Você acessa fontes confiáveis?

Hoje em dia, as pessoas usam a internet como principal recurso para obterem informações. Sejam estudantes, donas de casa, ou trabalhadores. Mas já veio na sua cabeça alguma vez se aquela fonte (site) é segura? Você já se perguntou de onde aquele site tira aquelas informações? Nós leitores não sabemos de onde veio aquela informação, por isso não sabemos afirmar se aquilo está certo ou errado. É por isso que devemos ter cuidado com os sites que visitamos, e seguir algumas dicas para impedir de ler informações falsas.

Vamos imaginar que você ainda é um estudante do Ensino Fundamental. O professor de História dá uma tarefa de casa para você, e nesse tarefa você deve realizar uma pesquisa da Segunda Guerra Mundial. Você pesquisa “Segunda Guerra Mundial” no Google, você clica num site qualquer, e, sabendo que você é um estudante preguiçoso, e não quer ler aquele texto enorme que o site está lhe mostrando, você copia todo o texto e o cola no Word. Imprime.

No dia da entrega, você dá uma lida rápida no que você fez, depois entrega para o professor. Dois dias depois você recebe seu trabalho e a sua nota é zero. Então você pergunta porque tirou zero, e o professor te dá dois motivos: 1º Você copiou e colou da fonte e nem leu o com calma tudo o que fez. 2º A fonte estava errada. Era uma fonte desconhecida e nada amigável.

É claro que hoje os sistemas de busca estão cada vez melhores, e o Google vai lhe trazer os resultados mais relevantes. Até mesmo sites como o Wikipédia pode conter informações erradas. Isso porque qualquer usuário pode entrar no site, entrar em um artigo, e clicar no botão “Editar” no canto superior direito de cada tópico. Usuários não registrados no site, também pode fazer edições a qualquer momento.

Então, para garantir que seu trabalho tenha informações corretas, siga estas dicas:

Visite mais de um site

Na internet não existe um site falando sobre aquele assunto, existem milhares deles. Para garantir que nada está errado, todos os sites tem que estar falando do mesmo assunto (mas é claro, com outras palavras).

Utilize livros

Os livros que falam sobre aquele assunto dificilmente estarão errados. Livros bem vendidos, fáceis de compreender, são eles que você deve comprar. Além disso, um livro tem muitas referencias, o que torna a qualidade dele melhor.

Converse com outras pessoas

Os mais velhos também já devem ter experiencia com algum tipo de assunto. Mas você nunca está sozinho nas situações difíceis. Então fale com um mais velho ou colega de trabalho. A troca de informações entre as pessoas é importante para melhor qualidade, caso você queira escrever aquela matéria.

Visite fontes conhecidas

Portais como UOL, Yahoo!, Terra, Google Notícias, Globo, Brasil Escola, etc. são sites conhecidos e com matérias confiáveis. São essas e outras fontes que podemos usar em pesquisas.

Blogs

Saiba que os blogs não são perda de tempo. Várias pessoas escrevem em blogs porque querem compartilhar seus conhecimentos e experiencias com outras pessoas que estão começando a caminhar em alguma matéria. Visites blogs, mas tenha preferencia para aqueles mais acessados, bem populares.

Com essas dicas você terá menos chances de acessar algum site desconhecido e que ainda pode passar vírus para seu computador. A internet apesar de ser uma grande fonte de informações, também é uma grande fonte de infecções. Tome cuidado com as fontes que visita, e não seja preguiçoso também. Leia a matéria e confirme aquilo que leu visitando outros sites, em livros, com outras pessoas e em blogs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *