Todos precisam da dinâmica do blog

Quando nós falamos de dinâmica de blog, nos referimos a uma interação entre Autor-leitor do blog, através de textos, imagens e etc. Embora não se fale muito, a dinâmica do blog é a chave para a solução de muitos problemas para muitos blogueiros. Essa dinâmica é necessária principalmente para a divulgação. Quem faz essa dinâmica é a equipe ou o dono do blog (caso o blog seja administrado por uma pessoa). Então como fazer essa dinâmica? Veja a seguir:

Redes sociais

O lugar básico para se ter uma dinâmica, são nas redes sociais. Quanto melhor a dinâmica, seja no blog, ou em outro lugar, melhor será para você. A dinâmica se dá através do texto, da maneira como ele é escrito e as imagens exibidas na postagem. Assim, com o jogo de palavras adequado, você automaticamente fará alguém curtir e comentar sua publicação.

Se isso acontecer, os amigos da pessoa que comentou ficarão sabendo em seu feed de notícias, da seguinte forma: “Fulano comentou uma publicação”, no caso do Facebook. Para o Twitter, não funciona diferente.

É muito importante que quem publicou a postagem fazer o que chamamos de “Call-to-action” termo usado que significa “chamar para ação“, isso se faz da seguinte forma: você apresenta o conteúdo para alguém, e se ela gostar, no final, pedir (call) para curtir/compartilhar/comentar (action). Isso ajuda muito, pois pessoas que se interessam pelo assunto que você acabou de ver, faria o mesmo (Call-to-action).

Essa é a dinâmica nas redes sociais, coisa que é possível fazer também no blog, tudo depende da maneira como você se dirige aos seus leitores.

Dica: use as seguintes palavras, para conversar de uma forma descontraída >> Não é mesmo? / Meus amigos / Olá galera! / Fala sério, né? / Quero ouvir suas opiniões / conta aí, foi legal? / mostre para seus amigos que você gostou, é só clicar em compartilhar! / vocês são demais! / Se você curtir, será o primeiro a saber sobre (…) / e não acabou por aqui // etc. Quanto mais criativo você for nessa hora, melhor.

 

Pesquisas (SEO)

Se um visitante que nunca ouviu falar do seu blog, pesquisar o mesmo conteúdo que você trabalha no seu blog, é através da pesquisa que esse visitante poderá lhe encontrar. Quanto mais movimentado seu blog for, mais chances de ser indexado na primeira página dos buscadores sobre qualquer assunto que seu blog tratar.

Para que isso aconteça, é importante que seu blog esteja em todos ou lugares, ou seja, nas redes sociais, deve haver um link que ligue o post da rede social ao seu blog, e vice-versa. Além disso, agregadores de links, imagens no blog, vídeos no YouTube, Se você tiver tudo isso, é obrigatório colocar um link que leve esta pessoa ao seu blog.

Uma informação importante é que nem sempre o Google por exemplo, indexa sites de grandes acessos. O Google indexa sites que ele acha que são interessantes para o que você busca. Por isso, às vezes, mesmo inserindo as mesmas palavras chave, o resultado pode mudar um pouco, para cada usuário que pesquisa.

O blog

Por último, a dinâmica deve se concentrar mais no blog, isso se seu principal trabalho estiver lá. Algumas pessoas, como os YouTubers por exemplo, seu principal trabalho está nos vídeos, e não no texto. Nesse caso, a maior dinâmica deve estar na maneira como a pessoa se expressa, como ela fala com o público, animações em vídeo, etc.

Já no texto, sua única forma de se expressar é fazendo o jogo certo de palavras, para manter a pessoa sempre atenta ao que está escrito, como se fosse aquele livro super interessante que você começa a ler e não quer parar mais.

Comentários, jogo de palavras, links entre posts, barra lateral com postagens mais acessadas/comentadas, navegação pelo site, tudo isso pode ser feito apenas no blog. Quando vinculado com as redes sociais, a dinâmica de palavras deve permanecer.

Não deixe seu blog “morto”, ou seja, isolado das redes sociais, sem links, sem expressão no texto, desse jeito, seu processo de conseguir mais acessos será muito lento. Se quer conseguir resultado, mostre ao mundo o que você é, e o que quer com isso.

Até a próxima!

Promessa ou papo furado? Seu blog para 2016
AdBlock: conheça os prós e contras de usar esse serviço

Enrico Prenholato

Com paixão pela tecnologia e compartilhamento de informação idealizou a criação desse blog. Seu objetivo é compartilhar suas experiências de forma simples e didática aos seus leitores. Profissionalmente realizou cursos de informática, Hardware, Inglês e TI.