Twitter

Cuidado com seus estranhos seguidores no Twitter

Tem perfil no Twitter? Conheça alguém que tenha? Esse post foi feito para alertar usuários do Twitter, principalmente aqueles que estão começando na rede social. A cada dia pessoas estão se cadastrando na rede social e expondo suas ideias, afazeres, e até coisas mais pessoais. Tome cuidado se você é um dos que expõe sua vida pessoal ou informações de seus afazeres.

O Twitter não deixa de ser uma rede social, e a maioria dos usuários deixa o perfil aberto para qualquer pessoa visitante que queria conhecer você. Sua imagem, seu texto, suas fotos, tudo isso as pessoas gostam de compartilhar sem se preocupar com consequências. Pessoas tornam-se seus seguidores e você não faz ideia de quem sejam. E ainda tem gente que se preocupa na ideia de quantidade de seguidores é igual a qualidade de conteúdo e/ou popularidade. Não se iluda com essa ideia. Não adianta ter mil seguidores, mas apenas 50 são pessoas que gostam de ver o que você compartilha.

Você conhece seus seguidores? Sabe que milhões de pessoas cadastradas no Twitter podem ver seu perfil? Você tem controle de sua privacidade? Não se sinta livre para publicar sua vida pessoal só por que não há uma rígida censura em um texto sobre você. Anônimos que te seguem veem e acompanham sua vida, e há casos em que usuários publicam coisas como “hoje vou para a praia XYZ. E o melhor é passar a semana toda lá”. Isso é uma armadilha para estranhos armarem e invadirem sua casa. Já houve casos de pessoas que fizeram esses tweets e tiveram a casa roubada quando voltaram.

Pensando nisso, tome cuidado com seus seguidores, principalmente aqueles que não conhece. Não publique tarefas pessoais sem um controle de quem pode ver, e de quem não pode. Muitos malandros aproveitam os perfis públicos e atacam vítimas sem elas se darem conta de que uma frase compromete sua vida. Isso não vale apenas para o Twitter, mas para qualquer rede social. O Facebook por exemplo, não trabalha com seguidores, mas com amigos. É natural que sua lista de amigos no Facebook seja de gente que você já conheceu uma vez, mas isso não impede que você esteja a salvo de armadilhas como essa, principalmente se sua Timeline é pública.

Possui seguidores estranhos? O Twitter é cheio de usuários criados o tempo todo, com figuras de pessoas para fazer você acreditar que é alguém e não há nada de errado nisso. Há uma velha frase, mas que continua mais atual que nunca “Na internet, ninguém sabe que você é um cão“. Se você está sendo seguido por usuários estranhos cujo não sabe a identidade, há uma forma de você bloquear seu seguidor. Siga as etapas abaixo para bloquear seu seguidor estranho:

Bloqueando seguidores

  1. Acesse sua rede social no Twitter, depois vá na categoria “Seguidores”
  2. Nessa aba, haverá uma lista de todos os seus seguidores, com uma imagem de perfil em miniatura. Cada um deles tem uma engrenagem.
  3. Cada usuário possui essa engrenagem. Clique nela e depois escolha “Bloquear @Nome”
  4. Feito isso, confirme. Ao bloquear o seguidor, ele não poderá voltar a acompanhar suas publicações enquanto estiver bloqueado e nem enviar mensagens. Faça isso para seguidores que você considerar estranho.

Após fazer isso, esse usuário permanecerá bloqueado. Caso você tenha bloqueado por engano, não se preocupe. Para desbloquear, vá em configurações do seu perfil, e entre na categoria “Contas bloqueadas”. Lá estarão listados todos os usuários que você bloqueou.

Repare que mesmo você bloqueando os usuários, o número de seguidores permanece. Por exemplo, imaginemos que você possui 100 seguidores, mas você bloqueou 2 usuários. Na sua timeline continuará exibindo 100 seguidores, mas os dois usuários bloqueados não serão listados. Ou seja, eles são seus seguidores que estão bloqueados. Para tirar esses seguidores de fato da sua lista, desbloqueie o usuário. Ele não será mais seu seguidor, assim a contagem de seguidores do seu perfil cairá para 98.

Como identificar estranhos no Twitter

Perfis estranhos podem ser facilmente identificados, como também pode ser muito difícil de perceber. Em geral, perfil estranho não possui uma imagem de perfil com uma identidade. Há um nome que você não conhece, a foto do perfil é uma parte do corpo, seja uma parte da cabeça ou só o corpo, como também está o corpo inteiro mas o rosto não pode ser visto pois está de costas, ou olhando para baixo. A timeline possui uma conta fechada, onde você não pode ver os tweets, ou tem muito pouco tweet. O usuário possui várias pessoas cujo está “Seguindo” e não há quase nenhum “Seguidor”. Também são perfis que não dá para extrair informação nenhuma, ou muito pouco. Coisas como Frase de apresentação, data de aniversário, fotos, seguidores em comum com você, tweets ocultos, o perfil é de outra língua (Inglês, Espanhol).

Às vezes, há usuários que não se encaixam com as informações acima, mas são de estranhos. Se você não confia no seguidor, você pode bloqueá-lo. Até mesmo aquele seu amigo pode ter a conta hackeada e a partir disso o estranho pode aproveitar para saber várias coisas. Em um meio social, tudo é possível.

Você gosta de falar sobre você no Twitter, mas não fala com ninguém na escola, nem dá bom dia para os parentes. Não acha isso controverso? (Desculpe pela força da frase, mas o mundo digital hoje faz a vida pessoal de alguém ser virtual, esquecendo-se  de que há um animal em casa, pais e amigos por perto).

Fica aqui o aviso final: não exponha coisas desnecessárias. Compartilhe suas opiniões, poste imagens que não tenham ligação com sua vida pessoal, restrinja seu perfil, fortaleça sua senha, esteja atento. A cada dia pessoas sofrem com esses anonimatos e são descuidadas. Isso não vale apenas para o Twitter.

 

Até mais!

 

Links úteis:

Redes sociais: É necessário estar em todas?

Internet: Liberta ou aprisiona?

O que é informação para os blogs atualmente?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *