Seu blog está sujo? Limpe-o após entender este post

Você deve estar se perguntando o porque deste título “Seu blog está sujo” e o que ele significa. Bom, vamos entender sobre isso mais adiante. Antes de mais nada, vou esclarecer aqui que isto pode te afetar em dois fatores muito importantes: SEO e Design. A forma como organizamos nosso blog pode dizer o quanto pessoas acessam, acham o que procuram ou rejeitam e nunca mais voltam. E se for muito rejeitado, seu blog está sujo. Mas afinal, o que é um blog sujo?

Seu blog pode estar sujo. Faça uma limpeza caso isto seja verdade

Blog sujo é um blog cujo as informações relevantes estão misturadas com informações irrelevantes, desnecessárias, e outras até inúteis para o visitante. Acredite se quiser, mas na internet existem vários blogs e sites sujos com esses tipos de informações. Estudos dizem que ao se tratar de marketing, vendas, ou fazer com que o leitor fique em seu blog, o administrador do blog só tem, em média, 8 segundos para fazer com que ele fique no blog, ganhar sua confiança, se não, ele irá embora.

Aposto que você já deve ter entrado em um blog cuja a barra lateral tenha um contador de visitantes online no blog, ou o mapinha do mundo mostrando seus visitantes da Noruega. Pergunte a si mesmo: esses tipos de widgets são realmente necessários para seu blog? A barra lateral do seu blog não está lotada de informações que não interessam ao leitor?

Mesmo que não pareça verdade, quanto menos informações você deixar na sua página inicial, na barra lateral, e no rodapé, mais os visitantes vão querer “fuçar” no seu blog. E quando eles fizerem isso, aos poucos, eles vão percebendo outras informações que podem lhes chamar a atenção.

Quanto menos informações as pessoas encontrarem em suas páginas, mais chances de as pessoas interagirem com ela. Tenho um exemplo prático disso. Veja as imagens abaixo:

Ache a barra de pesquisa em ambos os sites.

Conseguiu? Eu só vi a barra de busca da segunda imagem.

Sabe porque isto acontece? É justamente pelo excesso de informação. Acho que isso explica o motivo de eu não ler os jornais :p

A aparência pode dizer muito sobre nossos blogs, e a forma como as organizamos simplifica muito a vida do leitor, dos mecanismos de busca, e da objetividade de informação. Sabe porque o Google é tão usado para pesquisar? Um dos motivos é porque sua tela principal só exibe a barra de pesquisa, enquanto os ícones (como o Gmail, Drive, Tradutor) ficam escondidos no menu à direita. Agora tente achar a barra de busca do Yahoo! e MSN…

Em seu blog, as pessoas vão procurar pela informação principal do qual você oferece à elas. O resto é detalhe. Quanto a barra lateral? Coloque em primeiro lugar o que você julgar mais necessário: Rede social? Postagens populares? Categorias? Anúncios?

Pode ser que você não consiga tanto tráfego tão rápido logo de cara, mas você consegue alguém que vai querer retornar no seu site sempre que precisar de algo que sabe que pode encontrar em seu blog. É aí que seu blog passa a ser referência: quando as pessoas confiam em seus conteúdos e a leitura em seu blog é agradável.

Concluindo: Limpando definitivamente seu blog

Agora que você já entendeu o conceito de site limpo e site sujo, já sabe o que fazer. Leve em consideração que seu blog deve ter o conteúdo mais visível possível para quando alguém for visitar você. Quando mais limpo seu blog estiver, mais atenção das pessoas certas você chamará, aumentando seu publico-alvo aos poucos.

Limpar seu blog também facilitará para os mecanismos de busca, porque os próprios mecanismos de buscas precisam ler as informações do seu blog para entenderem sobre o que ele está falando. Também diminuirá o peso de carregamento da página, podendo ser acessado mais rapidamente.

Se você quiser saber sobre esses estudos, acesse esse link

Outros links que podem te interessar:

Escolha um template adequado para seu blog

Theme Forest: Conheça o site de templates premium

Saiba a hora certa para mudar o template do seu blog 

Veja também:

Programa de afiliados: o que seria?
Como otimizar o blog #MelhorManeira

Enrico Prenholato

Com paixão pela tecnologia e compartilhamento de informação idealizou a criação desse blog. Seu objetivo é compartilhar suas experiências de forma simples e didática aos seus leitores. Profissionalmente realizou cursos de informática, Hardware, Inglês e TI.