inglês que significa “alimentar”, ou seja, você vai parar de buscar conteúdo, e o conteúdo passará a buscar você.

Onde estão os feeds?

Quando você visita um blog, já deve ter percebido em algum lugar da página está escrito: “Assine o nosso feed” ou “Acompanhe a nossa Newsletter” e abaixo há um campo para você colocar seu e-mail.

Se você quiser receber um feed de um site, você pode colocar seu e-mail nesses campos, depois uma confirmação será enviada no seu e-mail, então faça login no seu e-mail e confirme clicando no link que estiver na mensagem.

Pronto, você assinou o feed. Agora é só aguardar. Sempre que houver algo novo no blog, será enviado diretamente em seu e-mail. Você estará acompanhando todas as novidades do blog que você assinou.

Leitores de feed online

Existem ferramentas na internet que lêem um feed de um site. Se você é uma pessoa muito atarefada e não tem tempo para ler as matérias publicadas em cada site, você pode colocar os links do site que você gosta em um leitor de feed e acompanhar as novidades diretamente em sua interface.

Os leitores de Feed podem ser acessados de qualquer computador com acesso à internet. Você precisa efetuar login para acessar os conteúdos que você gosta de ler. Abaixo há uma lista de leitores online gratuitos e simples de usar:

Feedly Online

NewsBlur

Curata Reader

Pulse News Reader


Esses 4 leitores acima são ótimos leitores de feed online, são bastante usados depois que o Google Reader foi excluído pela Google. Clique em um dos links acima e você será redirecionado para o site dos leitores.

Escolha o que melhor agradar você. Como você pôde ver, os feeds são uma ótima ferramenta que auxiliam muito os leitores que gostam de sempre acompanhar o que está acontecendo pelo mundo.

Nesses leitores basta apenas você colocar o link do site que você quer acompanhar para sempre estar lendo o feed quando houver uma nova atualização nos sites. Será necessário você criar uma conta nesses sites para você acompanhar o Feed.

Referências

O que é RSS?

Google Reader morreu: conheça 16 alternativas para substituir o serviço

 

Veja também:

Os serviços do Google que auxiliam os blogueiros
Deixe o público curioso melhorando seu post

Enrico Prenholato

Com paixão pela tecnologia e compartilhamento de informação idealizou a criação desse blog. Seu objetivo é compartilhar suas experiências de forma simples e didática aos seus leitores. Profissionalmente realizou cursos de informática, Hardware, Inglês e TI.