Com o passar do tempo, a moda na cultura das pessoas variou bastante. A moda de hoje sofreu mudanças em relação a moda do século XIX. E isso também influencia a internet. A moda da internet até 2010 é diferente da atual.

Antigamente, quem tinha um blog triunfava pela internet. Inclusive, os modelos de blogs da antiguidade eram bem diferentes do blogs modernos atuais.

Bastava você dizer que tinha um blog e todo mundo batia palmas. E olha que os blogs antigos não eram lá as mil maravilhas.

Mas o tempo passou e novos veículos de mídia digital foram entrando para a internet, um deles são os vídeos. Posteriormente, nasceu o YouTube, uma plataforma de vídeo que permite uma pessoa se cadastrar gratuitamente e publicar vídeos que estejam de acordo com suas políticas de conteúdo.

A novidade foi tão boa que muitos que possuíam blogs passaram a ficar para trás enquanto que novos usuários cada vez mais acessavam as redes sociais e o próprio YouTube.

No entanto, isso não foi do dia para noite. Se você nasceu na década de 90 provavelmente vai reconhecer os momentos nostálgicos do início da internet no Brasil.

Google em 2005
The Facebook em 2005
Orkut em 2006
Blog em 2007
Blog em 2007
WordPress.com em 2007
O Mestre de Blogs em 2012, época em que nasceu!

Compare a aparência dos sites listados a cima com os blogs atuais. Inclusive, os blogs listados acima ainda existem, inclusive o Mestre de Blogs :D

Como ocorreu a mudança

Essa mudança na aparência aconteceu graças a evolução da programação para web. Hoje temos linguagens complexas que antes eram muito simples e até difícil de entender.

Sites muito antigos usavam apenas HTML e CSS como linguagem estrutural, e não tinham tanta interatividade como temos hoje em dia.

Você ainda pode navegar nesses sites através do oldweb.today e usar navegadores da época como Internet Explorer e Netscape.

Se tiver dificuldade em brincar com o site, vou te ajudar:

Primeiro escolha uma data. Dependendo do ano que você escolher, precisará usar um navegador. Se você escolher uma data do ano 2003 ou antes, recomendo usar o navegador Netscape. Anos posteriores, use o Firefox.

Depois, em URL digite um endereço do site na época. Só para ter uma ideia, escolha www.uol.com

O portal da UOL é bastante antigo e nasceu praticamente junto com a Internet.

Não adianta, dependendo da data, você acessar certos sites se eles ainda não existem. Se você acessar o Orkut em 2002 você verá uma página “Under Construction” ou “em construção”.

Para quem viveu nessa época vai ser um momento bem nostálgico. Esse site Oldweb salva em seu repertório de arquivos como eram os sites de antigamente. Até o momento, ele tem arquivos salvos desde 2016.

Por isso é normal que você veja sites incompletos, pois ele não salva muitas imagens, e sim os arquivos HTML e CSS, que dão a estilização.

Como é a internet hoje

O mundo digital cresceu de uma forma que até os governos do mundo todo precisam criar leis para ter um controle sobre o comportamento das pessoas na internet.

Empresas conseguiram crescer muito graças a esse ambiente, e se um dia a internet do mundo todo acabar, essas e muitas outras pessoas que dependem 100% da internet vão falir.

O comportamento da sociedade também mudou bastante. Muitos se cadastraram no Facebook, mas hoje nem todo mundo acessa, já que na timeline é sempre a mesma coisa, e as pessoas acabaram ficando enjoadas.

Os assuntos mais comuns são: você sendo comparado com alguma coisa na realidade (isso é muito eu), política, humor sem graça, notícias e seus jogos. Além das FakeNews.

Quem acessa o Facebook com frequência geralmente são as pessoas mais velhas.

No Twitter a realidade não é diferente. Quem detesta o Facebook passa a usar o Twitter para ver coisas diferentes, por conta da estrutura diferente da rede social.

Mesmo assim, os assuntos são bem parecidos e sempre tem uma disputa de opiniões.

Google+? Já ouvi falar, mas tem sempre um brasileiro sozinho por lá. Isso sem falar que o Google já mandou um comunicado oficial que vai encerrar a rede social já que poucas pessoas interagiram com ela.

Mensagem enviada pela Equipe do Google+ aos usuários

Quem sai vitorioso com maior interação são o Instagram e o YouTube, as redes socais mais queridas pelos brasileiros.

Segundo dados, os brasileiros passam a maior parte do tempo vendo vídeos no YouTube. Só não me pergunte quais os vídeos a população em geral veem.

De acordo com o ranking do SimilarWeb, nós passamos cerca de 20 minutos e 33 segundos a cada vez que acessamos o YouTube e, durante esse período, acessamos uma média de 9,6 páginas do serviço. Logo depois, com 13 minutos e 55 segundos por acesso, vem o Facebook, com 11,8 páginas por visita. Depois vem o XVídeos, onde passam 12 minutos, com + de 460 Mi de acessos.

Isso quer dizer que parte da cultura dos países foi passada para a internet, e hoje podemos ver como ela foi moldada pela sociedade.

Já os blogs são os mais coitados. Nem todos costumam acessar um blog. Pois as pessoas preferem ver o mesmo conteúdo em vídeo, do que um passo-a-passo num site.

Mas calma, se você é um blogueiro também não precisa ficar desanimado. Todos passam por isso. Só para você ter uma ideia, os posts mais lidos do Mestre de Blogs são sobre como criar um canal no YouTube.

Isso acabou se tornando uma realidade na internet do Brasil. Se você é um blogueiro não fique triste caso não tenha uma quantidade de acessos diários muito significativo. Além disso, ainda não existe uma data marcada para o fim dos blogs na internet.

Criar um blog é um desafio para qualquer pessoa. Da mesma forma como criar um canal no YouTube. Tudo vem da sua vontade, daquilo que você quer construir e o que você quer compartilhar com as pessoas.

Seja flexível, pesquise sobre o que chama atenção das pessoas, conforme você for conhecendo seu público saberá como mantê-los mais tempo no seu site.

Você pode não conseguir concorrer com grandes quantidades de acesso como no YouTube, mas isso não te impede de se destacar na web.

Anos atrás não existia nenhum tutorial de como criar um canal ou como criar um blog. Mas hoje, com tanta informação, é possível buscar ajuda sobre qualquer assunto.

Você pode aproveitar usar o Mestre de Blogs como referência para te ajudar a criar seu blog de sucesso :p

Referência dos dados

TechTudo

Links úteis

Por que as mídias sociais são uma polarização de opiniões

Você PRECISA ler este post; ele vai SALVAR SEU EMPREGO!

Influenciadores Digitais: quem é o seu?


Não deixe de Compartilhar!
  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    1
    Share