Mito ou Verdade? Descubra algumas crenças sobre tecnologia

No mundo da tecnologia, as pessoas acreditam em coisas que não fazem sentido ou que não há comprovação. Muitas vezes seguimos essas ações corriqueiras sem realmente pensar a respeito. A seguir, veja uma lista do que é verdade e do que é mito:

#1 – A navegação em modo privado mantém o usuário realmente anônimo (mito)

Esse recurso não te mantem oculto nos sites visitados, embora não registre o histórico, favoritos ou login nas contas de e-mail, redes sociais, etc. Outras pessoas não verão a atividade que você fez no navegador, mas os sites podem ver quem é você, através de seu endereço IP.

#2 – Ler demais no computador é prejudicial a visão (mito)

Não há evidencias que comprovem o que é bom ou que é ruim entre ler em um computador ou um livro, assistir televisão, ver filme, ou outro meio de mídia. O que acontece é que o ritmo que piscamos os olhos diminui quando estamos olhando para um eletrônico (TV, cinema, smartphone, notebook) isso pode fazer com os nossos olhos sequem devido ao ritmo de piscar diminuir. Faça uma pausa de hora em hora e não haverá problemas.

#3 – Trabalhar com muitos aplicativos no smartphone consome mais bateria (verdade)

Não é necessário que um especialista esclareça isso, afinal, o mesmo vale se você deixar todas as luzes de sua casa acesas, ainda que não esteja usando-as. Isso vai consumir mais energia da sua casa, da mesma forma o smartphone precisará ser recarregado mais vezes se você usar muitos aplicativos ao mesmo tempo ou jogar jogos mais pesados.

#4 – Deixar o smartphone conectado na tomada mesmo estando totalmente carregado destrói a bateria (mito)

As tecnologia das baterias de hoje são inteligentes o suficiente para parar o carregamento após estarem totalmente carregadas. Enquanto você deixar seu aparelho na tomada, a energia que será usada é a energia corrente, a bateria só começará a ser usada no momento em que você remover o carregador da tomada. As baterias são feitas de Íon-lítio, e impedem que a mesma fique com a carga viciada.

#5 – Carregue o celular só quando a bateria estiver quase no fim (mito)

As baterias tem uma quantidade limitada de ciclo de carga até não serem mais capazes de reter energia. Os ciclos são definidos como o carregamento de um aparelho de 0 a 100% de sua capacidade. Carregar a batera antes de ser drenada totalmente pode até garantir uma melhor duração de sua bateria impedindo de gastar mais um ciclo.

#6 – Mais megapixels significam sempre uma câmera melhor (mito)

A realidade é que a resolução de uma imagem não está diretamente ligada à sua qualidade. A imagem de uma câmera digital é feita através de um sensor, que faz a captação de luz do objeto fotografado e vai transformar essa informação em pixels, gerando a imagem digital. Por outro lado, câmeras compactas e de celulares têm sensores de qualidade inferior. Quanto mais megapixels o sensor é forçado a captar, mais calor ele produz, o que acaba gerando ruído na foto.

#7 – mergulhe seu celular molhado no arroz seco para salvá-lo (verdade)

Desde que você não esqueça de remover a tampa e a bateria, e obviamente o arroz deve estar cru, o arroz será capaz de absorver a água que está em seu celular e podendo salva-lo e salvar seu dinheiro também. O aparelho deve ficar mergulhado no arroz por pelo menos um dia.

#8 – Quanto maior a barra de sinal, mais rápido será a internet (mito)

As barras de sinal mostram apenas que você está próximo a uma torre de celular. Mas isso não garante uma melhor velocidade de navegação, se por exemplo, muitas pessoas estiverem usando a rede ao mesmo tempo, pode haver uma limitação na quantidade de dados que você consegue utilizar.

#9 – Você está sendo rastreado pelo celular (verdade)

Você pode estar conectado em tudo com o seu celular, mas outras pessoas podem estar conectadas em você. Quando você usa seu GPS para chegar ao um destino, você precisa ser rastreado pelo satélite próximo a você para te guiar, assim como você pode ser rastreado sem usá-lo. As operadoras podem rastreá-lo, bem como dizer qual foi a última ligação que você fez, com os registros que eles tem, mas isso são em casos específicos por ordem judicial.

#10 – Segurar um imã perto do PC vai apagar todos os seus dados (mito)

Você até pode ser capaz de fazer isso, pois o HD funciona por magnetismo, com uma agulha que fica girando num disco, como se fosse um disco de vinil para fazer a leitura do que está sendo armazenado. Mas para apagar seu HD dessa forma é necessário um imã extremamente forte. Os SSD’s não são afetados por isso.

#11 – Remover um pendrive com segurança é melhor do que apenas puxá-lo do computador (verdade)

Nos sistemas operacionais você pode encontrar um ícone na barra de tarefas para remover seu dispositivo com segurança, pois simplesmente tirá-lo sem fazer esse procedimento é capaz de corromper seu pendrive e perder todos os arquivos guardados nele. Sempre faça esse procedimento antes de remover seus dispositivos.

#12 – Não é bom desligar o computador todos os dias (mito)

Esse é um erro gravíssimo que muitas pessoas fazem: deixar um computador suspenso ou hibernado para retornar suas atividades rapidamente mais tarde. Desligar o computador algumas vezes por dia dá um descanso para a máquina e isso garante uma maior longevidade da mesma.

 

Fontes:

Folha de S. Paulo

Olhar digital

Tecmundo

Veja também:

Youtubers: como fazer um vlog de sucesso
Pesquisa no Google “like a boss”

Enrico Prenholato

Com paixão pela tecnologia e compartilhamento de informação idealizou a criação desse blog. Seu objetivo é compartilhar suas experiências de forma simples e didática aos seus leitores. Profissionalmente realizou cursos de informática, Hardware, Inglês e TI.