Saiba a hora certa para mudar o template do seu blog

Estamos no ano de 2014, um ano em que a tecnologia se desenvolveu muito, uma pessoa hoje tem várias opções de temas para colocar em seu blog, apenas vai pela sua preferência. Mas a tecnologia está sempre se evoluindo, dia após dia. A cada dia surgem milhares de novos temas para colocarmos em nossos blogs, mas nem sempre acompanhamos esses novos lançamentos. Por isso, com o tempo seu template vai ficando velho e ultrapassado. Veja quando é a hora certa para mudar o visual do seu blog sem prejudicar os seguidores do blog e melhorar os seus acessos diários.

 

Motivos para você mudar seu template

  • O seu template é muito antigo e difícil de navegar;
  • O seu template é pesado, o que dificulta no carregamento;
  • Seu blog não aparece nos mecanismos de busca;
  • Seu template deixa de ser agradável aos visitantes do seu blog.

 

O que mudar

Se o seu blog possui a maioria das características citadas acima, não adianta mudar a cor, ou reduzir a quantidade de Widgets dele. É recomendado trocar o template inteiro, por algo mais moderno. As opções de template que você tem na internet são várias. Há templates gratuitos e pagos para cada plataforma. A moda hoje são os templates minimalistas, que nada mais é do que templates simples, neles só há itens importantes para o blogueiro.

O que fazer

Você tem alguns caminhos que podem levar você a melhores condições com o seu blog. Um exemplo, é a mudança de plataforma, uma migração da sua plataforma atual para outra. As vezes os templetes de outras plataformas são muito mais “sustentáveis” do que sua plataforma atual. Então a migração não seria uma má ideia, você apenas deve falar com alguém que entenda sobre a migração de blogs e que possa fazer o serviço para você. Mas você pode continuar na sua plataforma atual e montar ou buscar um template na internet.

O que a mudança do template vai afetar no seu blog

Antes de você mudar o tema do blog, você deve saber algumas coisas que irão afetar no seu blog, o que você vai perder, o que você pode manter e o que você deve alterar:

  • SEO: A mudança do seu tema, e até mesmo de sua plataforma vai afetar no sistema de busca do seu blog. Portanto, tome cuidado ao fazer as alterações, pois o resultado de busca do seu blog vai alterando, conforme as palavras-chave que você for usando.
  • Organização: Todo o tema vai ter uma forma de organizar o conteúdo do seu site. De preferencia, deixe o seu blog bem organizado, para que os visitantes naveguem nele com facilidade.
  • Nível de satisfação: Ao deixar seu blog organizado, o visitante vai ter um nível de satisfação maior, passando até mesmo a visitá-lo mais vezes.

O que fazer com o blog durante a mudança

Se você percebeu que a mudança do seu blog vai dar trabalho e vai levar um bom tempo para ser concluída, seria bom você colocar um templete temporário, aqueles templates de “Em Manutenção”, ou “Coming Soon”, assim o público que o segue vai ficar curioso para ver o resultado da mudança.

O que fazer depois da mudança

Depois que tudo estiver concluído e seu blog/site está de cara nova, você deve divulgá-lo, para isso, use agregadores de links, publique nas redes sociais, e esteja atento nas estatísticas, para ver se a mudança melhorou o tráfego ou não.

Como visto acima, redesenhar um site é algo que, embora deva ser planejado com cuidado e atenção, dá resultado e deve sempre estar nos planos de qualquer pessoa que leve o seu site à sério, mais cedo ou mais tarde.

Fonte: Blog Wix

Veja também:

#2 Desenvolvendo um blog: Ganhando progresso
Existe vida após as redes sociais?

Enrico Prenholato

Com paixão pela tecnologia e compartilhamento de informação idealizou a criação desse blog. Seu objetivo é compartilhar suas experiências de forma simples e didática aos seus leitores. Profissionalmente realizou cursos de informática, Hardware, Inglês e TI.